Para músicos de guitarra, quais marcas de jumbo oferecem a melhor sonoridade e qualidade?
Eu tenho uma guitarra jumbo da Epiphone, e posso dizer que a marca oferece uma sonoridade incrível.
O modelo que uso é o Epiphone EJ-200SCE, que é bem conhecido por seu som encorpado e ressonante.
A qualidade da construção é excelente, com um tampo em spruce maciço e laterais e fundo em maple, que garantem um ótimo sustain e projeção sonora.
Além disso, a captação Shadow eSonic2 HD com um sistema de afinador embutido é um bônus que torna essa guitarra super versátil para performances ao vivo. É uma ótima opção para quem busca qualidade sem gastar uma fortuna.
Recentemente, adquiri uma guitarra jumbo da Takamine, especificamente o modelo Takamine GJ72CE, e estou impressionado com a qualidade do som.
A construção é sólida, com tampo em spruce maciço e fundo em flamed maple, que não só conferem uma aparência bonita, mas também um som muito rico e claro.

O pré-amplificador Takamine TK-40D é muito confiável e me permite ajustar o som de acordo com o ambiente, seja em estúdio ou ao vivo.
Recomendo fortemente para quem procura uma guitarra com ótimo custo-benefício e que seja facilmente encontrada no Brasil.
Eu já toquei em várias guitarras jumbo ao longo dos anos, e uma que realmente se destacou foi a Yamaha LL16.
A Yamaha é conhecida por sua qualidade consistente, e com esse modelo não é diferente.
A LL16 tem um som muito balanceado, com graves profundos e agudos brilhantes, graças ao tampo em Engelmann spruce maciço e laterais e fundo em rosewood.
Além disso, a escala em ébano e o acabamento impecável fazem dela uma escolha perfeita para quem busca um instrumento de alta qualidade. Para mim, é uma das melhores opções disponíveis no mercado brasileiro.
@carloslopes, tudo bem? Temos alguns tópicos que podem ser de seu interesse. Dá só uma olhada nesses daqui ![]()
Eu sou um grande fã das guitarras jumbo da Ibanez, e a Ibanez AELFF10 é uma das que mais gosto de usar.
Essa guitarra tem um design um pouco diferente, com escala em fan-fret, que ajuda a melhorar a afinação e a tocabilidade.
O som é bem rico e cheio, com uma boa presença de médios, ideal para quem toca estilos variados.
O pré-amplificador Fishman Sonicore com equalizador embutido também é uma ótima adição para quem toca ao vivo.
Se você busca algo único e com uma sonoridade de primeira, essa é uma excelente escolha.