Quando eu decidi aprender programação, confesso que fiquei completamente perdido. Com tantas opções online, parecia impossível saber por onde começar. Depois de testar vários cursos, errei bastante, acertei outros, e hoje posso dizer com segurança: existem alguns cursos que realmente fazem a diferença para quem quer aprender a programar de verdade!
A seguir, vou compartilhar minhas experiências e as melhores opções de cursos online que encontrei pelo caminho.
- Quais os melhores livros para aprender programação?
- Como escolher um bom curso online de idiomas?
- Quais são os melhores livros para estudar para o Enem?
- Quais livros devo ler para entender melhor a história mundial?
Por que escolher um bom curso é tão importante?
Aprender a programar é como aprender um novo idioma: se você não tiver uma boa base, vai se frustrar rapidamente. Um bom curso faz toda a diferença, porque:
- Apresenta os conceitos de forma clara e prática
- Oferece suporte e comunidades para tirar dúvidas
- Estimula a prática constante
- Mantém o aluno motivado
No meu caso, o que mais me ajudou foi encontrar cursos que ofereciam muitos exercícios práticos. Só assistir aulas não basta — você precisa colocar a mão no código o tempo todo.
Melhores plataformas e cursos que eu recomendo
Depois de muita pesquisa e experiência prática, aqui estão os cursos que mais me ajudaram e que eu recomendo de olhos fechados:
1. Alura
A Alura foi uma das minhas primeiras escolhas, e sinceramente, valeu cada centavo. A plataforma oferece uma quantidade enorme de cursos, desde lógica de programação até inteligência artificial.
Pontos positivos:
- Cursos em português e com ótima didática
- Diversas trilhas de aprendizado (Web, Mobile, Dados, etc.)
- Comunidade ativa para tirar dúvidas
Ponto que poderia melhorar:
- Alguns cursos são mais básicos, então pode ser necessário complementar com outras fontes.
Resumo em tabela:
| Categoria | Avaliação Pessoal |
|---|---|
| Didática | Excelente |
| Variedade de cursos | Muito boa |
| Custo-benefício | Ótimo |
2. Curso em Vídeo (Gustavo Guanabara)
Se você quer uma opção gratuita e de qualidade, não pode deixar de conhecer o Curso em Vídeo. O professor Gustavo Guanabara ensina de forma simples e divertida, especialmente para quem está começando.
Pontos positivos:
- Aulas gratuitas no YouTube
- Conteúdo atualizado
- Didática acessível para iniciantes
Ponto de atenção:
- Alguns cursos são mais voltados para a base teórica; pode faltar prática avançada.
3. Udemy
A Udemy foi outra plataforma que me ajudou muito, principalmente pelos cursos específicos, como desenvolvimento Web e Python para Data Science. Lá, você encontra cursos ótimos a preços bem acessíveis, principalmente durante promoções.
Dicas para escolher bem na Udemy:
- Sempre confira a nota do curso e leia os comentários
- Veja a quantidade de alunos já matriculados
- Prefira cursos atualizados recentemente
Minhas escolhas favoritas na Udemy:
- “The Complete JavaScript Course” do Jonas Schmedtmann
- “Python 3 - Curso Completo” do Luiz Otávio Miranda
4. Rocketseat
Quando comecei a querer me aprofundar mais em React, Node.js e tecnologias modernas, encontrei a Rocketseat. A abordagem deles é super prática e direta ao ponto.
O que mais gostei:
- Foco em mercado de trabalho
- Bootcamps intensivos como o Ignite (pago) e Discover (gratuito)
- Comunidade extremamente engajada
Atenção:
- É ideal já ter uma base mínima de programação para aproveitar melhor os conteúdos.
Como escolher o melhor curso para o seu momento?
Cada pessoa tem um ritmo e um objetivo diferente. Para escolher o curso ideal, eu recomendo se perguntar:
- Estou começando do zero ou já tenho alguma base?
- Quero programar por hobby ou para trabalhar na área?
- Prefiro aprender com aulas teóricas, práticas ou projetos reais?
Uma dica pessoal que sempre deu certo comigo foi fazer uma lista simples para guiar minha escolha:
| Critério | Peso para mim (1-5) |
|---|---|
| Didática do professor | 5 |
| Preço ou gratuidade | 4 |
| Comunidade de apoio | 3 |
| Atualização do conteúdo | 4 |
| Material extra (exercícios) | 5 |
Assim, fica muito mais fácil filtrar as opções e não ficar preso na indecisão.
- Quais os melhores livros bibliográficos do momento?
- Quais são os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal?
- Quais são os melhores livros sobre economia?
- Quais os melhores livros para estudar para concurso?
Conclusão: minha jornada e o que aprendi
Se eu pudesse voltar no tempo e dar um conselho para mim mesmo quando comecei seria: não tenha medo de errar, pratique todos os dias e escolha cursos que falem a sua língua.
Hoje, consigo desenvolver projetos, estudar tecnologias novas e até ensinar outras pessoas — e isso só foi possível porque insisti em aprender da forma certa.
Se você ainda está em dúvida sobre qual curso fazer, recomendo começar pelo gratuito (como o Curso em Vídeo) para testar seu interesse, e depois investir em uma plataforma mais completa como a Alura ou a Udemy.
O mais importante é começar. Mesmo que seja com 10 minutos por dia, o progresso vem com o tempo!