Qual a melhor marca de arroz tipo 1?

Gente, estou com uma dúvida; qual a melhor marca de arroz tipo 1?

7 curtidas

Olha, eu já testei várias marcas de arroz tipo 1 e, pra mim, Tio João ainda é imbatível. O grão vem limpinho, uniforme e quase não levanta aquele pó branco quando a gente lava.

Fora que ele cozinha super bem e não empapa, sabe? Fica soltinho, com aquele sabor neutro ideal pra combinar com tudo seja um feijão caseiro ou um frango assado no domingo.

Já tentei economizar comprando marcas mais baratas, mas a diferença é gritante. Eu prefiro pagar um pouco mais e ter certeza de que vai sair uma panela perfeita.

7 curtidas

Sempre fui muito fã do Arroz Camil. Aqui em casa a gente não abre mão. Ele rende bem, cozinha rápido e o sabor é muito bom, não tem aquele cheiro estranho que algumas marcas mais baratas têm.

Eu cozinho arroz praticamente todo dia e já peguei uns pacotes de marcas que nem terminava de usar, de tão ruim que era o gosto.

O Camil, além da qualidade, é fácil de encontrar, e volta e meia tem promoção no mercado. Então pra mim, é a melhor opção de tipo 1 disparado.

5 curtidas

Confesso que eu era da turma do Tio João por muitos anos, mas recentemente me apaixonei pelo Urbano. É um arroz que me surpreendeu.

Achei o grão bem mais branquinho, e ele cozinha muito bem. A textura fica ótima, e até o cheiro que sobe na hora que a água começa a secar me agrada (sou dessas que ama o cheiro da comida cozinhando rs).

Aqui em casa, todo mundo comentou quando troquei, sem eu dizer nada! A diferença é sutil, mas percebi que ele fica mais leve no prato. Recomendo muito pra quem gosta de arroz soltinho.

4 curtidas

Gente, eu sei que o povo sempre fala das marcas mais famosas, mas eu queria destacar o arroz Prato Fino. Comprei por indicação da minha mãe e não me arrependi.

O grão vem bem selecionado, quase não acho grãos quebrados. Ele cozinha com uma facilidade enorme, e o resultado final é aquele arroz branquinho, bonito no prato.

Às vezes o pessoal acha que marca boa é só a que tá na propaganda, mas esse é um arroz tipo 1 que cumpre o que promete e tem um ótimo custo-benefício.

5 curtidas

Como saber se o arroz é de boa qualidade?

4 curtidas

Pra mim, a melhor marca de arroz tipo 1 é a Blue Ville. Sei que ela é mais conhecida no Sul, mas aqui em casa a gente sempre achou de vez em quando nos mercadinhos e, quando acho, já compro logo uns 3 pacotes.

É um arroz super saboroso, cozinha rápido e sem precisar ficar mexendo muito. Ele não empapa e fica bem soltinho mesmo quando esfria.

Quando faço arroz à grega com ele, os legumes misturam tão bem que parece de restaurante. Pena que nem sempre acho fácil aqui no Ceará.

5 curtidas

Olha, pra mim, saber se o arroz é de boa qualidade vai muito além da marca. Eu aprendi isso na cozinha de casa, vendo minha mãe e minha avó.

A primeira coisa que eu olho é a aparência dos grãos: eles precisam estar uniformes, inteiros e bem branquinhos (ou amarelados, se for tipo parboilizado). Se o arroz estiver com muitos grãos quebrados, meio esfarelados, ou com cor estranha, já desconfio.

Outro ponto: eu sempre dou uma olhada se tem muita sujeira ou pedras misturadas. Já comprei pacotes mais baratos que vinham com um monte de impurezas. Hoje em dia, pago um pouco mais caro, mas evito esse tipo de dor de cabeça.

E tem mais: quando cozinho, arroz bom não vira papa. Ele cozinha por igual, fica soltinho e com cheiro agradável. O arroz que empapa ou fica com cheiro de ranço pode até ter sido barato, mas no final das contas, o prejuízo é maior.

5 curtidas

Trabalho com marmitas há quase cinco anos e, nesse tempo, aprendi na marra a identificar um arroz de boa qualidade. A primeira coisa que observo é a origem geralmente, os produtores da região Sul e Centro-Oeste têm grãos melhores.

Depois, vem a classificação no pacote: o arroz tipo 1 é o melhor, com menos grãos quebrados. Pra quem compra a granel, o truque é colocar um punhado na mão e sentir o peso e a textura.

Arroz bom é mais “pesadinho” e os grãos deslizam entre os dedos, não ficam empapados. Ah, e dou atenção total ao cheiro. Um arroz que tem cheiro de mofo, velho ou de óleo velho nem entra na minha cozinha.

Quando cozinho, o arroz bom rende mais, fica bonito no prato e tem sabor suave. No meu ramo, isso faz toda a diferença.

4 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!

4 curtidas

Eu sou o tipo de pessoa que adora fazer compras no mercado, mas confesso que com arroz sou meio exigente. Já me decepcionei bastante por comprar só olhando a marca ou o preço.

Hoje em dia, o que eu faço é comprar um pacote pequeno primeiro pra testar em casa. Cozinho e vejo se ele cozinha por igual, se não empapa, se os grãos ficam bonitos e firmes.

Também observo o cheiro antes e depois de cozinhar. Um arroz de boa qualidade tem um cheiro neutro ou levemente doce quando cru, e não solta cheiro ruim durante o cozimento.

E claro, a embalagem tem que estar bem lacrada e com validade ok se tiver aquele pó branco no fundo, tipo farinha, já desconfio de má conservação. Depois que acho um arroz bom, compro de quilo ou pacote maior, porque vale a pena.

5 curtidas

Moro no interior desde que nasci e aqui a gente tem muito hábito de comprar arroz de pequenos produtores. Então acabei aprendendo a identificar um bom arroz com alguns truques simples.

O primeiro é observar se o arroz está limpo se tem pedrinhas, palhas ou muita sujeira, é sinal de que o processo foi mal feito.

Outro detalhe que aprendi com minha vizinha é colocar um pouco de arroz cru na boca e mastigar seco (sem engolir): o arroz de boa qualidade tem uma certa resistência e não vira uma pasta logo. Ele é firme.

Também olho muito o grau de umidade. Se está úmido demais, é sinal de má armazenagem e isso dá problema depois. E mais: o arroz bom, quando cozinha, não solta muita goma, então o caldo da panela não fica branco leitoso. Arroz bom é discreto até nisso.

5 curtidas