Quais são os melhores cursos online para aprender programação?

Quando eu decidi aprender programação, confesso que fiquei completamente perdido. Com tantas opções online, parecia impossível saber por onde começar. Depois de testar vários cursos, errei bastante, acertei outros, e hoje posso dizer com segurança: existem alguns cursos que realmente fazem a diferença para quem quer aprender a programar de verdade!

A seguir, vou compartilhar minhas experiências e as melhores opções de cursos online que encontrei pelo caminho.

Por que escolher um bom curso é tão importante?

Aprender a programar é como aprender um novo idioma: se você não tiver uma boa base, vai se frustrar rapidamente. Um bom curso faz toda a diferença, porque:

• Apresenta os conceitos de forma clara e prática
  • Oferece suporte e comunidades para tirar dúvidas
  • Estimula a prática constante
  • Mantém o aluno motivado

No meu caso, o que mais me ajudou foi encontrar cursos que ofereciam muitos exercícios práticos. Só assistir aulas não basta — você precisa colocar a mão no código o tempo todo.

Melhores plataformas e cursos que eu recomendo

Depois de muita pesquisa e experiência prática, aqui estão os cursos que mais me ajudaram e que eu recomendo de olhos fechados:

1. Alura

A Alura foi uma das minhas primeiras escolhas, e sinceramente, valeu cada centavo. A plataforma oferece uma quantidade enorme de cursos, desde lógica de programação até inteligência artificial.

Pontos positivos:

• Cursos em português e com ótima didática
  • Diversas trilhas de aprendizado (Web, Mobile, Dados, etc.)
  • Comunidade ativa para tirar dúvidas

Ponto que poderia melhorar:

• Alguns cursos são mais básicos, então pode ser necessário complementar com outras fontes.

Resumo em tabela:

Categoria Avaliação Pessoal
Didática Excelente
Variedade de cursos Muito boa
Custo-benefício Ótimo

2. Curso em Vídeo (Gustavo Guanabara)

Se você quer uma opção gratuita e de qualidade, não pode deixar de conhecer o Curso em Vídeo. O professor Gustavo Guanabara ensina de forma simples e divertida, especialmente para quem está começando.

Pontos positivos:

• Aulas gratuitas no YouTube
  • Conteúdo atualizado
  • Didática acessível para iniciantes

Ponto de atenção:

• Alguns cursos são mais voltados para a base teórica; pode faltar prática avançada.

3. Udemy

A Udemy foi outra plataforma que me ajudou muito, principalmente pelos cursos específicos, como desenvolvimento Web e Python para Data Science. Lá, você encontra cursos ótimos a preços bem acessíveis, principalmente durante promoções.

Dicas para escolher bem na Udemy:

• Sempre confira a nota do curso e leia os comentários
  • Veja a quantidade de alunos já matriculados
  • Prefira cursos atualizados recentemente

Minhas escolhas favoritas na Udemy:

• “The Complete JavaScript Course” do Jonas Schmedtmann
  • “Python 3 - Curso Completo” do Luiz Otávio Miranda

4. Rocketseat

Quando comecei a querer me aprofundar mais em React, Node.js e tecnologias modernas, encontrei a Rocketseat. A abordagem deles é super prática e direta ao ponto.

O que mais gostei:

• Foco em mercado de trabalho
  • Bootcamps intensivos como o Ignite (pago) e Discover (gratuito)
  • Comunidade extremamente engajada

Atenção:

• É ideal já ter uma base mínima de programação para aproveitar melhor os conteúdos.

Como escolher o melhor curso para o seu momento?

Cada pessoa tem um ritmo e um objetivo diferente. Para escolher o curso ideal, eu recomendo se perguntar:

• Estou começando do zero ou já tenho alguma base?
  • Quero programar por hobby ou para trabalhar na área?
  • Prefiro aprender com aulas teóricas, práticas ou projetos reais?

Uma dica pessoal que sempre deu certo comigo foi fazer uma lista simples para guiar minha escolha:

Critério Peso para mim (1-5)
Didática do professor 5
Preço ou gratuidade 4
Comunidade de apoio 3
Atualização do conteúdo 4
Material extra (exercícios) 5

Assim, fica muito mais fácil filtrar as opções e não ficar preso na indecisão.

Conclusão: minha jornada e o que aprendi

Se eu pudesse voltar no tempo e dar um conselho para mim mesmo quando comecei seria: não tenha medo de errar, pratique todos os dias e escolha cursos que falem a sua língua.

Hoje, consigo desenvolver projetos, estudar tecnologias novas e até ensinar outras pessoas — e isso só foi possível porque insisti em aprender da forma certa.

Se você ainda está em dúvida sobre qual curso fazer, recomendo começar pelo gratuito (como o Curso em Vídeo) para testar seu interesse, e depois investir em uma plataforma mais completa como a Alura ou a Udemy.

O mais importante é começar. Mesmo que seja com 10 minutos por dia, o progresso vem com o tempo!

7 curtidas

Adorei seu post! Estava justamente procurando indicações de curso. Você acha que a Alura é boa mesmo pra quem nunca programou nada? Tipo… nem HTML?

5 curtidas

Eu comecei do zero pela Alura! Eles têm uma trilha chamada Formação Lógica de Programação que é bem pra iniciante mesmo. Recomendo demais! Se quiser, depois te passo a sequência que eu fiz.

4 curtidas

Muito bom o resumo! Eu já fiz o Curso em Vídeo e acho top demais, mas sinto falta de projeto prático. Alguém aí que já usou a Rocketseat pode me dizer se lá é mais “mão na massa”?

5 curtidas

Mano, a Rocketseat é focada em prática mesmo! Principalmente no Ignite. Você constrói projeto real desde o começo. Só recomendo já ir com uma basezinha porque eles não ficam explicando o básico não.

4 curtidas

Alguém aqui já pegou curso na Udemy e achou ruim? Eu fico perdida porque tem tanto curso que não sei em quem confiar…

5 curtidas

Acontece, viu… Na Udemy o segredo é olhar a avaliação dos alunos e ver se o curso foi atualizado recentemente. Já comprei um curso barato que tava desatualizado e me arrependi.

5 curtidas