Estou começando a correr e quero investir em um bom par. Nike, Asics, Mizuno, Adidas… qual é a melhor marca na opinião de vocês?
Eu corro há uns três anos e posso dizer com tranquilidade que Asics é minha marca de confiança. Já testei outros, mas sempre acabo voltando pra eles.
O modelo Gel-Nimbus, por exemplo, é o meu preferido da vida. Ele tem um amortecimento maravilhoso, principalmente pra quem corre em asfalto, e protege super bem joelho e tornozelo.
Também gosto porque os tênis da Asics costumam durar bastante, mesmo com uso intenso. Não são os mais baratos, mas vale o investimento se você quer conforto e segurança nos treinos.
Minha indicação vai pra Nike, com certeza. Eu sei que tem gente que acha que a marca foca muito no visual, mas os modelos voltados pra corrida são incríveis.
Eu uso o Nike Pegasus há bastante tempo e, sinceramente, não tenho do que reclamar. O amortecimento é equilibrado, ele é leve, o cabedal é respirável, e tem um encaixe perfeito no pé.
Além disso, os modelos femininos têm uma grade de tamanho muito boa e cores lindas. Eu corro em média 30 km por semana e ele aguenta tranquilo, esse vídeo pode ajudar na sua escolha!
Pra mim, o melhor custo-benefício é da Mizuno. Eu comecei a correr com um Wave Prorunner e me surpreendi.
Eles têm uma estrutura firme, sem ser pesada, e o amortecimento deles é ótimo pra quem está começando ou quer um tênis resistente pra longas distâncias.
Uma amiga que corre maratona também usa e sempre elogia. Fora que a marca dura! O meu já passou de 700 km rodados e ainda tá super usável. Recomendo muito.
Como escolher um bom tênis de corrida?
Eu sou fã da Adidas, especialmente da linha Ultraboost. É um tênis que parece que te empurra pra frente, sabe?
Super responsivo, ótimo amortecimento e extremamente confortável. Além disso, é lindo, então consigo usar no dia a dia também sem parecer que tô indo correr.
Outra coisa legal é que muitos modelos usam materiais reciclados, o que é um ponto positivo pra mim. Uso tanto pra treinar corrida quanto pra caminhadas mais longas e o desempenho é excelente.
Uma marca que me surpreendeu demais foi a Hoka One One. Eles não são muito conhecidos por aqui, mas são muito populares lá fora, especialmente entre corredores de longa distância.
Comprei um Hoka Clifton depois de ver várias recomendações e, nossa, é como correr nas nuvens.
Ele tem um solado mais alto, o que pode parecer estranho no começo, mas depois que você se acostuma, nunca mais quer outro. É ultra leve, super amortecido e o impacto nas articulações diminui muito.
Antes eu achava que qualquer tênis servia pra correr, até começar a sentir dor no joelho depois de alguns treinos.
Foi aí que comecei a prestar atenção de verdade no tipo de tênis que eu usava. Hoje, pra saber se um tênis de corrida é bom, eu olho primeiro o amortecimento.
Eu corro principalmente no asfalto, então preciso de um tênis que absorva bem o impacto. Outra coisa que eu aprendi com o tempo é que o tênis tem que se encaixar direitinho no meu pé, sem apertar, mas também sem folga.
Se o calcanhar escapa ou o tênis fica “batendo”, já sei que vai dar bolha ou machucar. E pra mim, se ele é leve, é outro ponto positivo porque depois de alguns quilômetros, cada grama faz diferença.
Eu comecei a correr por saúde, nada profissional, mas mesmo assim percebi que o tênis faz toda a diferença.
Uma vez peguei uma promoção e comprei um tênis que parecia ótimo, só que ele era muito duro, e no terceiro dia de corrida já tava com dor na sola do pé.
Desde então, sempre procuro saber se o tênis tem espuma responsiva, tipo aqueles com tecnologia que devolve energia, sabe?
Além disso, gosto de ver se ele tem boa ventilação, porque correr com o pé fervendo é horrível. Hoje em dia eu até experimento correndo um pouco na loja, nem que seja no corredor. Porque o jeito que o tênis se comporta em movimento diz mais do que só calçar parado.
Eu já errei feio na escolha de tênis de corrida, e aprendi na marra. Meu primeiro erro foi escolher só pela aparência e pela marca.
Era um modelo lindo, caro até, mas que não tinha nada a ver com meu tipo de pisada. Fui fazer uma corrida de 10 km e terminei mancando.
Hoje eu sei que o mais importante é entender meu próprio corpo: eu descobri que tenho pisada pronada e preciso de um tênis com estabilidade.
Então agora, antes de comprar, vejo se o modelo tem suporte pro arco do pé, se a entressola é firme, e se a sola tem boa aderência. Às vezes nem é o mais bonito da loja, mas é o que vai me manter correndo sem me machucar.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- As sandálias da Melissa ainda valem a pena hoje em dia?
- As sandálias da Schutz são realmente confortáveis para o dia todo?
- Quais marcas de sandálias são mais recomendadas para conforto no verão?
- Quais marcas oferecem as melhores opções de calçados para pessoas com problemas nos pés (ex: fascite plantar, joanete)?
- Quais marcas nacionais de tênis têm se destacado por design e sustentabilidade?
- Quais marcas de botas oferecem melhor desempenho em ambientes frios ou úmidos?
- Quais marcas de calçados são mais reconhecidas pelo conforto no uso diário?
Uma coisa que eu sempre faço é pesquisar bastante antes de comprar qualquer tênis novo pra corrida. Gosto de ver review de quem corre mesmo, gente que testou em diferentes tipos de terreno, clima, distâncias.
Mas além disso, quando vou experimentar, presto atenção em como o tênis “abraça” o pé. Tênis bom é aquele que você calça e quase esquece que tá no pé.
Não pode ter costura interna que incomode, não pode apertar os dedos, e tem que ter espaço suficiente pra eles se moverem.
E também olho o drop aquele desnível entre o calcanhar e a frente porque isso afeta muito a pisada e a postura. Depois que comecei a olhar esses detalhes, parei de ter lesões bobas.
Saber se um tênis de corrida é bom, pra mim, é meio que sentir na prática. Mas tem algumas coisas que eu já olho de cara: o peso, por exemplo se o tênis é muito pesado, já descarto. Outro ponto é a flexibilidade da sola.
Eu dobro o tênis na mão pra ver se ele tem uma boa flexão no antepé, onde o pé empurra no final da passada. Se for muito rígido, sei que vai atrapalhar minha corrida. Também gosto de ver a durabilidade do solado.
Tem tênis que em dois meses já tá liso. Então eu olho se o solado é reforçado nas áreas que mais desgastam, tipo calcanhar e ponta.
No fim das contas, o melhor jeito de saber se o tênis é bom é quando você volta de uma corrida longa e não sente dor nenhuma nem no pé, nem no joelho, nem em lugar nenhum.