Quais os melhores livros para estudar para concurso?

Estou buscando materiais que cubram os conteúdos exigidos nos concursos públicos, desde as disciplinas básicas até as específicas de cada cargo. Quais são os livros mais recomendados para quem está se preparando para concursos?

8 curtidas

Para mim, o livro “Manual de Direito Administrativo” do José dos Santos Carvalho Filho foi um divisor de águas.

É super completo e fácil de entender, o que me ajudou muito a fixar o conteúdo. Como o Direito Administrativo cai em quase todos os concursos, acho que esse é um dos melhores livros para quem está começando

4 curtidas

Eu comecei meus estudos para concurso usando o “Curso de Direito Constitucional” do Alexandre de Moraes.

Curso de Direito Constitucional

O livro é muito bom, com explicações claras e diretas. Além disso, ele sempre atualiza as edições, o que é essencial porque as leis mudam muito. Para quem está focado em concursos da área jurídica, recomendo fortemente.

7 curtidas

Um livro que me ajudou demais nas disciplinas de exatas foi o “Matemática para Concursos” do Renato da Costa. Ele é ótimo porque traz muitos exercícios comentados, além de explicar conceitos que parecem difíceis de uma forma mais simples. Me salvou em várias questões de raciocínio lógico.

6 curtidas

Quando comecei a estudar para concursos, o “Gramática para Concursos” do Fernando Pestana virou meu melhor amigo.

A língua portuguesa é uma das disciplinas mais cobradas, e esse livro traz desde as regras básicas até questões mais complexas, com muitos exemplos e exercícios para praticar.

4 curtidas

Se você gosta de ler, acho que esses tópicos aqui podem te interessar! Dá uma olhada.

6 curtidas

Quais dicas vocês podem dar pra quem ta começando a estudar para concurso?

4 curtidas

Eu comecei com foco total em questões anteriores. Isso me ajudou a entender o estilo das perguntas e como os assuntos são cobrados. Além disso, criei uma tabela de estudos para cada matéria. Isso me ajudou a visualizar o que eu já tinha visto e o que ainda faltava estudar. Aqui está um exemplo de como eu organizo:

Matéria Tempo de Estudo (diário) Revisão Questões Resolvidas
Português 2 horas Sim 50 questões
Direito Constitucional 1 hora Sim 30 questões
Raciocínio Lógico 1 hora Não 20 questões
Informática 1 hora Sim 15 questões

Essa tabela me ajudou a ter um controle exato do que eu estava fazendo e me motivou a seguir o cronograma certinho.

6 curtidas

Uma coisa que funcionou para mim foi adotar *técnicas de memorização, como mapas mentais e resumos. Eu não conseguia absorver tanto conteúdo só lendo, então comecei a escrever os pontos principais e fazer resumos no final de cada aula ou capítulo. Além disso, praticar a técnica de *revisão espaçada me ajudou a fixar os conteúdos a longo prazo. Não adianta estudar tudo de uma vez; é preciso dar tempo para o cérebro absorver as informações.

4 curtidas

Se eu tivesse que escolher um livro para recomendar a quem vai fazer concursos de tribunais ou da área fiscal, seria o “Direito Tributário” do Ricardo Alexandre.

O conteúdo é muito bem organizado e o autor tem uma didática excelente. Foi essencial na minha preparação.

12 curtidas

Um dos melhores livros que já usei foi o “Organização do Estado e Administração Pública” do Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Eles têm uma linguagem simples, mas cobrem todos os tópicos importantes que caem em concursos públicos. Foi uma das minhas principais fontes de estudo para as provas de Analista e Técnico.

4 curtidas

Eu confesso que comecei de forma desorganizada, comprando materiais que nem sabia se eram os melhores. Só depois percebi a importância de escolher materiais de qualidade e direcionados ao edital. Então, minha dica é pesquisar bastante sobre os professores e cursos disponíveis. Hoje em dia, eu sempre dou preferência a cursos online com boa reputação. Além disso, estudar pelos editais anteriores me ajudou a focar no que realmente cai na prova.

5 curtidas