Durante os meses frios, uma das minhas maiores preocupações sempre foi encontrar uma forma eficiente de aquecer meu quarto sem ver a conta de luz disparar. Foi aí que comecei a pesquisar mais a fundo sobre os aquecedores a óleo, e posso dizer que, depois de algumas experiências, já tenho uma boa noção do consumo desse tipo de aparelho. Se você também está se perguntando se um aquecedor a óleo consome muita energia, vem comigo que eu te explico tudo com base no que vivi na prática.
Entenda como funciona o consumo de energia
Antes de mais nada, é importante saber como esse tipo de aquecedor opera. O aquecedor a óleo funciona com uma resistência elétrica que aquece um óleo térmico dentro do equipamento. Esse calor, então, é transferido para o ambiente aos poucos, mesmo depois que o aparelho é desligado.
Ou seja, ele não precisa ficar ligado o tempo todo para continuar aquecendo, o que já é um ponto positivo em relação ao consumo.
Minha experiência com o consumo
Quando comprei o Aquecedor a Óleo EOS Comfort Heat EAQ02O, confesso que estava receosa. Já tinha ouvido falar que esses aparelhos consumiam muito, mas quis testar por conta própria.
Resultado? Me surpreendi.
Costumo usar o aquecedor por cerca de 6 horas à noite, em uma temperatura média. E o que percebi foi:
- A conta de luz aumentou? Sim, mas bem menos do que quando usava um aquecedor elétrico comum ou um termoventilador.
- O ambiente ficou agradável e sem ressecar o ar.
- A manutenção é praticamente zero.
Quanto exatamente consome?
Vamos aos números para deixar mais claro. Um aquecedor a óleo costuma ter potência entre 1.200W e 1.500W. Para facilitar, fiz uma simulação com base no uso de 6 horas por dia, durante 30 dias. Veja a tabela:
| Potência (W) | Horas por dia | Dias por mês | Consumo mensal (kWh) | Custo estimado* |
|---|---|---|---|---|
| 1.200W | 6h | 30 dias | 216 kWh | R$ 172,80 |
| 1.500W | 6h | 30 dias | 270 kWh | R$ 216,00 |
Considerando tarifa média de R$ 0,80 por kWh
🠖 Lembrando que, por conta da inércia térmica do óleo, muitas vezes o aparelho liga e desliga automaticamente para manter a temperatura, o que reduz o consumo real.
Vale a pena ou não?
Com base no que vivi até agora, eu diria que sim, vale a pena! O aquecedor a óleo não é o mais econômico de todos, mas também não é o vilão que muitos pensam. O que faz toda a diferença é a forma como você usa:
Algumas dicas pra economizar:
- Use o termostato a seu favor: não precisa deixar na temperatura máxima o tempo todo.
- Feche portas e janelas para manter o calor no ambiente.
- Use cobertores e roupas térmicas para complementar.
- Desligue o aparelho antes de dormir, se o quarto já estiver aquecido.
Se você está em dúvida se o aquecedor a óleo consome muita energia, minha resposta é: depende do uso. Mas, comparando com outros tipos de aquecedores, ele é sim uma opção eficiente e mais econômica no longo prazo, principalmente porque não precisa ficar ligado o tempo todo pra manter o ambiente quente.
- Que aquecedor funciona realmente bem no inverno?
- Qual a melhor marca de aquecedor de ambiente do momento?
- Avaliação do Aquecedor a Óleo EOS Comfort Heat EAQ02O
- Qual a melhor marca de aquecedor a óleo?
- O que é melhor aquecedor a óleo ou elétrico?
- Que tipo de óleo é usado no aquecedor a óleo?
- É seguro dormir com aquecedor a óleo ligado?
- Como funciona o aquecedor EOS?
- Quais são as desvantagens de um aquecedor a óleo?
Depois de experimentar o Aquecedor a Óleo EOS Comfort Heat EAQ02O, eu realmente senti que consegui aquecer o quarto de maneira confortável e sem grandes sustos na conta de luz. E o melhor: sem barulho, sem ressecar o ar e com uma sensação de calor constante.
Se você já usou ou está pensando em comprar um, me conta nos comentários como tem sido a sua experiência!