Quero saber qual a melhor cafeteira: de vidro ou de inox?
Eu já usei os dois tipos de cafeteira, e, sinceramente, prefiro as de vidro. O motivo? Simples: a experiência sensorial é muito melhor.
Quando faço café, gosto de ver o líquido escorrendo, a cor se formando e a leveza da borra sendo filtrada. Com a cafeteira de vidro, consigo acompanhar esse processo, e isso me dá uma sensação de controle maior sobre o café.
Além disso, o vidro não altera o sabor da bebida. Já tive uma de inox que, com o tempo, começou a deixar um leve gosto metálico no café nada muito forte, mas para quem é exigente com sabor, isso pode incomodar.
O único problema é que o vidro quebra fácil. Já perdi duas cafeteiras assim, então se você for desastrado, talvez o inox seja uma escolha mais segura, e as cafeteiras da Philco é a melhor marca de cafeteira que já usei!
Eu sou do tipo que gosta de praticidade, então minha escolha é sempre a cafeteira de inox. Já passei pelo pesadelo de derrubar uma cafeteira de vidro no chão e ver meu café da manhã acabar em cacos… Depois disso, decidi nunca mais ter uma dessas em casa.
O inox é mais durável, não trinca com variações de temperatura e não mancha com o tempo. Outra vantagem é que ele retém o calor por mais tempo, então se faço café e preciso sair um pouco antes de tomar, sei que ainda vai estar quente quando voltar.
Claro, tem gente que reclama do gosto metálico, mas, sinceramente, nunca senti nada disso. Acho que isso pode depender da qualidade do inox utilizado.
Eu já fui garçom em uma cafeteria artesanal e aprendi que o material da cafeteira influencia muito no sabor do café.
O vidro é um material inerte, ou seja, ele não interfere na bebida. Isso significa que o café que você faz na primeira vez será igual ao que você faz na centésima vez, desde que a cafeteira esteja bem limpa.
Já com o inox, eu percebo uma leve alteração no sabor ao longo do tempo, principalmente se ele não for de alta qualidade.
Além disso, se você deixa o café muito tempo na cafeteira de inox, ele pode oxidar e ganhar um amargor desagradável. Então, para quem valoriza o sabor original do café, eu diria que a de vidro é a melhor opção.
Como cuida berm da cafeteira?
Comprei uma cafeteira de vidro certa vez e ela durou… três meses. Quebrou na pia enquanto eu lavava. Depois disso, comprei uma de inox e foi uma das melhores decisões que já tomei. Já tenho ela há quase cinco anos e continua perfeita.
Além da resistência, eu também percebo que ela mantém o café quente por mais tempo, e isso evita desperdício.
Se faço café e sobra um pouco, posso deixar na cafeteira sem medo de esfriar rápido. No final das contas, acho que é um investimento melhor porque dura mais e economiza energia (já que não preciso ficar reaquecendo).
Olha, eu sempre tive o costume de limpar minha cafeteira depois de cada uso. Pode parecer exagero, mas isso evita o acúmulo de resíduos de café e mantém o sabor sempre puro.
Além disso, uma vez por mês, passo uma solução de água com vinagre pra descalcificar tudo. Só depois encho com água limpa umas duas vezes pra tirar qualquer gosto residual. Funciona muito bem!
Eu confesso que só comecei a cuidar direito da minha cafeteira depois que ela começou a entupir. Descobri que não limpar o reservatório e deixar restos de pó acumulados era um convite pra problemas.
Hoje em dia, faço questão de lavar o filtro e limpar o compartimento de água com frequência. Também evito usar água da torneira direto, porque aqui tem muito cloro e isso estraga os componentes.
Pra mim, o segredo de manter uma cafeteira funcionando bem é a rotina. Sempre jogo fora o café que sobra, nunca deixo água parada e lavo o filtro direitinho. Outra coisa que aprendi foi a não usar produtos de limpeza fortes, porque podem danificar as peças. O vinagre resolve quase tudo!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de cafeteira de filtro?
- Como escolher uma boa cafeteira italiana?
- Que marca de cafeteira italiana é a mais indicada?
- Qual é a melhor cafeteira automática disponível?
- Qual a melhor marca de cafeteira do momento?
- Qual é a melhor marca de cafeteira expresso com moedor?
- Posso usar cápsulas de três corações na Nespresso?
- Qual é a melhor cafeteira elétrica com jarra inox?
- Qual a melhor marca de cafeteira programável?
- Qual a melhor marca de máquina de café em cápsula?
Minha cafeteira já tem uns bons anos e ainda funciona como nova. O truque? Nunca deixo ela suja, evito forçar o compartimento de cápsulas (tenho uma de espresso) e faço a descalcificação com frequência. Muita gente esquece disso e depois reclama que a máquina parou de funcionar. Cuida direito que ela dura muito mais!