Estou começando a ter cabelos brancos, mas queria cobri-los. Quais marcas vocês indicam?
Desde que meus fios brancos começaram a aparecer, uso Koleston. Acho que cobre 100% dos brancos, dura bastante e o tom fica uniforme. Claro que exige cuidados, mas pra mim funciona bem.
Tem muitas dicas aqui no fórum sobre tintar de cabelo. Os que mais me ajudaram foram esses aqui:
Troquei para a BeautyColor pelo custo-benefício e não me arrependi. A cobertura de fios brancos ficou bem próxima da que eu usava antes, com a vantagem de render mais e deixar o cabelo macio (a linha com Argan & Coco ajuda nisso).
No meu cabelo, o pigmento fixa rápido nos fios finos. Já nos fios grossos eu ganho cobertura deixando agir de 5 a 7 min a mais do que o tempo indicado. Também noto que o brilho dura bem quando selo com condicionador depois do enxágue.
Dicas que funcionaram comigo:
- Faça um teste de mecha e ajuste o tempo pelos trechos mais resistentes.
- Se tiver muitas áreas grossas/porosas, use revelador do mesmo volume em toda a raiz e aplique primeiro onde precisa de mais cobertura.
- Evite shampoo no dia da coloração e finalize com máscara hidratante para segurar o brilho e a cor.
Resumindo: preço melhor, cobertura quase idêntica e resultado bonito — só pedem esses minutinhos extras nos fios mais encorpados.
Também curto bastante a Imédia Excellence da L’Oréal. No meu cabelo ela entrega uma cobertura homogênea, especialmente nos fios brancos, sem aquele ressecamento que às vezes aparece depois das lavagens. A textura em creme espalha fácil, não escorre, e o cheiro é mais suave que outras que já usei.
Tenho usado o 5 Castanho Claro e gosto porque mantém o fundo natural sem puxar pro avermelhado.
Outro ponto positivo é o tratamento que vem junto: seguindo o passo a passo, o cabelo sai macio e com brilho, como se eu tivesse feito uma hidratação rápida junto da coloração.
Eu aplico primeiro na raiz, respeito o tempo de pausa do rótulo e, para manter a cor bonita por mais tempo, evito água muito quente nos dias seguintes.
No balanço geral, é uma das tintas com melhor equilíbrio entre cobertura, cuidado e durabilidade entre as que testei.
Se eu estivesse começando agora a cobrir os fios brancos, eu priorizaria resultado uniforme, cabelo tratado e praticidade.
Fios brancos costumam ser mais secos e resistentes ao pigmento, então a escolha da tinta e do oxidante certo faz toda a diferença, e manter a cor perto do tom natural ajuda a disfarçar o crescimento sem exigir tantos retoques.
O que realmente pesa na decisão:
- Cobertura total dos brancos (preferência por permanente quando há muitos fios).
- Fórmula com tratamento para minimizar ressecamento.
- Durabilidade para alongar o intervalo entre retoques.
- Tonalidade compatível com a base natural.
- Facilidade de aplicação em casa (kits completos, creme que não escorre).
Minhas escolhas favoritas para começar:
- Koleston – cobertura robusta e consistente nos brancos, ótima para quem quer segurança no resultado.
- L’Oréal Imédia/Excellence Creme – equilibra pigmentação forte com tratamento, deixando toque macio e brilho.
- BeautyColor – custo-benefício excelente, boa fixação e variedade de tons neutros que não “puxam” para o laranja.
Para aplicar em casa, faço raiz primeiro, respeito o tempo do rótulo e só “puxo” para o comprimento nos minutos finais, evitando saturar as pontas.
Um teste de mecha antes evita surpresas, e usar o oxidante no volume indicado garante cobertura sem “queimar” o fio.
Finalizo com máscara nutritiva e, nos dias seguintes, lavo com água morna e shampoo suave para preservar a cor. Assim, você ganha cobertura, brilho e menos retoques — sem sacrificar a saúde do cabelo.
Uso Maxton faz tempo e gosto principalmente da textura leve da tinta, que espalha fácil e cobre bem. Meus fios brancos são mais concentrados na frente, e ela cobre sem precisar reaplicar. A cor não desbota rápido e o cabelo não ficou ressecado. É uma tinta acessível, fácil de achar e com ótimo resultado — pra mim, cumpre o que promete.
Para mim, tinta boa para colorir cabelos brancos precisa cumprir esses requisitos:
-
Cobertura total — os brancos têm que sumir mesmo em áreas densas.
-
Durabilidade da cor — não queria retoque a cada 15 dias.
-
Tratamento no kit — cremes, óleos ou agentes que evitem ressecamento.
-
Aplicação uniforme — fórmula que deslize bem e não “queime” pontos mais claros.
-
Disponibilidade — queria algo fácil de achar em farmácia ou supermercado.
Se você está tentando colorir cabelos brancos em casa, esse vídeo do Cabeleireiro Rodrigo Cintra é muito valiosos, fica a dica ![]()
@LaraEsteves, já testei várias, mas a Koleston continua imbatível pra mim. Cobre tudo de primeira, mesmo quando os brancos já estão bem evidentes.
Uso o castanho claro e fica super natural. Só recomendo hidratar depois, porque ela é bem pigmentada.
Eu gosto da L’Oréal Imédia Excellence. A fórmula vem com tratamento, então o cabelo não fica ressecado depois da coloração.
Além disso, cobre 100% dos brancos sem precisar reaplicar.
O tom 7.0 Louro Natural ficou idêntico ao meu cabelo antes dos brancos aparecerem.
Começar a cobrir os cabelos brancos pode gerar muitas dúvidas — principalmente sobre qual tinta escolher.
Cada marca tem suas particularidades, e a escolha certa depende do tipo de fio, da sensibilidade do couro cabeludo e da durabilidade que você busca.
Abaixo, compartilho minha experiência com algumas que eu considero estar entre as melhores marcas de tinta para cobrir cabelo branco.
Koleston
A Koleston, da Wella, é uma das mais tradicionais e confiáveis quando o assunto é cobertura total dos brancos.
Ela tem pigmentação intensa, o que garante resultado uniforme mesmo em cabelos com mais de 70% de fios brancos. Além disso, o kit vem completo com oxidante, luvas e um tratamento pós-coloração que realmente ajuda a selar o brilho.
O ponto forte é a durabilidade: a cor se mantém bonita por várias lavagens, e o desbotamento é mínimo.
L’Oréal Imédia Excellence Creme
A L’Oréal tem um ótimo equilíbrio entre coloração e cuidado com o fio. A linha Excellence Creme é ideal para quem quer cobrir os brancos sem ressecar.
Ela traz o famoso triplo cuidado com pró-queratina, ceramida e colágeno, que deixa o cabelo mais resistente e com aparência saudável.
Outro diferencial é o cheirinho agradável e a textura cremosa, que facilita muito a aplicação em casa.
BeautyColor
A BeautyColor se destaca pelo excelente custo-benefício e pela boa cobertura mesmo em cabelos grossos ou grisalhos resistentes.
Ela é uma tinta mais acessível, mas que entrega resultado profissional se aplicada corretamente.
Além disso, possui amônia balanceada e fórmulas com óleos hidratantes, o que reduz o ressecamento e dá um brilho bonito.
É uma ótima opção pra quem quer economizar sem abrir mão de uma coloração duradoura.
Natucor
Para quem tem couro cabeludo sensível ou evita química agressiva, a Natucor, da Embelleze, é uma alternativa natural.
Confesso que, como eu nunca tinha ouvido falar dessa marca, acabava ficando um pouco receosa. No entanto, encontrei um vídeo falando um pouco sobre e fiquei mais segura. Vou deixar aqui, inclusive.
Ela não contém amônia e pode ser usada com mais frequência, já que agride menos os fios.
A cobertura não é tão intensa quanto as tintas permanentes, mas é suficiente para disfarçar bem os primeiros brancos.
Outro ponto positivo é o brilho e a maciez que ela deixa, o que faz diferença em cabelos mais secos.
Alfaparf Evolution
Entre as opções profissionais, a Alfaparf Evolution é referência em salões.
A cobertura é impecável e a cor tem uma fixação de longa duração, mesmo após várias lavagens.
Ela usa tecnologia de micropigmentos que penetram melhor no fio, garantindo tom uniforme e intenso.
Apesar de ser uma linha profissional, muitas pessoas usam em casa com o auxílio de um oxidante de 20 ou 30 volumes — e o resultado realmente impressiona.
Qual a melhor marca de tinta para cobrir cabelo branco?
Se você busca praticidade e cobertura total, Koleston e L’Oréal são escolhas seguras.
Para quem tem fios sensíveis, Natucor é mais suave.
E se quiser um resultado de salão, Alfaparf Evolution é imbatível.
O importante é sempre fazer o teste de mecha e escolher o tom mais próximo do natural, para um visual harmônico e elegante.
Uso há anos a BeautyColor e acho o custo-benefício excelente. Cobre super bem os fios brancos e não desbota rápido.
O segredo é seguir direitinho o tempo de pausa e misturar bem o oxidante. Dá um resultado de salão sem gastar tanto.
@LaraEsteves, pra mim, as que mais deram resultado foram:
- Koleston (melhor cobertura e fixação)
- L’Oréal Excellence (mais tratamento)
- BeautyColor (melhor custo-benefício)
Se for a primeira vez, comece com um tom próximo ao natural. Isso ajuda a disfarçar os brancos sem marcar tanto a raiz quando crescer.
@EstherBittencourt, adorei o jeito que você explicou, super completo!
Eu uso Koleston 5.0 castanho claro, e é exatamente como você falou — cobre tudo e deixa o cabelo com brilho.
Só acrescentaria a Garnier Nutrisse, que também tem um resultado bem bonito e cheirinho agradável.
Nossa, estava perdida com tantas opções e esse comentário caiu do céu.
Mas fiquei com uma dúvida: a Natucor realmente cobre bem se eu já tenho mais da metade dos fios brancos?
Achei incrível o detalhamento das marcas, principalmente a parte da L’Oréal Imédia Excellence.
Uso há 2 anos e confirmo tudo: brilho, cheiro bom e cobertura duradoura.
O triplo cuidado faz diferença, principalmente em cabelos com química.
Ela cobre sim, mas o resultado é mais suave. Se quiser uma cobertura total, vale misturar com um tom levemente mais escuro ou aplicar com mais tempo de pausa, sempre respeitando as instruções.
Achei esse post super completo! Só senti falta de falar da L’Oréal Casting Creme Gloss, que é sem amônia e cobre bem os brancos iniciais.
Uso há uns meses e adoro o brilho que deixa.
Gente, eu amei essa análise!
Pra quem ainda está em dúvida sobre qual tinta escolher pra cobrir cabelo branco, eu resolvi montar uma tabela comparativa com base nas marcas que o autor citou e também nas minhas próprias experiências.
Acho que isso ajuda muito a visualizar as diferenças entre elas — principalmente se você está decidindo entre custo, tratamento e cobertura.
| Marca | Cobertura dos brancos | Tratamento / Agressividade | Durabilidade | Custo-benefício | Perfil ideal |
|---|---|---|---|---|---|
| Koleston (Wella) | Excelente — cobre até fios muito resistentes | Possui amônia, mas vem com tratamento pós-coloração | Alta — cor intensa e duradoura | Médio — mais cara, mas entrega resultado de salão | Quem quer 100% de cobertura e cor intensa |
| L’Oréal Imédia Excellence Creme | Excelente cobertura, mesmo em tons claros | Triplo cuidado (pró-queratina, colágeno e ceramida) | Alta — cor uniforme por várias lavagens | Alto — ótima qualidade pelo preço | Quem busca cor + hidratação e brilho |
| BeautyColor | Muito boa, cobre até fios grossos | Tem amônia balanceada e óleos hidratantes | Boa — desbota um pouco antes das premium | Excelente — acessível e eficiente | Quem quer praticidade e economia |
| Natucor (Embelleze) | Moderada — ideal para primeiros fios brancos | Sem amônia, fórmula mais leve | Média — precisa de retoques mais frequentes | Alto — barata e menos agressiva | Quem tem couro cabeludo sensível |
| Alfaparf Evolution | Profissional — cobertura impecável | Baixo teor de amônia, fórmula de salão | Muito alta — cor e brilho duradouros | Alto — custo maior, mas resultado superior | Quem quer acabamento de salão em casa |
No fim das contas, acho que todas funcionam, mas pra públicos diferentes.
Se você quer uma tinta mais forte e duradoura, vá de Koleston ou Alfaparf.
Se busca cuidado e brilho, a L’Oréal é perfeita.
Agora, se quer algo leve, natural ou com menos química, a Natucor é a mais segura.
E sim, BeautyColor continua sendo minha queridinha no quesito custo-benefício!
O segredo mesmo é hidratar bem depois da coloração e não errar o volume do oxidante.