Se tem um eletrodoméstico que mudou minha vida na cozinha, foi a fritadeira sem óleo! Sério, desde que comprei minha primeira, nunca mais quis saber de fritura tradicional. E olha que aqui em casa adoramos batata frita, nuggets, coxinha, pão de alho… enfim, tudo que vai na Air Fryer fica mais gostoso (e mais saudável!).
Mas, com tantas marcas no mercado, bate aquela dúvida: Qual a melhor marca de fritadeira sem óleo? Se você também está nesse dilema, vou te contar minha experiência real, o que observei nos modelos que testei e as marcas que mais gostei (ou nem tanto assim).
O que eu considero essencial numa boa fritadeira sem óleo?
Antes de falar das marcas, quero compartilhar os critérios que uso pra avaliar uma air fryer. Isso fez toda a diferença na hora da escolha:
Capacidade: moro com mais duas pessoas, então uma air fryer de 4 a 5 litros é ideal aqui.
Tempo de preparo: algumas marcas são mais rápidas que outras! E quando a fome bate, faz diferença
Facilidade de limpeza: se for difícil de lavar, já sei que vou evitar usar…
Controles intuitivos: gosto de painel digital, mas já usei modelos com botão giratório que também funcionam bem.
Preço x durabilidade: nem sempre a mais cara é a melhor, e já me surpreendi com modelos acessíveis!
Minhas marcas favoritas de fritadeira sem óleo
Testei algumas marcas ao longo dos últimos anos, tanto em casa quanto na casa de amigos e familiares. Abaixo, preparei um comparativo em tabela com as que mais se destacaram (positiva e negativamente):
| Marca | Modelo testado | Pontos fortes | Pontos fracos | Nota pessoal (0 a 10) |
|---|---|---|---|---|
| Philips Walita | Viva Collection TurboStar | Muito eficiente, durável, design bonito | Mais cara que outras similares | |
| Mondial | Family Inox AFN-40 | Boa capacidade, custo-benefício excelente | Botões manuais podem ser menos precisos | |
| Britânia | Air Fry Oven BFR2100P | Multiuso (forno + air fryer) | O tamanho ocupa bastante espaço | |
| Arno | Ultra AirFry Digital | Silenciosa, interface intuitiva | Cesto meio difícil de limpar | |
| Electrolux | Efficient Air Fryer EAF10 | Design moderno, painel digital elegante | Pouca capacidade (ideal pra 1 ou 2 pessoas) |
Minha experiência prática com as marcas
Philips Walita:
Foi minha primeira air fryer e me surpreendeu muito. Ela é potente, fácil de limpar e, mesmo usando quase todos os dias, durou mais de 3 anos sem apresentar problemas. O preço é salgado, mas vale se você quer qualidade e durabilidade.
Mondial:
Hoje estou usando uma da Mondial, e confesso que estou apaixonada! Faz batata crocante, pão de queijo no ponto e esquenta tudo rapidinho. Por ser mais acessível, considero o melhor custo-benefício do mercado!
Britânia:
Usei uma dessas quando passei uns dias na casa da minha irmã. O fato de ser tipo forno é legal, dá pra assar pão, pizza e até bolo. Mas achei grande demais pro espaço da minha cozinha…
Arno:
Testei na casa de uma amiga e achei bem silenciosa (algo que me incomoda em alguns modelos). A parte chata é lavar o cesto, que gruda um pouco dependendo da receita.
Electrolux:
Amei o visual, super clean e moderno! Mas senti que, pra porções maiores, ela deixava a desejar. Ideal pra quem mora sozinho ou faz pouca comida.
Então… qual a melhor marca de fritadeira sem óleo?
Depende do seu perfil! Mas, se eu tivesse que indicar pra um amigo agora, com base em tudo que já testei, diria:
Melhor no geral: Philips Walita
Melhor custo-benefício: Mondial
Mais versátil: Britânia Air Fry Oven
Receitinha bônus: pão de alho na air fryer (que sempre faço!)
Só pra fechar com chave de ouro, compartilho minha receita favorita que aprendi testando a fritadeira:
Ingredientes:
- 4 pães franceses amanhecidos
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho amassados
- Salsinha a gosto
- Queijo ralado (opcional)
Modo de preparo:
- Misture o alho, manteiga e salsinha.
- Corte os pães ao meio e passe a mistura.
- Se quiser, coloque queijo por cima.
- Leve à air fryer por 6 a 8 minutos a 180 °C.
Fica simplesmente maravilhoso!
E você, já tem sua air fryer favorita?
Deixa aqui nos comentários a marca que você usa ou pretende comprar. Quem sabe a gente troca mais dicas e receitas?
Se tiver dúvidas ou quiser comparar modelos, pode me chamar que ajudo com prazer!
Até o próximo post! E boas fritadas — sem óleo e sem culpa!