Comprar carro por assinatura compensa financeiramente?

Tenho visto muitas ofertas desse modelo. Para uso pessoal comum, faz sentido ou sai mais caro?

15 curtidas

Eu usei carro por assinatura por cerca de um ano. Na minha experiência, financeiramente não foi mais barato do que comprar um carro usado ou até financiar um. Mas a grande vantagem foi a tranquilidade.

A mensalidade já incluía seguro, manutenção, IPVA e assistência. Isso significa que eu não precisava me preocupar com praticamente nada além de abastecer. Para quem não gosta de lidar com burocracia ou surpresas com mecânica, isso pesa bastante.

Agora, olhando só pelo lado financeiro, se a pessoa pretende ficar muitos anos com o carro, comprar ainda costuma sair mais barato. A assinatura compensa mais para quem valoriza comodidade ou gosta de trocar de carro com frequência.

15 curtidas

Eu estou usando carro por assinatura atualmente e gostei bastante da experiência. Para mim, o grande diferencial é que tudo já vem resolvido na mensalidade.

No dia a dia isso acaba simplificando muito a vida.

Vantagens que percebi:

• Não precisei dar entrada no carro;

• Seguro, IPVA e manutenção já estão incluídos;

• Não preciso me preocupar com revenda depois;

• Sempre estou com carro relativamente novo.

Desvantagens:

• Existe limite de quilometragem;

• No final do contrato você não fica com o carro;

• Se usar por muitos anos pode sair mais caro que comprar.

Para quem só quer usar o carro sem dor de cabeça, achei bem interessante.

14 curtidas

Eu quase assinei um carro, mas antes resolvi simular todos os custos de ter um carro próprio. Quando você soma seguro, IPVA, manutenção e desvalorização, o custo mensal de ter um carro acaba ficando maior do que muita gente imagina.

Vou deixar esse vídeo aqui, acredito que possa te ajudar também:

13 curtidas

Eu também fiquei curioso com esse modelo e fiz algumas contas antes de decidir. No fundo, carro por assinatura funciona como um aluguel de longo prazo: você paga uma mensalidade e usa o carro durante o contrato.

O que me ajudou foi comparar os dois cenários:

Critério Carro por assinatura Comprar carro
Entrada inicial Geralmente não precisa Normalmente precisa
Custos extras Incluídos na mensalidade Pagos separadamente
Propriedade Você não fica com o carro O carro é seu
Troca de carro Fácil no fim do contrato Precisa vender ou trocar
Custo no longo prazo Pode ser maior Geralmente menor

Depois de comparar, percebi que para quem gosta de trocar de carro com frequência a assinatura faz sentido. Já para quem quer ficar anos com o mesmo veículo, comprar tende a ser mais vantajoso.

12 curtidas

Eu fiquei dois anos com carro por assinatura e gostei bastante da experiência. O que mais me agradou foi a facilidade de simplesmente usar o carro sem se preocupar com nada. Quando precisava fazer revisão, a própria empresa agendava.

Se tivesse algum problema, eles resolviam. Isso tira uma boa parte do estresse de ter carro. Financeiramente talvez não seja a opção mais barata possível, mas para mim valeu pela comodidade e pelo fato de sempre estar com um carro relativamente novo.

11 curtidas

Eu também estava pensando nisso, mas quando comecei a olhar os contratos percebi algumas coisas que me fizeram desistir.

O principal ponto foi o limite de quilometragem. Muitos planos têm franquia mensal e, se você passar disso, paga por quilômetro extra. Para quem usa bastante o carro isso pode aumentar bastante o custo.

Outro fator é que, no final do contrato, você não tem nenhum patrimônio. Então, para quem pretende ficar muito tempo com o mesmo carro, comprar ainda parece mais interessante.

10 curtidas

Eu trabalho com mobilidade corporativa e vejo bastante gente migrando para carro por assinatura. A verdade é que ele funciona muito bem para alguns perfis específicos.

Não é exatamente uma questão de ser mais barato ou mais caro, mas sim de estilo de uso.

Normalmente compensa para quem:

• Troca de carro a cada 2 ou 3 anos;

• Prefere custo mensal previsível;

• Não quer lidar com manutenção ou burocracia.

Pode não compensar para quem:

• Pretende ficar muitos anos com o mesmo carro;

• Roda muito além da quilometragem do plano;

• Quer ter o carro como patrimônio.

Então depende muito mais do perfil do motorista do que da oferta em si.

9 curtidas

Eu também tenho visto muitas dessas ofertas. A impressão que tenho é que a assinatura virou uma alternativa para quem não quer se comprometer com financiamento longo. Para quem só quer usar o carro e trocar depois de alguns anos, pode ser bem conveniente.

Você paga um valor mensal e praticamente esquece do resto. Então vai depender das necessidades do momento. Dá uma olhadinha nesse vídeo, pode te ajudar:

8 curtidas

Eu pesquisei bastante antes de decidir e cheguei a olhar assinatura, financiamento e até consórcio. A assinatura parece muito prática, porque já inclui seguro, IPVA e manutenção.

Mas quando fiz as contas, percebi que no longo prazo geralmente sai um pouco mais caro do que comprar. Em compensação, você não precisa se preocupar com revenda nem com gastos inesperados.

Durante a pesquisa também me perguntei se consórcio de carro ainda vale a pena em 2026, porque muita gente está voltando para essa opção para evitar juros. No meu caso acabei comprando um usado, mas para quem quer comodidade a assinatura pode fazer sentido.

7 curtidas

Eu uso carro por assinatura há quase dois anos. O que mais gostei foi a previsibilidade: pago uma mensalidade e praticamente todos os custos do carro já estão incluídos.

Financeiramente talvez não seja a opção mais barata possível, mas elimina muitas preocupações. Não tem surpresa com manutenção, seguro ou IPVA.

Então eu vejo assim: quem quer economizar ao máximo tende a comprar. Quem prefere praticidade e custo fixo costuma gostar da assinatura. :automobile:

6 curtidas