Quais são os diferentes tipos de óleos de cozinha?

Se tem uma coisa que aprendi na cozinha é que o tipo de óleo faz toda a diferença! Já errei ao fritar com azeite e ver a fumaça tomar conta da casa, mas também já acertei ao usar o óleo certo para assar aquele frango crocante. Como escolher o melhor para cada situação? É o que vamos descobrir juntos agora!

Óleo de soja

O queridinho das cozinhas brasileiras! Ele é barato, fácil de encontrar e tem um sabor neutro, o que o torna versátil.

:white_check_mark: Bom para frituras e refogados
:white_check_mark: Rico em ácidos graxos essenciais
:cross_mark: Não é o mais saudável, pois passa por um processo de refinamento que pode reduzir seus benefícios

Azeite de oliva

Aqui está um dos meus favoritos! O azeite extra virgem é perfeito para saladas, massas e finalizações. Mas já tentei fritar batatas com ele e não foi uma boa ideia… o ponto de fumaça é baixo e o sabor ficou forte demais.

:white_check_mark: Rico em antioxidantes e gorduras boas
:white_check_mark: Ajuda na saúde do coração
:cross_mark: Não é ideal para frituras, pois pode perder propriedades benéficas em altas temperaturas

Óleo de girassol

Se você quer um óleo mais leve e com sabor neutro, o de girassol é uma boa escolha. Eu gosto de usá-lo para fazer bolos, pois não interfere no sabor da receita.

:white_check_mark: Boa fonte de vitamina E
:white_check_mark: Alto ponto de fumaça, ideal para frituras
:cross_mark: Pode conter altos níveis de ômega-6, que em excesso não é tão benéfico

Óleo de milho

Parecido com o de girassol, ele é leve e tem um sabor suave. Uso bastante para fazer pipoca, pois deixa um gostinho delicioso!

:white_check_mark: Boa opção para frituras e assados
:white_check_mark: Rico em fitoesteróis, que ajudam a reduzir o colesterol
:cross_mark: Passa por processos de refinamento que podem reduzir alguns nutrientes

Óleo de coco

Esse é aquele óleo que virou moda nos últimos anos. Eu já usei para cozinhar e até como hidratante de cabelo! Mas na cozinha, ele tem um sabor bem característico, o que pode não combinar com todas as receitas.

:white_check_mark: Rico em triglicerídeos de cadeia média (TMC), que ajudam na energia
:white_check_mark: Pode ser usado em preparos doces e frituras
:cross_mark: Tem muita gordura saturada, o que pode ser um problema para quem tem colesterol alto

Óleo de canola

Esse é um óleo controverso, pois alguns dizem que ele é super saudável, enquanto outros questionam seu refinamento. Eu gosto dele por ser bem neutro e ótimo para refogados!

:white_check_mark: Baixo teor de gordura saturada
:white_check_mark: Rico em ômega-3
:cross_mark: Pode conter traços de solventes devido ao processo de extração

Óleo de abacate

Esse é um dos menos conhecidos, mas eu tive a curiosidade de testar e adorei! Tem um sabor suave e um ponto de fumaça bem alto, perfeito para grelhados.

:white_check_mark: Rico em gorduras monoinsaturadas
:white_check_mark: Bom para frituras e refogados
:cross_mark: Caro e difícil de encontrar

Tabela comparativa

Para facilitar a escolha, aqui está um resumo rápido dos principais tipos de óleo e suas características:

Óleo Melhor Uso Benefício Principal Ponto de Fumaça
Soja Frituras, refogados Rico em ácidos graxos Alto
Azeite Saladas, finalização Antioxidantes e ômega-9 Baixo
Girassol Frituras, bolos Fonte de vitamina E Alto
Milho Pipoca, assados Reduz colesterol Alto
Coco Doces, frituras leves Triglicerídeos de cadeia média Alto
Canola Refogados, cozidos Rico em ômega-3 Alto
Abacate Grelhados, frituras Gorduras saudáveis Muito Alto

Qual o melhor óleo para cada situação?

Agora que você conhece os diferentes tipos de óleo, a escolha depende do tipo de preparo e do seu objetivo na cozinha:

• Para frituras: óleo de soja, girassol, milho ou abacate
  • Para saladas: azeite extra virgem
  • Para bolos e doces: óleo de girassol ou de coco
  • Para um estilo de vida saudável: azeite, abacate e canola

A escolha do óleo certo pode fazer toda a diferença tanto no sabor quanto na saúde! Eu gosto de variar de acordo com a necessidade do momento: azeite para saladas, óleo de coco para receitas doces e um bom óleo de girassol para frituras. E você, tem um favorito? Conta para mim nos comentários!

Dica pessoal: E uma das melhores marcas de óleo de cozinha são os da Galo!

7 curtidas

Nossa que post incrivel, vai me ajudar muito!

5 curtidas

Nossa, nunca tinha pensado que o óleo de abacate era bom para frituras! Sempre achei que ele fosse só para saladas. Alguém já testou? Ele altera muito o sabor dos alimentos?

4 curtidas

Eu já usei para grelhar carnes e ficou ótimo! Não alterou o sabor, mas senti que a carne ficou mais suculenta. Para fritura profunda, nunca tentei… alguém aqui já?

4 curtidas

Eu já fritei batatas com óleo de abacate! Ficaram super crocantes e não ficaram encharcadas de óleo. Mas o problema é o preço, né? Muito caro para usar sempre. :sweat_smile:

5 curtidas