Estou considerando investir em um kit melhor. A qualidade realmente impacta no resultado?
Na minha experiência, desenhar com lápis-de-cor profissional é mais confortável. Você não precisa forçar tanto, o traço sai mais fácil, não sei explicar…
Eu sentia que com lápis escolar minha mão cansava mais rápido, principalmente em áreas grandes de preenchimento. Quando troquei para um kit melhor, parei de sentir isso.
Uma diferença GRITANTE é a consistência da cor. Nos lápis escolares às vezes a cor varia um pouco de acordo com a pressão ou até de lápis para lápis do mesmo kit. Nos profissionais, não tem isso. Eu uso Caran D’ache Luminance.
Ele é super pigmentado e bem macio. Mas dependendo do seu uso não vale a pena comprar um tão caro ![]()
Eu acho que vale a pena, mas não precisa começar com o mais caro de todos. Dá pra pegar um kit intermediário que já é melhor que os escolares. Recomendo esses aqui:
- Black Editions da FC
- CastleArts
- Schpirerr Farben
- Derwent Chromaflow
Depois disso, se você gostar mesmo, aí sim vale investir em marcas mais top de linha.
Vale a diferença sim, mas depende muito do seu objetivo.
Quando você usa lápis escolar, dá pra perceber que precisa fazer mais força para a cor aparecer, e mesmo assim o resultado costuma ficar mais “apagado”. Já os lápis profissionais têm uma pigmentação muito mais intensa, então com pouco esforço você já consegue cores mais vivas.
Outro ponto que muda bastante é a capacidade de fazer camadas. Com lápis profissional, você consegue sobrepor cores, fazer degradês suaves e misturas mais naturais. Isso faz muita diferença se você gosta de desenhar com mais detalhe, trabalhar sombra, luz e textura.
A durabilidade também entra na conta. A ponta dos lápis profissionais costuma ser mais resistente e menos quebradiça, então você perde menos material ao apontar. No longo prazo, isso acaba compensando um pouco o investimento.
Mas tudo depende muito do seu uso. Se você desenha com frequência ou quer evoluir vale muito a pena. E a qualidade impacta sim no resultado, principalmente em acabamento, intensidade de cor e conforto na hora de desenhar.
Oi, Simone!
Aqui no fórum tem alguns tópicos que podem te ajudar:
https://produtosreviews.com.br/t/melhores-marcas-de-lapis-de-cor-para-artistas/337
https://produtosreviews.com.br/t/marcas-recomendadas-de-lapis-de-cor/88