Escolher a primeira guitarra elétrica pode ser um desafio para quem está começando nesse universo musical. Eu me lembro bem de quando tomei essa decisão, cheia de dúvidas e expectativas. A boa notícia é que não precisa ser complicado. Vou compartilhar com você algumas dicas e o que aprendi ao longo do tempo, para ajudar a tornar sua escolha mais fácil e certeira.
1. Defina o seu orçamento
A primeira coisa a se pensar é o seu orçamento. O mercado oferece guitarras para todos os bolsos, e é muito fácil se empolgar com modelos caros, mas lembre-se de que, ao começar, você pode não precisar de uma guitarra top de linha. Eu comecei com uma guitarra simples e, com o tempo, fui descobrindo o que realmente queria.
- Guitarras mais acessíveis (até R$1.000): geralmente são mais simples, mas ótimas para iniciantes.
- Guitarras intermediárias (de R$1.000 a R$3.000): apresentam mais qualidade sonora e são mais duráveis.
- Guitarras avançadas (acima de R$3.000): para quem já tem mais experiência e sabe exatamente o que quer.
2. Tipo de corpo e peso
Outro ponto crucial é o tipo de corpo da guitarra, que vai influenciar tanto o som quanto o conforto ao tocar. Quando eu estava começando, fiquei na dúvida entre alguns modelos, então experimentei bastante antes de decidir.
- Corpo sólido: a maioria das guitarras elétricas tem esse tipo de corpo, como a Stratocaster ou a Les Paul. Elas são mais leves e versáteis.
- Corpo semi-oco: mais pesadas e com um som mais quente. Guitarras como a ES-335 entram nessa categoria.
- Peso: se você é iniciante, talvez prefira uma guitarra mais leve. Modelos com corpo de basswood ou alder são opções ideais.
3. Captadores (Pickups)
Os captadores são fundamentais para o som da sua guitarra. A escolha dos captadores vai impactar diretamente o estilo de música que você quer tocar. Aqui estão os tipos mais comuns:
- Single Coil: mais brilhantes e com um som mais claro, ideais para rock clássico, blues e música country. Eu adoro o som das Stratocasters por causa disso.
- Humbucker: captadores mais potentes, com menos ruído e mais graves, perfeitos para rock pesado e metal.
Experimente as diferentes combinações de captadores e veja qual delas soa melhor para você!
4. O formato do braço e a tocabilidade
A tocabilidade da guitarra é muito importante, e o formato do braço influencia diretamente isso. Se o braço for muito grosso ou fino, pode dificultar sua execução. Eu, por exemplo, prefiro guitarras com um braço C ou Slim C, que são mais confortáveis para minhas mãos.
- Braço fino: mais fácil de tocar para quem tem mãos pequenas.
- Braço grosso: pode ser mais confortável para quem tem mãos maiores e toca com mais força.
5. O estilo de música que você quer tocar
Quando comecei, eu não sabia bem qual estilo escolher. Eu sabia que queria algo que me permitisse experimentar e aprender, então optei por uma guitarra versátil, que poderia me ajudar a tocar de tudo um pouco. Pensar no estilo musical que você quer tocar é fundamental.
- Rock e Blues: guitarras como a Fender Stratocaster e a Gibson Les Paul são ótimas para esses estilos.
- Heavy Metal e Hard Rock: guitarras com captadores Humbucker, como as Epiphone Les Paul ou as Ibanez RG, são ideais.
- Pop e Funk: modelos mais versáteis, como a Fender Telecaster, também são uma excelente escolha.
6. Teste e ajuste
Antes de fechar a compra, teste a guitarra pessoalmente! Isso foi uma das dicas mais valiosas que recebi. Eu, por exemplo, levei um tempo para perceber que a sensação ao tocar é tão importante quanto o som. Quando você pega a guitarra, sinta o peso, o formato do braço, e a facilidade de tocar as notas.
Se você puder, peça ao vendedor para ajustar a guitarra para um som mais confortável para você. Ajustes de altitude das cordas podem melhorar a tocabilidade e evitar que as cordas “prendam” quando você tentar tocá-las.
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Guitarra Fender é boa?
- Guitarra Yamaha é boa?
- Quais são as melhores marcas de guitarra elétrica?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Quais são as 10 melhores guitarras?
7. Marcas e modelos recomendados
Aqui estão algumas marcas e modelos que eu considero ótimos para iniciantes, e que me ajudaram no início da minha jornada musical:
| Marca | Modelo | Tipo de som | Preço médio |
|---|---|---|---|
| Fender | Stratocaster Standard | Brilhante, versátil | R$1.500 - R$3.000 |
| Gibson | Les Paul Special II | Pesado, grave | R$2.000 - R$4.000 |
| Ibanez | GRG121DX | Moderno, pesado | R$1.500 - R$2.500 |
| Epiphone | Les Paul Standard | Grave, quente | R$1.800 - R$3.000 |
Esses são apenas exemplos, mas a escolha vai depender do seu estilo e orçamento.
Conclusão: escolher a primeira guitarra elétrica é uma experiência pessoal e emocionante. Leve em consideração seu orçamento, o estilo de música que deseja tocar e, claro, o conforto ao tocar. Com o tempo, você vai descobrir seu estilo e talvez até queira investir em um modelo mais caro, mas, para começar, o importante é se divertir e aproveitar a jornada.
Dica Pessoal: Uma das melhores guitarra marcas de qualidade são as da Yamaha!