Nike, Adidas e Asics se destacam por oferecer tecnologia de amortecimento, ventilação e estabilidade, fundamentais para corrida, academia ou caminhada.
Quando se fala em tênis para atividades físicas, a Nike é uma marca que eu sempre volto. Eu uso tênis da Nike há anos, e a qualidade deles nunca me decepcionou.
Para treinos intensos, como corridas e treinos de alta intensidade, os modelos deles, especialmente os da linha Air Zoom, são os meus favoritos. O que mais gosto é o sistema de amortecimento, que oferece uma sensação de conforto sem deixar de ser responsivo.
Além disso, a durabilidade deles é incrível. Já fiz várias corridas longas com os meus tênis Nike e, mesmo depois de tanto uso, continuam firmes, sem perder o conforto.
Eu sempre vejo muitos atletas e frequentadores de academia usando Nike, e não é à toa: eles realmente sabem o que estão fazendo quando se trata de desempenho.
A Adidas também está sempre no topo da lista para quem pratica atividades físicas regularmente. Eu sou um grande fã da linha UltraBoost da marca, que tem um conforto absurdo.
Quando comecei a correr mais frequentemente, eu precisava de um tênis que fosse leve, mas ao mesmo tempo me oferecesse aquele amortecimento e estabilidade para as corridas.
A tecnologia Boost foi a solução perfeita! Eu me senti como se estivesse pisando em nuvens, e isso me ajudou a aumentar o meu desempenho, pois não senti os pés tão cansados após os treinos.
Sem contar que a Adidas tem uma estética bem legal, com designs modernos que combinam bem tanto para o esporte quanto para o dia a dia.
Quando comecei a correr mais sério, um amigo me recomendou a Asics, e desde então não troquei mais. A linha Gel da marca é, para mim, uma das melhores quando o assunto é amortecimento e estabilidade.
Eu usava o Asics Gel Kayano, que tem uma ótima estrutura para os pés e oferece suporte para quem precisa de mais controle nos movimentos.
É uma marca super respeitada entre corredores, e, por experiência própria, posso dizer que a Asics entrega muito conforto e resistência.
Eu adoro o encaixe no pé, a sensação de estar com um tênis que realmente “entende” as necessidades do meu pé, especialmente durante as corridas mais longas ou até nos treinos de musculação.
Eu sempre fui fã de Puma quando o assunto é tênis para atividades físicas, principalmente para treinos de força e treino funcional.
A marca tem uma linha bem focada no desempenho, com tênis que são leves, mas com uma base sólida.
A Puma tem uma tecnologia de amortecimento muito interessante, que distribui o impacto de maneira eficiente, e isso ajuda a reduzir o estresse nos pés e nas articulações durante os exercícios.
Além disso, a estética dos tênis Puma também me agrada, com modelos mais esportivos, mas com um toque de estilo para usar fora da academia também.
É uma marca que tem me atendido bem nos últimos tempos, especialmente quando preciso de algo mais versátil.
Como escolher um bom tênis esportivo?
A Reebok, para mim, sempre foi sinônimo de durabilidade e conforto. Eu gosto especialmente da linha de tênis voltada para o Crossfit e para treinos de alta intensidade, como os Reebok Nano.
Quando comecei a fazer treinos mais pesados, como levantamento de peso e atividades de resistência, esses tênis foram fundamentais, pois têm uma base mais firme, que oferece mais estabilidade durante os movimentos.
Além disso, a parte superior do tênis é bem respirável, o que ajuda a manter os pés frescos, mesmo nas sessões mais intensas.
A Reebok sempre foi uma marca que soube unir a funcionalidade ao design, e eu realmente aprecio isso.
Quando vou escolher um bom tênis esportivo, a primeira coisa que eu faço é verificar o conforto. Eu não consigo usar um tênis que não se ajuste bem aos meus pés, então experimento bastante antes de tomar qualquer decisão.
O tênis precisa ficar justo no calcanhar e na parte frontal sem apertar os dedos, mas também não pode ser largo demais a ponto de escorregar. O conforto vai muito além do tamanho, é a sensação que o tênis proporciona ao caminhar ou correr.
Para mim, o melhor tênis esportivo é aquele que, assim que calço, já me sinto confortável, sem precisar de um longo período de adaptação. O ajuste adequado é tudo, seja para corrida, caminhada ou treino.
Outro ponto que considero essencial na escolha de um tênis esportivo é o tipo de tecnologia de amortecimento que ele oferece. Eu gosto de ver se o tênis tem uma boa tecnologia para absorção de impactos, especialmente porque passo muito tempo em movimento.
Se for um tênis de corrida, por exemplo, a absorção de impacto nas áreas do calcanhar e na parte da frente do pé é algo que me chama a atenção.
Sempre que experimenta um modelo novo, faço questão de caminhar ou dar algumas corridas curtas para sentir se ele proporciona uma boa resposta ao movimento.
Se a sensação for de que estou batendo muito forte no chão, então sei que a tecnologia de amortecimento não é a ideal para mim.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- As sandálias da Melissa ainda valem a pena hoje em dia?
- As sandálias da Schutz são realmente confortáveis para o dia todo?
- Quais marcas de sandálias são mais recomendadas para conforto no verão?
- Quais marcas oferecem as melhores opções de calçados para pessoas com problemas nos pés (ex: fascite plantar, joanete)?
- Quais marcas nacionais de tênis têm se destacado por design e sustentabilidade?
- Quais marcas de botas oferecem melhor desempenho em ambientes frios ou úmidos?
- Quais marcas de calçados infantis são mais recomendadas por pediatras?
- Quais marcas de sapatos sociais masculinos oferecem elegância e conforto ao mesmo tempo?
Quando se trata de tênis esportivo, material de qualidade é imprescindível. Eu sempre verifico se o tênis é feito com materiais respiráveis, como malha ou mesh, porque isso ajuda na ventilação dos pés e evita que fiquem muito suados durante os treinos.
Além disso, a durabilidade do material é importante para mim, já que não gosto de ter que trocar de tênis toda hora.
Modelos que são reforçados nas áreas de maior desgaste, como a parte de trás do calcanhar e os lados, geralmente me parecem mais resistentes.
A sola também é algo que olho com atenção, ela precisa ser de material resistente, como borracha de alta qualidade, para garantir que o tênis aguente bem o uso diário e não se desgaste muito rápido.
Eu sempre tento lembrar qual será o meu foco ao escolher o tênis. Se for para correr, vou procurar um tênis mais leve, com bom amortecimento e que seja aerodinâmico, para não me sobrecarregar durante o exercício.
Se for para treinos de musculação ou atividades mais intensas, gosto de escolher tênis com uma base mais firme, que me dê estabilidade.
Existem tantas opções no mercado que, se eu não focar na finalidade específica do tênis, posso acabar comprando algo que não seja adequado.
Um tênis feito para corrida, por exemplo, pode não ser tão bom para treino funcional ou para caminhar longas distâncias. Então, definir qual será o uso principal é sempre o primeiro passo.