Quero saber quais são as melhores marcas de queijo de Minas Gerais?
Eu sou completamente apaixonado pelos queijos de Minas Gerais, e para mim, os da região da Serra da Canastra são imbatíveis.
Entre as marcas mais incríveis que já experimentei, destaco o Roça da Cidade e o Capim Canastra.
Esses queijos têm aquela textura firme, um sabor intenso e um leve toque amanteigado que derrete na boca.
Além disso, gosto muito do trabalho artesanal dessas marcas, que respeitam a tradição mineira e usam leite cru de altíssima qualidade. Sempre que posso, compro direto dos produtores ou em lojas especializadas, porque o frescor faz toda a diferença!
Eu sou um grande fã de queijo e, sem dúvidas, Minas Gerais é o paraíso para quem ama esse laticínio. Entre tantas opções, um que nunca falta na minha geladeira é o Queijo do Reino da Cruzília.
Ele tem um sabor marcante, levemente picante e com uma textura super cremosa. Eu gosto dele puro, mas também fica ótimo em sanduíches e até mesmo acompanhado de um bom vinho tinto.
Além desse, a Cruzília tem outros queijos maravilhosos, como o Azul de Minas e o Brie de Alagoa, que são bem sofisticados e perfeitos para quem gosta de experimentar novos sabores.
Se tem uma marca que eu faço questão de recomendar para qualquer amante de queijo, é a Queijo d’Alagoa-MG.
Eles produzem alguns dos melhores queijos artesanais do Brasil e já ganharam prêmios internacionais.
O Queijo Faixa Azul, por exemplo, tem um sabor incrível e uma cura perfeita para quem gosta de queijos mais intensos.
O legal é que eles vendem online, então dá para receber essas delícias em qualquer lugar do Brasil. Eu gosto muito de harmonizar com geleias e um cafezinho mineiro fica simplesmente divino!
Se tem um queijo que marcou minha vida foi o Queijo do Sítio Solidão, lá da Serra da Canastra.
Eu conheci essa marca em uma feira gastronômica e, desde então, sempre que posso, trago um pedaço para casa.
Ele tem um sabor forte, um pouco picante, e a casca forma aquela crosta amarelada deliciosa. Além disso, eles trabalham com um processo totalmente artesanal, o que dá um toque especial.
O mais interessante é que, dependendo do tempo de maturação, o sabor muda bastante, então sempre há algo novo para experimentar.
Para mim, nenhum queijo supera o tradicional Queijo do Serro. Eu gosto especialmente do produzido pela marca Boa Vista, que mantém a receita tradicional passada de geração em geração.
Ele tem um sabor suave, levemente ácido, e uma textura que varia entre macia e quebradiça, dependendo da maturação.
Esse queijo é perfeito para comer puro ou derretido em receitas como pão de queijo e escondidinho. Para quem aprecia um bom queijo mineiro, o do Serro é uma escolha clássica e certeira, é a melhor marca de queijo!
Quero saber como escolher um bom queijo?
Eu sou bem exigente na hora de escolher um queijo. Sempre olho a textura, o cheiro e até a cor. Um queijo de qualidade tem que ter um aroma agradável, sem aquele cheiro muito forte de amônia ou ranço.
Também prefiro aqueles que são feitos com ingredientes mais naturais, sem muitos conservantes. Quando possível, compro direto de produtores artesanais, porque os sabores costumam ser mais autênticos e intensos.
Se tem uma coisa que eu não abro mão é de um queijo bem fresco! Para saber se ele está no ponto certo, eu sempre verifico a aparência: tem que estar úmido na medida certa, sem rachaduras ou manchas estranhas.
Também dou uma apertadinha para sentir a elasticidade se estiver muito duro ou seco, já sei que não está bom. E claro, sempre dou uma cheirada!
Um bom queijo fresco tem um aroma suave, sem cheiros estranhos.
Eu sou daqueles que gosta de queijos bem intensos, tipo gorgonzola, roquefort e cheddar envelhecido.
Para escolher, presto muita atenção na aparência: os queijos azuis, por exemplo, devem ter um bom equilíbrio entre as partes brancas e azuladas, sem mofo excessivo.
Também gosto de tocar para sentir a textura se estiver seco demais, pode ser que tenha passado do ponto. Ah, e se possível, provo antes de comprar, porque cada marca pode ter um sabor bem diferente.
Eu gosto de um queijo bom, mas sem gastar uma fortuna. Sempre comparo preços e leio os rótulos para ver se vale a pena.
Alguns queijos mais baratos são ótimos para o dia a dia, enquanto outros mais caros compensam para ocasiões especiais.
Também fico de olho nas promoções e tento experimentar marcas diferentes. Aprendi que nem sempre o queijo mais caro é o melhor às vezes, um nacional bem feito supera um importado caríssimo!
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!