Melhor tablet custo benefício: Os que 15 que mais valem a pena em 2025!

Sempre que alguém me pergunta qual o melhor tablet custo benefício, eu lembro da minha saga em busca de um modelo que não pesasse no bolso, mas que também entregasse desempenho decente.

Depois de pesquisar muito, testar alguns modelos e conversar com outros usuários, consegui montar um panorama bem claro do que realmente vale a pena.

E aqui vou compartilhar tudo isso com você — com listas, comparações e algumas respostas que todo mundo procura antes de comprar.

Os 15 tablets com melhor custo-benefício em 2025

Depois de muita pesquisa e testes, selecionei 15 modelos que realmente entregam uma boa experiência sem pesar no bolso:

1. Samsung GalaxyTab A9+

• Tela: 11" TFT
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Processador: Snapdragon 695
  • Diferencial: suporte a teclado e caneta
  • Ideal para: estudos, navegação e vídeos

Preço médio: R$ 1.299

[center]

[/center]

O produto pode ser encontrado à venda nos principais sites entre R$1.000/R$1.200 facilitando a compra online com praticidade e segurança.

Amazon

Magazine Luiza

2. Lenovo Tab P11 Plus

Tela: 11" IPS 2K
RAM: 6 GB
Armazenamento: 128 GB
Processador: Helio G90T
Diferencial: som Dolby Atmos
Ideal para: trabalho leve e multimídia

Preço médio: R$ 1.499
[center]

[/center]
O produto pode ser encontrado à venda nos principais sites entre R$ 1.300/R$ 1.500.

Magazine Luiza

3. Xiaomi Pad 6

Tela: 11" LCD 144Hz
RAM: 8 GB
Processador: Snapdragon 870
Diferencial: desempenho de topo com preço de intermediário
Ideal para: produtividade e jogos
[center]

[/center]
Preço médio: R$ 2.099

Magazine Luiza

4. Multilaser M10A NB339

Tela: 10.1" HD
RAM: 4 GB
Armazenamento: 64 GB
Processador: Unisoc
Diferencial: um dos mais baratos
Ideal para: uso básico
[center]

[/center]
Preço médio: R$ 799

Amazon

5. Apple iPad 9ª geração (2021)

Tela: 10.2" Retina
RAM: 3 GB (mas muito otimizado)
Processador: A13 Bionic
Diferencial: sistema fluido, ótimo para estudantes
Ideal para: apps educativos, vídeo e produtividade básica
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 2.499

Amazon

Magazine Luiza

6. Samsung Galaxy Tab S6 Lite (2022)

Tela: 10.4" TFT
Processador: Snapdragon 720G
Ideal para: anotações com caneta e produtividade leve
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 1.699

Amazon
Magazine

7. Realme Pad X

Tela: 10.95" LCD
RAM: 6 GB
Processador: Snapdragon 695
Ideal para: multitarefas, vídeo e estudos

[center]

[/center]

Preço médio: R$ 1.499

8. Xiaomi Redmi Pad

Tela: 10.6" LCD 90Hz
Processador: Helio G99
Ideal para: entretenimento e navegação fluida
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 1.199

Amazon

9. Motorola Moto Tab G70

Tela: 11" 2K
Processador: MediaTek Helio G90T
Ideal para: vídeos e leitura
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 1.349

10. Positivo Tab Q10

Tela: 10.1"
RAM: 3 GB
Armazenamento: 32 GB
Processador: Octa-core
Ideal para: uso básico e infantil

[center]

[/center]

Preço médio: R$ 699

Amazon

11. Amazon Fire Max 11 (importado)

Tela: 11"
Ideal para: leitura, vídeo e apps Amazon

[center]

[/center]

Preço médio: R$ 999 (importação)

12. Philco PTB10RSG

Tela: 10.1"
Ideal para: tarefas básicas

[center]

[/center]

Preço médio: R$ 849

13. DL Tablet Edukids 10”

Tela: 10"
RAM: 2 GB
Armazenamento: 32 GB
Processador: Quad-core
Ideal para: crianças pequenas

[center]

[/center]

Preço médio: R$ 599

14. Huawei MatePad SE (importado)

Tela: 10.4" Full HD
Processador: Snapdragon 680
Ideal para: leitura, vídeos e produtividade leve
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 1.399

Amazon

15. Alldocube iPlay 50 Pro (importado)

Tela: 10.4" IPS 2K
RAM: 8 GB
Processador: Helio G99
Ideal para: usuários avançados com orçamento apertado
[center]

[/center]

Preço médio: R$ 999 a R$ 1.200

Amazon

[center]

[/center]

O que é importante observar antes de comprar um tablet?

Antes de mais nada, é preciso entender que tablet não é tudo igual. Dependendo do seu objetivo — seja estudar, trabalhar, assistir a vídeos ou apenas navegar — você precisa considerar alguns pontos essenciais:

O que é importante em um tablet?

• Processador: se for usar para multitarefas ou apps pesados, um chip intermediário pra cima é essencial.
  • Memória RAM: interfere diretamente na fluidez. Abaixo de 4 GB, a experiência pode travar muito.
  • Armazenamento: o ideal hoje é partir de 64 GB, mas dá pra começar com 32 GB se tiver entrada para cartão microSD.
  • Tela: para quem lê ou assiste muita coisa, o tamanho e a resolução fazem diferença.
  • Bateria: procure modelos com autonomia de pelo menos 7 horas.

[center]

[/center]

Se você está focando em encontrar o melhor tablet custo beneficio, esses são os critérios que mais devem pesar na sua decisão.

Quantos GB tem que ter um tablet para ser bom?

Essa foi exatamente a minha dúvida quando comecei a busca. A resposta vai depender do seu uso, mas vou deixar um resumo direto aqui:

Tipo de uso Armazenamento ideal RAM mínima recomendada
Navegar e redes sociais 32 GB 3 GB
Estudo e vídeos 64 GB 4 GB
Trabalho e multitarefas 128 GB 6 GB ou mais
Jogos e apps pesados 128 GB ou mais 6 GB ou mais

Ah, e sim: 4 GB de RAM é bom para um tablet, se for para tarefas mais básicas. Mas, sinceramente? Se puder investir em 6 GB, a diferença é gritante.

O que devo saber antes de comprar um tablet?

Além das especificações técnicas, recomendo observar:

• Atualizações do sistema: tablets Android costumam parar de receber updates antes do que gostaríamos.
  • Compatibilidade com acessórios: teclado, caneta, capa com suporte…
  • Garantia: Assistência técnica da marca.
  • Peso e acabamento: se for usar por muito tempo na mão, isso faz muita diferença.

Para achar o melhor tablet custo beneficio, também vale pesquisar sobre o suporte da marca e a durabilidade do aparelho a longo prazo.

Qual é a vida útil média de um tablet?

Falando com base nos que já tive, a vida útil média de um tablet vai de 3 a 5 anos, dependendo de:

• Como você cuida da bateria;
  • Se recebe atualizações;
  • Se o uso é intenso ou mais leve.

O iPad por exemplo, tende a durar mais por causa das atualizações prolongadas. Já tablets Android de entrada costumam perder desempenho após 2 ou 3 anos.

Quais as desvantagens de um tablet?

Por experiência própria, posso dizer que os tablets têm algumas limitações que nem todo mundo considera:

As principais desvantagens são:

• Não substituem um notebook completamente (principalmente para programas mais complexos).
  • Alguns modelos básicos são bem lentos.
  • Difícil digitar textos longos sem teclado físico.
  • A maioria dos tablets ainda tem câmeras bem básicas.

Qual compensa mais: Notebook ou Tablet?

Já usei os dois em momentos diferentes da vida. Pra mim, o tablet compensa mais quando:

• Quero mobilidade extrema.
  • Preciso de um aparelho para leitura, anotações ou consumo de conteúdo.
  • Busco algo leve, que ligue rápido e não pese na mochila.

Agora, se o foco for trabalho pesado, edição, planilhas grandes ou muitos programas abertos, o notebook ainda é mais vantajoso.

Qual o melhor tablet pra criança?

Esse é um tema delicado, porque criança derruba, bate, derrama suco… Então, resistência e controle parental são fundamentais. Eu testei alguns modelos com meu sobrinho e posso indicar:

Boas opções de tablet para crianças:

• Samsung Galaxy Tab A7 Lite Kids Edition: tem capa reforçada, apps infantis e controle dos pais.
  • Multilaser Kid Pad 2: nacional, barato, com controle parental e interface lúdica.
  • Amazon Fire HD 8 Kids: versão importada muito elogiada, com garantia estendida.

Além disso, evite tablets com menos de 3 GB de RAM, mesmo sendo infantil. Travam muito rápido.

Kindle ou Tablet: Qual é melhor pra quem lê bastante?

Essa dúvida me perseguiu por meses. Eu leio bastante, tanto leitura de e-books quanto PDFs e revistas. O que posso dizer?

Critério Kindle Tablet
Leitura de e-books Excelente (tela e-ink) Boa (mas cansa mais a vista)
PDFs e arquivos coloridos Ruim Ótimo
Uso geral Apenas leitura Multitarefas
Preço Mais barato Varia conforme modelo

Se você só quer ler livros, o Kindle é imbatível. Agora, se quer algo mais versátil, o tablet ganha disparado. Eu acabei ficando sem saber o que escolher, Kindle ou Tablet então peguei os dois!

Tablet infantil: Quais são seguros, resistentes e educativos?

Segurança, conteúdo e resistência — esses são os pilares. Já acompanhei o uso de alguns tablets infantis e aqui vai minha opinião baseada na prática:

O que procurar num tablet infantil:

• Capa protetora reforçada
  • Modo infantil com controle de tempo e apps
  • Sistema operacional simples
  • Atualizações regulares
  • Acesso limitado à internet e compras

[center]

[/center]

Modelos confiáveis:

• Amazon Fire HD Kids
  • Samsung Kids Mode (em tablets da marca)
  • Multilaser Kid Pad

Evite tablets genéricos com Android desatualizado e sem suporte. Esses travam rápido, não são seguros e podem acabar frustrando mais do que ajudando.

Vale a pena investir em tablet?

Sim, vale — desde que você saiba o que está comprando. Se eu tivesse que indicar só um modelo hoje pensando em custo-benefício equilibrado, eu ficaria entre o Galaxy Tab A9+, se quiser algo mais acessível, ou o Xiaomi Pad 6, se puder investir um pouco mais por um desempenho muito superior.

[center]

[/center]

Mas o mais importante é: avalie o que você realmente precisa. Não adianta pagar caro em algo que vai usar só pra ver vídeos, nem economizar demais e passar raiva com travamentos.

Quer encontrar o melhor tablet custo beneficio de verdade? Faça uma lista com o que você precisa e compare ficha técnica e preço com atenção. Esse cuidado faz toda a diferença!

8 curtidas

Excelente matéria! Tava na dúvida entre o Tab A9+ e o Lenovo P11 Plus, e agora acho que vou de Lenovo mesmo. Alguém aí tem e pode confirmar se ele é bom pra assistir aula e usar o Canva?

5 curtidas

@Henique Eu tenho o Lenovo P11 Plus há 6 meses! Uso pra dar aula e preparar material no Canva, funciona super bem. A tela tem ótima qualidade e o som é maravilhoso. Só recomendo já comprar uma capinha com suporte, porque ele é meio pesadinho pra segurar na mão por muito tempo.

5 curtidas

Alguém sabe me dizer se esse Xiaomi Pad 6 esquenta muito? Eu jogo bastante e fico com medo de travar ou superaquecer.

4 curtidas

Eu tenho o Xiaomi Pad 6 e posso te garantir: o bicho é potente! Jogo Genshin, COD Mobile e em nenhum momento ele engasgou. A construção em alumínio ajuda a dissipar o calor, então esquenta menos que outros Androids que já tive.

5 curtidas

Alguém já usou o Fire HD Kids da Amazon? Vi que foi recomendado ali em cima, mas fico com medo de comprar por ser importado. Vale mesmo a pena?

4 curtidas

Eu comprei o Fire HD 8 Kids ano passado e foi a melhor coisa que fiz! A Luna tem 5 anos e usa todos os dias. A garantia de 2 anos me tranquilizou bastante (eles trocam se quebrar!). O conteúdo educativo da Amazon é bom e vem com controle parental que eu adoro. Só precisa de adaptador de tomada, mas tirando isso, é show.

5 curtidas

Fiquei em dúvida com essa parte do Kindle… Eu leio bastante, mas também tenho que ler muitos PDFs de faculdade. Será que o tablet não seria melhor mesmo?

5 curtidas

@FelipeAraujo Kindle é maravilhoso pra livros simples (romances, ficção, etc), mas pra PDF com imagem, gráfico, texto pequeno… complica! Eu comprei um tablet justamente por causa disso. Uso o Tab S6 Lite com canetinha, ótimo pra anotar nas leituras.

4 curtidas

Texto muito completo! Só senti falta de um comparativo com iPads mais atuais tipo o iPad 10. Vale o preço ou é exagero?

5 curtidas

Eu tinha um iPad 9ª geração e agora fui pro 10. É sim mais caro, mas se você já está no ecossistema da Apple, vale cada centavo. A diferença é sutil no uso leve, mas em apps mais exigentes e longevidade, ele se paga.

5 curtidas