Mouse gamer Logitech ou Razer: qual vale mais a pena?

Quero um mouse bom pra jogar FPS, mas estou entre essas duas marcas. Alguém já testou os dois? Qual é o melhor?

7 curtidas

Olha, eu já tive mouse das duas marcas e posso dizer com segurança: a Logitech entrega mais custo-benefício. Eu comprei o Logitech G502 Hero e achei incrível.

Ele tem um sensor absurdamente preciso, os botões são bem distribuídos e o software é super fácil de usar. Já tive um Razer DeathAdder, que era bom, mas começou a dar problema no duplo clique com pouco tempo de uso.

E fora que os periféricos da Razer costumam ser mais caros às vezes você paga mais pela marca do que pela real qualidade do produto. Então, pra mim, a Logitech valeu bem mais a pena.

7 curtidas

Pra quem gosta de design futurista, iluminação RGB de respeito e uma pegada leve, eu recomendo fortemente os mouses da Razer.

Uso o Razer Viper Ultimate há quase um ano e é simplesmente o melhor mouse que já tive. Ele é ultra leve, sem fio (e com latência praticamente zero), e o sensor é tão preciso que parece que lê minha mente.

Eu sei que muita gente reclama do preço, mas pra mim vale cada centavo. Nunca tive problema com durabilidade e o software Synapse melhorou muito nos últimos tempos. Então, se for pra investir pesado, eu iria de Razer de novo sem pensar duas vezes.

5 curtidas

Cara, eu fui fiel à Razer por muito tempo. Já tive o DeathAdder, o Naga e até um Mamba. Todos lindos, mas com o tempo percebi que o design era mais chamativo do que funcional.

Os botões extras nem sempre eram úteis pra mim, e o Synapse começou a me irritar com bugs e atualizações constantes.

Quando migrei pra Logitech, com o G Pro Wireless, senti um salto na experiência. Mais simples, direto ao ponto, e o desempenho nos jogos competitivos melhorou.

Sem contar que a bateria dura muuuito mais. Hoje eu recomendaria Logitech pra quem quer eficiência sem enrolação.

5 curtidas

Gente uso muito mouse, como saber se ele aguenta bastante?

4 curtidas

Eu não queria gastar muito, então fui de Razer Viper Mini e foi uma surpresa muito boa. O mouse é leve, confortável e tem um sensor excelente melhor que muito mouse mais caro por aí.

Sei que muita gente fala mal da durabilidade da Razer, mas no meu caso tá tudo funcionando direitinho há mais de um ano.

A pegada é perfeita pra quem tem mãos médias/pequenas, e o design é discreto, diferente do estilo exagerado que a marca tinha no passado. Por esse preço, foi o melhor investimento que fiz pro meu setup gamer.

5 curtidas

Cara, eu jogo FPS há anos, e uma coisa que aprendi na marra é que nem todo mouse é feito pra aguentar o tranco. O que eu costumo fazer antes de comprar é procurar a especificação de durabilidade dos switches.

A maioria dos fabricantes coloca isso na descrição, tipo “durabilidade de 20 milhões de cliques” ou “50 milhões de cliques”. Quanto maior esse número, mais ele tende a durar, óbvio. Mas isso não é tudo: já tive mouse com Omron de 50M que deu duplo clique com menos de um ano, então a marca e o histórico contam muito também.

Outra dica que eu sempre dou é: entra em fóruns, Reddit, reviews da Amazon e YouTube. A galera entrega o ouro sobre o desempenho real no dia a dia.

Se um monte de gente tá reclamando que o botão esquerdo morre cedo, já sei que é fria. E claro, se der, testa na loja, sente o clique, vê se é firme, se não parece “mole” demais. Isso tudo ajuda!

4 curtidas

No meu caso, que passo 8 a 10 horas por dia clicando em timelines, menus e atalhos, o mouse precisa ser guerreiro. Eu percebo que um mouse vai durar mais pelos materiais de construção, sabe?

Quando ele é todo de plástico leve e os botões têm aquele clique “oco”, já fico com o pé atrás. Os melhores que usei até hoje tinham cliques mais firmes, e você sentia aquele feedback seco, como se fosse bem projetado.

Outra coisa que eu olho é a marca dos switches. Os mais confiáveis geralmente vêm com Omron ou Kailh. Quando é marca genérica ou nem mencionam qual é, eu passo. E se o mouse é muito barato, tipo R$50, é quase certeza que vai dar problema em pouco tempo.

Também fico de olho no tempo de garantia. Se é só 3 meses, esquece. Mas se vem com 1 ou 2 anos, já me passa mais confiança. Até hoje, os que mais duraram comigo tinham boa reputação na comunidade tech.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses tópicos podem te interessar!

4 curtidas

Eu sou desses que pesquisa tudo antes de colocar um mouse no carrinho. Sempre começo indo no site do fabricante pra ver quantos milhões de cliques ele promete. Normalmente, um mouse decente aguenta de 20 a 50 milhões. Se não falar nada sobre isso, já é um mau sinal.

Depois eu parto pro YouTube. Tem uns canais que desmontam o mouse e mostram os componentes por dentro. Aí dá pra ver se o clique é Omron, Huano, TTC… e entender se é de qualidade.

Inclusive, descobri que alguns mouses dizem que são 50 milhões, mas usam um switch de baixa qualidade que nem chega perto disso. Então não confie só no marketing.
Outra coisa que faço é ver os comentários da galera.

Se tem muita gente falando de problema de double click em pouco tempo, já descarto. E também gosto de ver se o clique é consistente, sem falhar ou ficar mais “mole” depois de um tempo de uso. Às vezes o clique começa firme e depois vira uma esponja.

5 curtidas

Pra mim, a durabilidade de clique é quase uma ciência. Eu costumo abrir o mouse quando ele chega (ou pelo menos assistir teardowns online) pra ver se o switch é de marca boa. As versões japonesas da Omron, por exemplo, costumam durar mais do que as chinesas, mesmo que ambas prometam os mesmos “milhões” de cliques.

Também presto muita atenção no click feeling: se o som do clique é seco e o retorno é rápido, é sinal de boa qualidade. Quando o clique é “borrachudo”, parece que vai morrer rápido. E sim, já testei mouse com switch que dizia durar 50 milhões de cliques, mas que com 6 meses já tava dando double click.

Então meu conselho é: não confia só na ficha técnica. Pesquisa modelos específicos, vê o que os outros estão dizendo, confere vídeos de desmontagem e observa se a marca tem histórico de problema com cliques. Às vezes um mouse mais simples e bem construído dura muito mais que um cheio de RGB e números altos.

5 curtidas