Procuro um calçado bonito, discreto e que não machuque os pés. Alguém recomenda algum modelo específico?
Eu uso meu tênis casual da Democrata praticamente todos os dias pra trabalhar e posso dizer que, sim, ele é muito confortável.
Trabalho em escritório, mas ando bastante entre salas, subo escadas, às vezes vou resolver coisas na rua e o tênis segura bem o tranco.
A palmilha dele é bem macia, e o interior parece ter um acabamento que não machuca, sabe? Eu não fico com aquela sensação de “ufa, preciso tirar isso do pé” no fim do dia.
O único ponto é que, no calor, ele esquenta um pouco mas nada que me faça desistir de usar.
Comprei o meu modelo casual da Democrata meio no susto, confesso. Nunca tinha tido nada da marca, mas me surpreendi.
Sabe aquele calçado que você esquece que está usando? É exatamente isso. Já fiz viagens longas com ele, tipo bate-volta em outra cidade, e os pés chegam inteiros no final. Nada de bolha, incômodo ou cheiro ruim.
O couro é flexível e parece que vai moldando ao formato do pé com o tempo. Achei um ótimo investimento.
No começo eu achei que ele fosse mais estilo do que conforto, mas queimei a língua. O tênis casual da Democrata é bonito e confortável.
Uso bastante quando vou sair pra jantar, ir ao shopping, ou mesmo em eventos mais tranquilos. Já cheguei a ficar mais de 10 horas com ele no pé e não tive nenhuma dor ou incômodo.
E olha que tenho o pé largo, o que costuma me dar dor com outros tênis. Ele tem uma forma que respeita bem o pé.
Tenho problemas na sola do pé, tipo uma leve fascite plantar, então sou bem chato com calçados. Comprei o tênis da Democrata porque queria algo que desse pra usar no trabalho e em ocasiões mais casuais.
E olha, ele me surpreendeu! A palmilha tem uma boa absorção de impacto, e o suporte no calcanhar é firme sem ser duro.
Já fiquei de pé quase o dia todo com ele, e meus pés não reclamaram. Só troco por tênis esportivo mesmo quando sei que vou andar muito no sol ou na chuva.
Galera como escolher um bom tênis?
Pra mim, o conforto de um tênis se mede quando a gente não precisa pensar nele o dia inteiro. E com o casual da Democrata foi assim.
Eu coloco de manhã e só lembro que estou com ele quando chego em casa e vou tirar. Ele não pega no calcanhar, não aperta os dedos, e a costura é bem feita, sem ponto duro.
Já tive tênis de marcas famosas que machucavam muito mais. Hoje em dia, é meu calçado curinga pra qualquer ocasião mais leve.
Minha rotina é bem corrida levo filho na escola, pego metrô, caminho até o trabalho e fico de pé por horas.
O tênis da Democrata me acompanha em tudo isso. Acho que o diferencial está no acabamento interno, que parece pensado mesmo pro uso prolongado.
E ele é mais leve do que aparenta. Já usei alguns modelos casuais de couro que deixavam meu pé cansado rápido, mas com esse não sinto peso. Fora que ele é super fácil de combinar com a roupa.
Quando vou comprar um tênis, a primeira coisa que eu levo em consideração é o meu tipo de pisada. Descobri que tenho pisada pronada, então se eu usar qualquer tênis, posso acabar com dor no joelho ou nas costas.
Eu aprendi isso depois de comprar um modelo só porque era bonito, e me arrependi depois da primeira caminhada longa.
Hoje em dia, eu procuro sempre tênis com bom suporte no arco do pé, e costumo testar o amortecimento pisando firme dentro da loja.
Também observo se o tênis tem ventilação, porque eu suo muito nos pés e isso faz diferença no conforto ao longo do dia.
Pra mim, escolher um bom tênis envolve experimentar muito. Eu já comprei pela internet e quebrei a cara algumas vezes porque não tinha noção real de como o modelo se comportava no pé.
Então hoje, mesmo que eu vá comprar online, eu vou antes em uma loja física pra experimentar. Levo em conta o peso do tênis (gosto de modelos mais leves), a flexibilidade do solado, e principalmente o ajuste no calcanhar odeio quando o tênis escapa ao caminhar.
Outro ponto é o material da palmilha. Quando é muito fina, já sei que vai me incomodar, então procuro aquelas mais anatômicas.
Minha dica pessoal é: não caia só na aparência. Já fiz isso e me arrependi. Um bom tênis, pra mim, é aquele que aguenta o tranco do dia a dia.
Eu uso muito pra caminhar, às vezes corro, e ainda preciso que combine com meu estilo. Então eu busco um modelo que tenha um bom solado em borracha, que não escorregue, e que seja versátil o suficiente pra usar tanto no trabalho quanto no final de semana.
Também sempre dou uma olhada nas avaliações online. Quando vejo muita gente reclamando da durabilidade ou do conforto, já risco da lista.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de tênis para corrida: Nike ou Adidas?
- Qual a melhor marca de tênis esportivo: Puma ou Reebok?
- Qual a melhor marca de tênis de caminhada: Merrell ou Columbia?
- Qual a melhor marca de tênis de basquete: Under Armour ou Nike?
- Os sapatos da Nike são bons para treinamento de alta intensidade?
- Quais tênis de corrida vocês recomendam para maratonistas?
- Quais são os melhores aplicativos de fitness do momento?
- Tênis Olympikus é bom pra caminhada diária?
Uma coisa que eu faço sempre que vou comprar tênis é verificar se ele acomoda bem meus dedos. Eu tenho os pés um pouco largos e detesto tênis apertado na frente.
Então, mesmo que o modelo seja bonito, se ele pressionar a lateral do meu pé, eu descarto. Também considero o tipo de atividade que eu vou fazer com ele.
Por exemplo, se é pra academia, eu prefiro tênis mais firmes. Se é pra caminhar no parque, gosto dos mais macios. Aprendi que um tênis não serve pra tudo.
Cada uso exige um tipo diferente. Hoje tenho pelo menos três pares pra funções diferentes, e meus pés agradecem!
Eu sempre me guio pela sensação que o tênis dá logo nos primeiros passos. Não adianta ficar pensando “depois laceia”.
Se estiver incomodando de cara, já sei que vai piorar. Também observo muito o acabamento interno. Às vezes o tênis parece ótimo por fora, mas por dentro tem costuras que machucam. Isso é algo que já me causou bolhas feias.
Outro fator importante pra mim é a respirabilidade do tecido. Gosto muito dos modelos com mesh (aquela telinha) porque meus pés ficam secos por mais tempo.
Ah, e hoje em dia, com tanta opção no mercado, eu também considero as marcas que usam materiais mais sustentáveis.