Quero comprar um aspirador vertical sem fio, mas tô entre esses dois. Qual pega melhor sujeira em piso e tapete?
Eu usei tanto o WAP Silent Speed quanto o Electrolux Ergorápido por pelo menos três meses cada um, porque tenho uma casa com pets e preciso manter tudo sempre limpo.
No chão, os dois se saem bem o WAP tem uma sucção mais forte no modo turbo, então acaba puxando mais sujeira pesada. Mas quando o assunto é limpar os cantinhos, tipo entre os móveis e nos rodapés, o Electrolux dá um banho.
O design dele é mais articulado, e o bico é mais fino, então consigo alcançar os espaços apertados com facilidade. No fim, se eu tivesse que escolher só um, iria de Electrolux por conta da praticidade no dia a dia.
Eu comprei o WAP por causa do preço e da promessa de boa potência, e realmente, no chão ele é excelente pega até areia de construção que meu marido traz na bota! Só que ele é um pouco “trambolhudo” pra limpar os cantos.
Já testei o Electrolux na casa da minha mãe e achei mais leve, com um encaixe melhor para os cantos e frestas.
Então assim, se você quer limpar só o chão e não liga de usar um paninho nos cantos depois, o WAP é ótimo. Mas se você quer um aspirador que já resolva tudo de uma vez, o Electrolux ganha.
Eu sou o tipo de pessoa que passa aspirador todo dia, então posso dizer que conheço bem os dois modelos. O WAP tem uma bateria que dura mais, o que me ajuda muito porque não preciso correr contra o tempo.
No chão ele desliza bem e tem uma escova eficiente. Mas os cantos… ah, os cantos ficam devendo. Já o Electrolux tem menos autonomia, mas é mais inteligente na ergonomia.
Consegue se encaixar embaixo de móveis baixos e tem um acessório de canto que realmente funciona. Pra mim, que gosto da casa impecável, o Electrolux acabou sendo a melhor escolha.
Eu comprei o WAP meio na dúvida, achando que talvez me arrependesse, mas fui surpreendido. Ele tem uma força de sucção muito boa, limpa tapetes finos e o chão de cerâmica sem problema.
E mesmo nos cantos, usando aquele bico estreito que vem junto, dá pra fazer uma limpeza decente. Acho que muita gente subestima o WAP, mas ele me ganhou por ser robusto e por ter uma construção resistente.
O Electrolux é mais bonito e moderno, mas tive a sensação de que é mais delicado, sabe? Prefiro algo que aguente o tranco da faxina semanal.
Gente aspirador de pó gasta muita energia?
Sempre fui fã da Electrolux, e o modelo sem fio que tenho é maravilhoso. Ele é leve, silencioso e tem um encaixe perfeito nos cantinhos, inclusive atrás do sofá e na quina da cozinha.
Mas precisei de um segundo aspirador para minha área externa e comprei o WAP. No começo achei bruto demais, mas ele dá conta de sujeiras mais pesadas que o Electrolux não segura.
Então, hoje eu diria que o Electrolux é mais eficiente em lugares delicados, enquanto o WAP é melhor para limpeza pesada. Cada um tem seu papel na minha casa.
Olha, eu sempre tive essa dúvida também. Quando comprei meu aspirador, fiquei com medo de ver minha conta de luz subir absurdamente, mas o que percebi na prática foi o seguinte: o consumo vai depender muito do modelo e da frequência de uso.
Aqui em casa, eu uso o aspirador duas vezes por semana, por uns 30 minutos, e sinceramente, não notei diferença significativa na conta.
Agora, quando meu irmão veio passar um tempo comigo e usava quase todo dia, aí sim deu uma leve aumentada, mas nada fora do normal.
O importante é escolher um aparelho mais eficiente, com selo Procel A, sabe? Esses são mais econômicos e potentes ao mesmo tempo.
Então… posso falar da minha experiência porque acompanho de perto a conta de energia aqui de casa. Comprei um aspirador vertical faz uns três meses, daqueles que já vem com filtro HEPA, e uso quase todo dia porque tenho cachorro e ele solta muito pelo.
No início, fiquei meio preocupada, mas fiz até uma comparação mês a mês das contas e, para minha surpresa, o aumento foi de uns 10 reais no máximo.
Pra mim vale super a pena, considerando o tempo que economizo limpando e a praticidade. Claro, se a pessoa usar o aspirador como se fosse um ventilador, ligando o dia todo, aí sim o gasto pode pesar.
Bom, o meu aspirador é antigo, daqueles de 1600W, e ele realmente consome mais do que os modelos novos. Eu percebo isso porque sempre que faço uma faxina completa que dura umas duas horas a conta de luz daquele mês já vem um pouco mais alta.
Nada absurdo, mas é notável. Estou até pensando em trocar por um modelo mais moderno, que tenha eficiência energética melhor.
Hoje em dia tem muito aspirador potente com baixo consumo, e como eu uso com frequência (sou alérgico, então limpo tudo o tempo todo), acho que faria diferença na conta no longo prazo.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Que aspirador de mão vale realmente a pena?
- Vale a pena comprar aspirador de pó vertical?
- Qual a melhor marca de aspirador de pó robotizado?
- Tem aspirador de pó bom específico pra limpeza doméstica?
- Qual a melhor marca de aspirador de pó para casas com pets?
- Qual a melhor marca de aspirador de pó do momento?
- Aspirador vertical Philco Cyclone é bom?e
- Aspirador vertical sem fio: qual o melhor para apartamentos pequenos?
Na minha opinião, tudo depende da forma como você usa. Aqui em casa somos em quatro, com criança pequena e gato, então o aspirador vira um companheiro quase diário.
Mas mesmo assim, o impacto na conta de energia não é tão grande quanto eu pensava. Uso um modelo sem fio que tem bateria recarregável, então o consumo de energia vem mais da carga do que do uso direto na tomada, sabe?
Comparado a outros eletrodomésticos, como ferro de passar ou ar-condicionado, acho o aspirador até econômico. E se pensar no custo-benefício de ter uma casa mais limpa e menos poeira, pra mim compensa demais.
Cara, eu já tive aspiradores diferentes ao longo dos anos e dá pra dizer que sim, alguns gastam bastante energia, principalmente os modelos mais antigos.
Aqueles que são muito potentes (tipo 2000W ou mais) e que você usa por muito tempo podem dar um susto na conta de luz. Mas hoje tem modelos mais modernos, que fazem a mesma limpeza gastando bem menos.
Aqui eu tenho um robô aspirador que programa pra funcionar uma vez por dia por 40 minutos e é bem econômico. Até fiz uns cálculos por curiosidade, e ele consome menos de R$5 por mês de energia! Acho que o segredo é pesquisar bem antes de comprar e, claro, usar com consciência.