Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?

Confesso que por muito tempo tive um certo receio de comprar tablet de marca nacional. Sempre ouvi comentários do tipo: “Melhor juntar dinheiro e comprar um Samsung ou um iPad”. Mas será que Multilaser, Philco e Positivo são realmente sinônimo de dor de cabeça? Depois de testar modelos das três marcas em diferentes momentos, resolvi compartilhar minhas experiências reais com vocês aqui no fórum.

Minhas experiências com tablets nacionais

1. Tablet Multilaser: o custo é o que mais atrai

O primeiro tablet nacional que comprei foi da Multilaser. Eu queria algo simples, só para ler livros e ver vídeos no YouTube.

Pontos positivos que percebi:

• Preço muito acessível
  • Tela razoável para uso básico
  • Bateria até que durava bem no início

Mas logo vieram os problemas:

• O desempenho travava com poucos apps abertos
  • O toque da tela era impreciso em alguns momentos
  • Atualizações de sistema? Praticamente inexistentes

Veredito pessoal: Serve para quem quer algo bem básico mesmo, sem muitas expectativas. Mais do que isso, acaba frustrando.

2. Tablet Philco: design bom, desempenho irregular

Com a Philco, a história foi diferente. Me empolguei com o visual bonito e o preço competitivo.

O que gostei:

• Design bonito e moderno
  • Vem com capinha e película em alguns kits
  • Tela grande, o que ajudava para ler PDFs

Porém, tive dores de cabeça com:

• Sistema Android bem desatualizado
  • Bateria demorava muito pra carregar
  • Não aguentava mais do que dois apps em segundo plano

Veredito pessoal: Tem potencial, mas a otimização do sistema deixa a desejar. Não recomendo pra quem quer produtividade.

3. Tablet Positivo: uma surpresa mediana

De todos, o que mais me surpreendeu foi o tablet da Positivo. Não que tenha sido excelente, mas me entregou mais do que eu esperava.

Pontos positivos que encontrei:

• Sistema mais fluido que os anteriores
  • Bons recursos para estudar (usei muito com PDF e Google Docs)
  • Conecta bem com teclado Bluetooth

Mas também teve suas falhas:

• Tela com brilho fraco
  • Áudio bem baixo
  • Não é ideal para jogar ou assistir vídeos por muito tempo

Veredito pessoal: Pra quem estuda ou só navega na internet, pode valer a pena. Mas nada de uso pesado.

Comparativo entre Multilaser, Philco e Positivo

Pra facilitar, fiz essa tabelinha com base na minha experiência pessoal:

Marca Desempenho Tela Bateria Atualizações Custo-benefício Indicação
Multilaser Fraco Mediana Mediana Ruim Alto Leitura e vídeos simples
Philco Fraco Boa Fraca Ruim Médio Estudo leve
Positivo Razoável Fraca Razoável Mediano Alto Navegação e PDF

Então, vale ou não vale a pena?

Se você está pensando em comprar um tablet Multilaser, Philco ou Positivo, minha dica é definir muito bem seu objetivo antes de decidir. Esses tablets não são ideais para multitarefas pesadas, jogos ou produtividade intensa. Mas se for para tarefas básicas, alguns modelos até quebram um galho.

• Se quer algo barato e básico, vá com o Multilaser, mas com consciência das limitações.
  • Se busca design e tela grande, o Philco pode chamar atenção, mas o desempenho pode irritar.
  • Se quer algo mais equilibrado para estudar ou navegar, o da Positivo foi o que mais me agradou.

E você?

Já teve experiências com tablets nacionais? Teve mais sorte que eu? Compartilha aqui nos comentários! Quero saber se dei azar ou se realmente ainda falta investimento nas marcas brasileiras nesse setor.

7 curtidas

Cara, que bom ler um post tão sincero assim. Eu comprei um Multilaser M10A no ano passado só pra usar como leitor de PDFs, e mesmo com esse uso básico ele engasgava. Achei que eu que estava exigindo demais… mas vejo que não tô sozinho.

5 curtidas

Gente, eu uso o tablet Positivo Twist Tab só pra estudar, e juro que tá me ajudando bastante. Claro que não é um foguete, mas com o Google Docs e o PDF Reader dá pra levar bem. O segredo é não abrir muita coisa ao mesmo tempo.

5 curtidas

Concordo com você, @Vitorrocha ! Eu também tenho esse Positivo, e quando atualizei ele e limpei uns apps inúteis, ficou até mais usável. Agora, jogos nem pensar!

4 curtidas

Alguém aí já conseguiu usar Philco com teclado Bluetooth de boa? Eu tentei conectar o meu Logitech e ele fica desconectando toda hora… não sei se o problema é o tablet ou o teclado.

3 curtidas

Olha, com o preço que tá um Samsung básico, sinceramente eu acho que não vale mais comprar esses nacionais. Junta uns R$300 a mais e pega algo com mais suporte, atualizações e desempenho decente.

5 curtidas

Eu também tive problema parecido com o Philco Hit. Fiz um reset de fábrica e funcionou por uns dias, mas depois voltou a dar problema. Acho que é limitação de firmware mesmo.

5 curtidas