Tenho visto muita gente falando da Prismacolor, mas também ouço elogios da Faber-Castell Polychromos. Alguém já comparou as duas?
Olha, depois de muitos anos experimentando várias marcas, eu posso dizer com tranquilidade que a Faber-Castell Polychromos é a que mais se aproxima da perfeição pra mim.
Eles são lápis à base de óleo, o que dá uma vantagem enorme na hora de fazer camadas e misturas sem criar aquele aspecto encerado que me incomoda em outros.
As cores são intensas, super pigmentadas e a resistência da ponta é absurda mesmo apontando bem fininho, ela não quebra fácil.
Eu uso principalmente pra retratos realistas, e a precisão que consigo com esses lápis é inigualável. Não são baratos, eu sei, mas sinceramente, valem cada centavo.
Eu gosto muito da linha Caran d’Ache Luminance. Comecei a usar quando comecei a fazer cursos de ilustração botânica, e fui ficando apaixonado(a) pela textura que eles deixam no papel.
São lápis macios, à base de cera, mas com uma cobertura tão boa que às vezes parece tinta. Além disso, têm um nível de resistência à luz muito alto, então é ideal pra quem quer vender originais e garantir que a arte não vai desbotar com o tempo.
Só tem que tomar cuidado porque eles são frágeis não dá pra derrubar no chão ou forçar demais na hora de apontar.
Eu vou na contramão de muita gente e digo que Prismacolor Premier ainda é meu favorito, mesmo com os problemas que todo mundo comenta.
Sim, a mina quebra fácil, sim, às vezes o lápis vem com defeito… mas quando você pega uma caixa boa, meu amigo(a), é difícil bater a cremosidade e a mistura que esses lápis oferecem.
Eu faço muitos trabalhos com transições suaves, pele, céu, sombras leves, e com eles eu quase não preciso esfumar com nada vai direto do lápis pro efeito pronto.
Só aprendi a tomar mais cuidado com a armazenagem e apontador, aí dá pra aproveitar o melhor deles.
Como escolher bons lápis de cor?
A marca que me conquistou mesmo foi a Derwent Lightfast. Eu acho que eles são meio subestimados, mas entregam uma qualidade altíssima.
São lápis à base de óleo, então têm um desempenho próximo dos Polychromos, mas com uma pegada um pouco mais cremosa.
As cores são lindas, vibrantes, e a fixação no papel é ótima. Eu gosto de usar papel de gramatura alta com textura, e eles deslizam que é uma beleza.
E o que mais me convenceu foi a resistência à luz eu trabalho com venda de obras originais e essa durabilidade é um diferencial.
A textura e a maciez dos lápis são fundamentais para mim. Sempre que vou escolher lápis de cor, o primeiro critério que olho é a suavidade da mina.
Eu não gosto de lápis que precisam de força para aplicar a cor no papel, porque isso pode dificultar o processo e até prejudicar o meu controle sobre a aplicação.
Prefiro lápis que tenham uma mina mais macia, o que permite uma aplicação mais fluida, com cores mais intensas e vibrantes.
Além disso, lápis mais macios criam uma sensação de mistura mais fácil entre as cores, o que é essencial para o meu estilo de pintura. Isso me permite fazer gradientes suaves e transições bem sutis entre os tons, sem perder a qualidade da cor.
A durabilidade e a resistência ao desgaste são superimportantes. Eu sou bem exigente com a durabilidade dos lápis. Ninguém merece um lápis que se gasta rápido demais, ainda mais quando você está fazendo detalhes minuciosos.
Então, para mim, escolher um bom lápis de cor envolve olhar a resistência ao desgaste da mina. Procuro marcas que ofereçam uma mina bem compacta e de boa qualidade, que permita um uso prolongado sem ficar resquícios ou pedaços quebrados.
Algumas marcas, como Faber-Castell, Prismacolor e Caran d’Ache, têm uma reputação sólida quanto à durabilidade, o que me dá confiança ao comprar. E, claro, quando o lápis é mais durável, eu não preciso ficar fazendo ajustes constantes na ponta, o que facilita bastante o trabalho.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
A pigmentação e a intensidade da cor são essenciais. Uma coisa que aprendi ao longo do tempo é que, para mim, não vale a pena investir em lápis de cor que não entregam uma boa pigmentação.
Gosto de ver as cores saindo intensas e bem definidas logo na primeira aplicação. Lápis de cor de boa qualidade são capazes de fazer camadas de cor ricas e saturadas sem precisar aplicar muita pressão.
Isso é especialmente importante quando estou criando detalhes ou quando preciso construir cores mais complexas.
Lápis com pigmentos de boa qualidade também são mais duráveis no papel, o que significa que o trabalho vai durar mais tempo sem perder a saturação. Marcas como Prismacolor e Derwent são ótimas nesse aspecto.