Para quem amamenta, qual a melhor marca de protetor de seios? Lanolin ou Medela?

Quando o momento de amamentar chega, muitas mães se deparam com um desafio adicional: o desconforto e as irritações nos seios. Eu mesma passei por isso, e, ao longo da minha jornada de amamentação, descobri que escolher o protetor de seios certo pode fazer toda a diferença.

Existem muitas opções no mercado, mas duas das mais populares e eficazes são os protetores de seios Lanolin e Medela. Se você está nesse dilema e quer saber qual deles é o mais indicado para você, vou compartilhar um pouco da minha experiência, além de informações detalhadas sobre ambos. Vamos lá?

O que São Protetores de Seios e Qual a Função Deles?

Antes de comparar as marcas, é bom entender o que são os protetores de seios e por que eles são essenciais. Eles são produtos feitos para proteger os seios de irritações, rachaduras e ressecamento causados pela amamentação. Os protetores de seios são especialmente úteis no início da amamentação, quando o corpo ainda está se ajustando à demanda do bebê.

Além de manter a pele hidratada, alguns protetores também ajudam a prevenir fissuras e reduzir o desconforto durante as mamadas, proporcionando alívio. Eu confesso que, logo após o parto, me vi desesperada em busca de algo que fosse eficaz para evitar dores na área sensível dos seios. Acabei testando duas marcas muito comentadas: Lanolin e Medela. Agora vou contar para você tudo o que aprendi.

Lanolin: A Primeira Opção

O que é?

A Lanolin é uma cera extraída da lã de ovelha, usada há séculos por suas propriedades hidratantes e cicatrizantes. Ela é um produto 100% natural, sem aditivos ou conservantes, o que a torna uma opção muito segura, especialmente para mães que buscam um tratamento mais natural.

Minha Experiência com Lanolin

Eu comecei a usar o Lanolin logo nas primeiras semanas de amamentação. Senti um alívio imediato. A consistência do creme é bastante espessa, o que ajuda a formar uma camada protetora sobre a pele, impedindo que o ressecamento e as rachaduras se agravassem.

Vantagens:

• Hidratação intensa: Ajuda a manter a pele bem hidratada, especialmente em casos de rachaduras.
  • Sem fragrância e sem aditivos: Ideal para quem tem a pele sensível ou quer evitar produtos químicos.
  • Pode ser usado durante a amamentação: Não há necessidade de retirar antes de amamentar, o que facilita bastante.

Desvantagens:

• Consistência espessa: A aplicação do produto pode ser um pouco mais demorada e, às vezes, pegajosa. Mas, pessoalmente, não me incomodou tanto.
  • Custo: Alguns produtos de lanolina podem ser mais caros se comparados a outros cremes no mercado.

Em resumo: Eu recomendo o Lanolin para quem está em busca de uma opção natural e eficaz para hidratação profunda. A minha experiência foi muito positiva, e senti que ele realmente ajudou a cicatrizar a área.

Medela: A Opção Prática e Funcional

O que é?

A Medela é uma marca super conhecida no universo da amamentação. Eles têm uma linha de protetores de seios que inclui tanto pomadas quanto protetores de seios descartáveis. Vou focar na pomada, que foi a que testei.

A pomada Medela tem uma fórmula que combina óleo de oliva e outros ingredientes em sua composição, ajudando a suavizar e cicatrizar a pele danificada pela amamentação.

Minha Experiência com Medela

Eu experimentei a pomada Medela depois de algumas semanas de uso do Lanolin. A grande vantagem da Medela, na minha opinião, é a facilidade de aplicação. A consistência é mais leve e não tão pegajosa quanto a Lanolin, o que me fez preferir usá-la quando estava em movimento, sem tempo para esperar o produto absorver.

Vantagens:

• Absorção rápida: A pomada Medela é mais fácil de espalhar e é absorvida mais rapidamente pela pele.
  • Alívio imediato: Senti uma sensação de alívio logo após a aplicação.
  • Fácil de usar: Não é necessário retirar antes da amamentação, o que facilita muito a rotina.

Desvantagens:

• Composição: Apesar de ser eficaz, ela não é totalmente natural como a Lanolin, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um produto mais “puro”.
  • Custo: O preço pode ser um pouco mais alto que de outras marcas, mas o custo-benefício é bom pela praticidade.

Em resumo: Eu adorei a praticidade da Medela, especialmente quando eu precisava de algo rápido e eficaz. Se você tem um dia a dia agitado, a Medela pode ser uma excelente opção.

Comparando Lanolin e Medela: Qual é a Melhor?

Aqui está um quadro simples para ajudar a visualizar as diferenças entre Lanolin e Medela:

Características Lanolin Medela
Composição 100% natural (cera de lã de ovelha) Óleo de oliva + outros ingredientes
Textura Espessa, pegajosa Mais leve, fácil de aplicar
Hidratação Alta hidratação e proteção Hidratação rápida e eficaz
Segurança durante a amamentação Não precisa retirar antes da amamentação Não precisa retirar antes da amamentação
Custo Pode ser mais caro Custo-benefício razoável
Ideal para Mães que buscam uma opção natural e intensa Mães que preferem algo prático e de rápida absorção

Qual Escolher?

A escolha entre Lanolin e Medela depende muito das suas necessidades pessoais. Se você está em busca de um produto natural e que ofereça uma hidratação intensa, a Lanolin é uma excelente escolha. Ela realmente fez a diferença para mim no início da amamentação.

Por outro lado, se você precisa de algo mais prático, com absorção rápida e fácil de aplicar no dia a dia, a Medela pode ser o que você procura. Pessoalmente, senti que a Medela era mais conveniente para as minhas rotinas mais corridas.

Ambas as opções têm seus pontos fortes, e a escolha vai depender do seu tipo de pele, da intensidade do desconforto e da sua rotina. O mais importante é testar e ver qual delas se adapta melhor às suas necessidades. Lembre-se: a amamentação é um momento único, e o cuidado com seus seios faz toda a diferença para que esse processo seja mais prazeroso e sem dor.

7 curtidas

Adorei o post! Estou no meu terceiro mês de amamentação e minhas mamas estão sofrendo bastante. Já tentei alguns cremes, mas não encontrei algo realmente eficaz. Estou tentada a experimentar o Lanolin agora, pelo que você falou sobre hidratação. Só uma dúvida: o Lanolin é tão denso quanto parece? Porque com o calor aqui onde moro, às vezes fico com medo de ficar tudo melecado.

5 curtidas

Eu também sofri muito com rachaduras nos primeiros meses e usei o Lanolin. Eu diria que ele é realmente mais denso, mas não me incomodou tanto. Eu aplicava à noite, depois de amamentar, e dormia com o creme. De manhã, já estava tudo bem melhor. Só se preocupe em aplicar uma quantidade pequena, já que ele é bastante hidratante e pode deixar o sutiã um pouco engordurado. Mas vale a pena!

5 curtidas

Ah, que bom saber @FernandaSouza ! Vou tentar aplicar à noite então. Obrigada pela dica!

4 curtidas

Eu usei o Medela e gostei bastante. Só acho que o cheiro não é lá essas coisas, mas o alívio que ele dá é incrível, principalmente quando a pele já está bem machucada. O fato de ser absorvido mais rápido me ajudou a não ficar com a sensação pegajosa. Alguém mais teve essa impressão?

5 curtidas

@LiviaFreitas eu também usei o Medela, e senti exatamente a mesma coisa. O cheiro é bem leve, mas no começo, achei meio estranho. Porém, como o alívio é rápido, acabei ignorando. O que eu realmente gostei foi da textura leve, porque as outras pomadas que testei me deixavam com a sensação de ‘peso’ no peito.

5 curtidas

Sim @LuanaBotelho ! Eu não sei você, mas eu sentia que outras pomadas ficavam grudando nos meus seios e no sutiã, uma sensação bem desconfortável. O Medela foi ótimo nesse sentido. E o melhor é que não precisei retirar antes de amamentar, o que era um grande bônus na rotina corrida.

4 curtidas

Oi, meninas! Não sou expert em protetores, mas já testei vários produtos e tenho uma dica: as pomadas de lanolina são, sem dúvida, as mais recomendadas por pediatras. Eu, particularmente, usei a da marca Lansinoh, que também é uma ótima opção. Ela é bem parecida com a Lanolin, mas com uma textura um pouco mais suave e, na minha experiência, super eficaz para rachaduras. Alguém mais já testou essa marca?

5 curtidas

Eu testei a Lansinoh, @JuliaCardoso , e gostei também, mas senti que o Lanolin puro (que é o da postagem) teve um efeito mais imediato para mim. Eu usei a Lansinoh quando já estava com os seios menos irritados. Agora, o que eu realmente senti diferença foi com o Medela quando a dor estava insuportável. Tem que ver o grau de irritação da pele, eu acho.

5 curtidas