Gibson, Fender ou Ibanez: Qual é a melhor opção para rock?

Quero saber qual é a melhor opção para rock? Gibson, Fender ou Ibanez.

7 curtidas

Eu sempre fui fã da Gibson, especialmente da Les Paul. Não é só pelo som quente e encorpado, mas também pela história que a marca carrega.

Quando toco rock clássico, como Led Zeppelin ou Guns N’ Roses, a Gibson entrega exatamente o que espero: sustain incrível, graves potentes e aquele som “cremoso” que só ela tem.

Claro, ela pesa bastante, mas eu vejo isso como parte do charme. Para mim, nada supera o timbre de uma Gibson quando se trata de rock. O único ponto negativo é o preço, mas, se você puder investir, vale cada centavo.

5 curtidas

Eu sou time Fender, sem dúvida! A Stratocaster é um clássico que atravessa décadas, e não é à toa que grandes como Jimi Hendrix e Eric Clapton usaram essa guitarra.

O que eu mais gosto é a versatilidade. O rock não tem uma fórmula única, e a Fender consegue transitar entre sons limpos e distorções mais agressivas com facilidade.

Ela também é mais leve e confortável de tocar, na minha opinião. Se você toca em diferentes estilos dentro do rock, como algo mais bluesy ou alternativo, a Fender é imbatível.

5 curtidas

Para mim, a Ibanez é a melhor escolha, especialmente se você gosta de rock mais moderno ou puxado para o metal.

Eu tenho uma RG, e o braço dela é simplesmente perfeito para solos rápidos e técnicas como tapping.

O timbre também é bem limpo e definido, mesmo em afinações mais baixas. Sei que a Gibson e a Fender têm tradição, mas sinto que a Ibanez se destaca na construção para quem gosta de algo mais técnico. Sem contar que o preço dela é mais acessível, o que já é um ponto a favor.

4 curtidas

Essa é difícil, mas, entre Gibson e Fender, eu fico com a Fender por causa do conforto. Tenho uma Strat e uma Les Paul, e, para ensaios longos ou shows, a Strat é mais leve e prática. Agora, se o assunto é aquele rock clássico, com riffs pesados, admito que a Gibson reina absoluta. No fim, acho que depende muito do estilo que você quer tocar. Para algo mais “vintage”, vá de Gibson. Para algo versátil e com uma pegada mais moderna, a Fender é a escolha certa.

5 curtidas

Sinceramente, acho que cada uma tem suas vantagens dependendo do que você procura. A Gibson tem aquele som poderoso e pesado, perfeito para rock clássico.

A Fender brilha com sua clareza e versatilidade, enquanto a Ibanez é a melhor opção se você gosta de solos rápidos ou estilos mais técnicos.

Já tive guitarras das três marcas, e o que sempre recomendo é testar cada uma antes de decidir. Às vezes, o que funciona para mim pode não funcionar para você.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu cresci com uma Fender Stratocaster, então admito que sou um pouco suspeito.

Sempre achei o som dela mais “brilhante” e dinâmico, ótimo para estilos como rock alternativo ou blues-rock.

Ela também tem aquele design icônico que, para mim, nunca sai de moda. Sei que muitos preferem a Gibson por causa do peso no som, mas, pessoalmente, gosto mais da leveza e do “twang” característico da Fender, é uma ótima guitarra marcas de qualidade!

7 curtidas

Gente como faço pra escolher uma boa guitarra profissional?

4 curtidas

Quando fui escolher minha guitarra profissional, priorizei a versatilidade sonora, já que trabalho em diferentes estilos musicais, desde rock clássico até jazz.

Minha escolha acabou sendo uma Fender Stratocaster porque ela tem aquele som icônico, mas ao mesmo tempo consegue entregar timbres limpos e distorcidos de forma equilibrada. Outra coisa que não abri mão foi testar pessoalmente.

O jeito como a guitarra “encaixa” no meu corpo e a pegada do braço são fundamentais pra eu me sentir confortável tocando por horas.

Também reparei muito nos captadores. Escolhi uma configuração HSS (humbucker + single-coils), porque ela me dá mais opções de timbre.

Além disso, testei várias marcas de amplificador no estúdio, porque de nada adianta uma guitarra incrível se o amp não acompanha. Meu conselho: invista em algo que você realmente sinta que será seu parceiro musical por muitos anos.

5 curtidas

Eu sou muito detalhista, então quando fui atrás da minha guitarra, comecei analisando os materiais.

O tipo de madeira influencia muito no som. Por exemplo, eu curto muito guitarras feitas de mogno com escala em ébano, como as da Gibson Les Paul, porque oferecem um timbre mais encorpado e quente, perfeito pra solos com sustain infinito. Mas se você curte algo mais brilhante, madeiras como alder ou ash podem ser melhores.

Outra coisa que aprendi foi a importância da ponte e da afinação estável. Pra quem faz muitos bends ou usa a alavanca, como eu, uma ponte flutuante com trava, tipo Floyd Rose, é indispensável.

Porém, se você não usa muito esses recursos, talvez algo mais simples, como uma ponte fixa, seja mais vantajoso.

Por fim, é essencial levar em conta a eletrônica da guitarra. Testei guitarras com diferentes circuitos e potências de captadores pra achar exatamente o que se encaixava no meu estilo de tocar.

4 curtidas

Quando decidi investir em uma guitarra profissional, fui direto ao ponto: meu estilo principal é metal, então eu sabia que precisava de algo com captadores ativos, como os EMG 81/85.

Eles têm uma saída alta e deixam as distorções bem definidas, mesmo nas afinações mais graves. Acabei escolhendo uma ESP LTD, porque a construção é sólida, o braço é rápido, e ela é perfeita pra riffs e solos pesados.

Outro ponto que considerei foi o peso. Eu toco muito em shows longos, então, por mais que eu ame o som de guitarras como as Les Paul, elas são bem pesadas e me deixam desconfortável depois de um tempo.

Preferi algo mais leve, mas sem perder o sustain. Por isso, recomendo que você sempre teste o instrumento em pé e veja se consegue tocar por uns 20 minutos sem sentir incômodo.

5 curtidas

Pra mim, escolher uma guitarra profissional foi um processo longo, porque eu sou o tipo de pessoa que gosta de comparar tudo antes de decidir.

Primeiro, pesquisei muito sobre modelos que músicos que eu admiro usam. Descobri que muitas das bandas que gosto, como Pearl Jam e John Mayer, usam guitarras PRS.

Quando testei uma PRS Custom 24, me apaixonei. O som é equilibrado, e a construção é impecável.

Outra coisa que levei em conta foi a ergonomia. Passei um tempo testando modelos com diferentes tipos de braço (como “C” ou “D”) pra entender qual encaixava melhor na minha mão.

Também não abri mão de um acabamento que fosse durável e resistente, porque já passei por shows em que o suor e o transporte danificaram instrumentos mal protegidos. Se você toca ao vivo frequentemente, isso é algo que não dá pra ignorar.

5 curtidas