Estou procurando livros que possam ajudar a criar uma rotina de relaxamento e sono para a criança, com histórias tranquilas e envolventes que facilitem o adormecer. Quais são os melhores livros para ler na hora de dormir para as crianças?
Eu possuo “A casa sonolenta” de Audrey Wood e Don Wood (Ática) e posso dizer que é um dos melhores livros para criar uma rotina de sono para as crianças.
A história é super tranquila e envolvente, narrando o sono de vários personagens em uma casa, começando com uma pulga sonolenta.
A repetição do texto é calmante e ajuda a criança a entrar no ritmo da história, se preparando para dormir.
Além disso, as ilustrações são lindas e suaves, o que contribui para um ambiente relaxante. Minha filha adora e sempre fica mais calma quando lemos esse livro antes de dormir.
Tenho o livro “Muito cansado e bem acordado” da Susanne Straber (Companhia das Letrinhas) e ele é ótimo para a hora de dormir.
A história é sobre um ratinho que está muito cansado, mas não consegue dormir por causa dos outros animais que fazem barulho.
É uma leitura simples e divertida, que acaba prendendo a atenção da criança enquanto ela vai relaxando.
As ilustrações são bem coloridas, mas não exageradas, o que ajuda a manter a criança envolvida na história sem deixá-la agitada.
Minha experiência com esse livro tem sido muito positiva para criar um clima de tranquilidade antes de dormir.
Aqui em casa, lemos “A elefantinha que queria dormir” do Carl-Johan Forssén Ehrlin (Companhia das Letrinhas) e foi uma mudança de jogo na nossa rotina noturna.
O livro é escrito de forma a induzir o sono, com técnicas de relaxamento embutidas na narrativa.
A história segue uma elefantinha chamada Ellen, que está muito cansada e quer dormir, e durante sua jornada, ela encontra vários amigos que a ajudam a relaxar.
A linguagem usada é super calmante e eu notei que meu filho começa a bocejar e relaxar logo no início. As ilustrações também são bem suaves, ajudando a criar um ambiente perfeito para o sono.
Um dos favoritos aqui é “Mas papai…” do Mathiew Lavoie (Jujuba). A história é sobre um menino que sempre tem um “mas” antes de dormir, o que é algo que muitos pais conseguem se relacionar.
Cada desculpa que ele dá é acompanhada de uma resposta criativa e carinhosa do pai, que acaba por acalmar o menino.
As ilustrações são divertidas e o texto é muito envolvente, mantendo a atenção da criança sem agitá-la.
Esse livro se tornou uma parte essencial da nossa rotina noturna, ajudando a minha filha a se acalmar e se preparar para dormir de uma maneira divertida e amorosa.
@MaluBueno, temos outros tópicos falando sobre livros para crianças. Recomendo dar uma lida nesses daqui:
Fora isso, há diversas discussões onde o assunto principal são as crianças. Talvez seja de seu interesse:
Aqui em casa, a gente adora ler “Bocejo” do Illan Brenman e Renato Moriconi (Companhia das Letrinhas).
O livro é super divertido e cheio de ilustrações cativantes que mostram diferentes animais bocejando.
Essa repetição de bocejos acaba sendo contagiante, e logo minha filha começa a bocejar junto! O texto é simples e leve, perfeito para relaxar antes de dormir.
Além disso, as ilustrações são lindas e muito envolventes, mantendo a atenção da criança de uma maneira calma e divertida. Esse livro virou um clássico na nossa rotina de sono.
Tenho o livro “Não vou dormir” da Christiane Gribel e Orlando Pedroso (Global) e ele é perfeito para aqueles momentos em que a criança está resistindo ao sono.
A história é sobre um menino que inventa várias desculpas para não dormir, algo que muitos pais conhecem bem!
O texto é engraçado e cheio de diálogos, o que faz com que a leitura seja muito envolvente. As ilustrações são coloridas e dinâmicas, mas de um jeito que acalma e diverte ao mesmo tempo.
Esse livro sempre rende boas risadas antes de dormir e ajuda a minha filha a se acalmar e finalmente se entregar ao sono.