Se tem um eletrodoméstico que revolucionou minha cozinha nos últimos tempos, foi a airfryer. Já usei modelos básicos e intermediários, de várias marcas, mas recentemente resolvi dar um passo além e testar a Philips HD9867/90, uma das versões mais completas (e caras) do mercado.
Essa airfryer é parte da linha Avance Collection Smart Sensing, com sensores inteligentes, alta capacidade e acabamento premium. Mas será que ela justifica o investimento alto?
Vou contar com detalhes o que achei de verdade, incluindo os pontos que mais gostei — e também os que me incomodaram.
[center]
[/center]Primeiras impressões e montagem
A Philips HD9867/90 chegou muito bem embalada, com todos os itens protegidos por isopor e plásticos reforçados. A montagem em si foi nula: é só tirar da caixa, lavar as partes internas e começar a usar.
O visual impressiona logo de cara. Ela é grande, robusta e com um acabamento preto brilhante, meio espelhado. Parece até um eletrodoméstico de outro nível. O cesto com 7,3 litros também chama atenção.
Pontos fortes
- Tecnologia Smart Sensing: sensores que ajustam automaticamente tempo e temperatura conforme o tipo de alimento. Isso funciona mesmo!
- Não precisa pré-aquecer: diferente de outros modelos, ela já começa no modo ideal.
- Muito silenciosa: mal se ouve o funcionamento.
- Textura impecável nos alimentos: tudo fica crocante por fora e macio por dentro.
- Display digital intuitivo: fácil de navegar, com botões simples e resposta rápida.
- Capacidade generosa: dá para fazer comida para até 4 pessoas sem precisar dividir em várias etapas.
- Cesto com grade removível: facilita muito a limpeza, além de ser antiaderente e resistente.
Pontos fracos
- Preço elevado: é uma das airfryers mais caras do mercado (paguei mais de R$ 2.000).
- Muito grande e pesada: ocupa bastante espaço na bancada (quase 8 kg!).
- Poucas receitas no app: esperava mais sugestões no NutriU, app da Philips.
- A tampa superior esquenta bastante: precisa de espaço livre ao redor para não danificar móveis.
Notas por critério
| Critério | Nota (0 a 10) | Comentário rápido |
|---|---|---|
| Desempenho | 9,5 | Alimentos ficam prontos rápido e com ótima textura, mesmo sem pré-aquecimento. |
| Facilidade de uso | 9,0 | Sistema inteligente ajuda muito, mas falta um botão de atalho para funções salvas. |
| Design e acabamento | 9,0 | Moderna, elegante, bem construída. Só esquenta bastante na parte de cima. |
| Limpeza | 8,5 | Fácil de limpar, mas a grade interna poderia ter encaixe mais simples. |
| Capacidade | 10,0 | Cesta enorme! Ideal para famílias ou quem cozinha em quantidade. |
| Ruído | 9,5 | Extremamente silenciosa, mesmo no modo turbo. |
| Consumo de energia | 8,0 | Consome mais que modelos menores, mas é compatível com a potência que entrega. |
| Custo-benefício | 7,5 | É ótima, mas o preço ainda é bem salgado. |
Nota final: 8,9 / 10
Apesar de alguns pontos de atenção, a Philips HD9867/90 me surpreendeu muito positivamente. A tecnologia Smart Sensing realmente funciona e evita que a gente tenha que ficar vigiando ou abrindo o cesto o tempo todo.
[center]
[/center]Desempenho real no dia a dia
A minha maior surpresa foi com a eficiência na cocção dos alimentos, principalmente carnes. Fiz frango à passarinho congelado que ficou perfeito em 14 minutos.
A batata (tanto a congelada quanto a cortada em casa) ficou crocante por fora, macia por dentro e sem um pingo de óleo.
Ela também acertou muito no preparo de legumes, pão de alho, peixe empanado e bolinhos congelados.
Outra vantagem é a rapidez: enquanto outras airfryers levam 3–5 minutos só no pré-aquecimento, essa começa direto no ponto ideal.
E o barulho? quase zero!
Ela é uma das airfryers mais silenciosas que já testei. O barulho do ventilador é baixo e constante, o que me surpreendeu pelo tamanho do aparelho.
Consumo de energia
Segundo o manual, ela trabalha com 2.225W de potência, o que é bastante.
Aqui em casa, notei sim um aumento discreto na conta de luz, mas nada absurdo.
Pelo que pesquisei, o impacto é semelhante ao de um micro-ondas usado diariamente.
Veredito final: vale a pena?
Vale muito a pena se você:
- Busca um produto premium, com tecnologia de ponta
- Gosta de praticidade e precisão no preparo dos alimentos
- Cozinha com frequência e para mais de 2 pessoas
- Quer qualidade sem abrir mão da saúde
Pode não valer tanto se você:
- Tem pouco espaço na cozinha
- Usa esporadicamente
- Está com o orçamento mais apertado
Aqui estão vários canais confiáveis onde você pode encontrar a Philips Airfryer HD9867/90 (XXL Premium):
Onde comprar
- Amazon Brasil
Modelos da linha Airfryer Premium XXl muitas vezes estão disponíveis aqui, inclusive o HD9867/90 (Amazon Brasil). - Magazine Luiza
O site costuma listar versões da Airfryer XL/XXL da Philips — vale conferir regularmente (philips.pt). - Mercado Livre
Diversos vendedores oferecem o HD9867/90 com tecnologia de remoção de gordura, nova ou seminova (Mercado Livre). - Site oficial da Philips Brasil
Você pode conferir detalhes e, ocasionalmente, comprar direto do site (philips.pt). - Concessionárias internacionais
Na Europa, por exemplo, ela aparece no Carrefour ou Alza — bom para comparar preço e versões . - Philips Premium Airfryer XXL HD9867/90 – modelo exato com 7,3 L e tecnologia de remoção de gordura, oferecido no Mercado Livre por cerca de R$ 1.782 (preço pode variar).
- Philips Airfryer Essential XL 6,2 L – opção mais acessível na Magazine Luiza, embora menor e sem recursos smart.
- Philips Airfryer Série 1000 Duplo Cesto 7,1 L – solução para quem quer capacidade grande sem o custo premium do Smart Sensing.
Dicas ao comprar
- Confira o modelo — confirme sempre se é realmente o HD9867/90.
- Compare preços — o Mercado Livre e lojas oficiais podem variar bastante.
- Analise o estado do produto — novos ou recondicionados, atente-se à garantia.
- Considere alternativas — se quiser economizar e abrir mão dos sensores, modelos menores como uma Essential XL oferecem bom custo-benefício.
Depois de várias semanas usando a Philips HD9867/90, posso dizer que ela elevou completamente o nível da minha cozinha. É prática, bonita, eficiente e deixa os alimentos deliciosos com um toque de saúde que eu prezo bastante no dia a dia.
Mas também é verdade que o investimento é alto, e ela não é para todo mundo. Se você cozinha pouco ou tem espaço apertado, talvez um modelo mais compacto resolva. Agora, se você busca algo durável, inteligente e que realmente facilite a rotina, essa fritadeira entrega tudo isso com sobra.
No fim das contas, o que essa airfryer me ofereceu foi mais tempo livre, mais sabor nos pratos e menos bagunça pra limpar — e isso, pra mim, já vale muito.