Se você está em busca de mais qualidade de vida, especialmente em ambientes fechados, como eu estive há alguns meses, já deve ter pensado em comprar um filtro de ar portátil. Foi exatamente essa busca que me levou a testar algumas marcas — e hoje posso compartilhar aqui a minha experiência pessoal sobre quais realmente fazem a diferença no nosso dia a dia.
A seguir, vou te contar o que observei, quais são as melhores marcas disponíveis e os pontos que mais pesaram na minha escolha.
O que eu levei em consideração na hora de escolher?
Antes de citar marcas, quero te mostrar os critérios que eu usei pra avaliar cada aparelho. Afinal, um bom filtro de ar precisa ir muito além do nome bonito:
- Eficiência na filtragem (níveis de filtragem, como HEPA ou carvão ativado)
- Cobertura do ambiente (em m²)
- Nível de ruído
- Consumo de energia
- Tamanho e portabilidade
- Facilidade de limpeza
- Custo e disponibilidade de reposição dos filtros
Com esses critérios na cabeça, testei e pesquisei exaustivamente antes de investir o meu dinheiro. Agora vamos ao que interessa!
As marcas que mais se destacaram nos meus testes
Aqui vai uma lista das marcas que realmente me impressionaram — tanto pelo desempenho quanto pela praticidade no uso diário.
1. Philips
A Philips já é velha conhecida quando se trata de produtos para saúde e bem-estar, e no caso dos filtros de ar não decepcionou.
Minha experiência pessoal:
Usei o modelo Philips Series 800 por cerca de 3 meses no meu escritório e o resultado foi imediato: o cheiro de mofo desapareceu, e a minha rinite ficou sob controle.
Destaques:
- Filtro HEPA + carvão ativado
- Indicador inteligente da qualidade do ar
- Baixo nível de ruído
- Design compacto e discreto
Ponto de atenção:
Os filtros originais são um pouco caros, mas duram bem.
2. Xiaomi
Eu confesso que não esperava muito quando comprei o Mi Air Purifier 3C, mas ele me surpreendeu positivamente.
Coloquei no quarto e, com o tempo, comecei a dormir melhor. A função inteligente de conexão com o app também me ajudou a programar horários de uso.
Destaques:
- Excelente custo-benefício
- Filtro triplo com HEPA
- Compatível com app e comandos por voz
- Tela digital com medidor de partículas
Ponto de atenção:
O design é um pouco maior do que outros modelos compactos.
3. Elgin
Marca nacional, fácil de encontrar e com bom suporte. Usei o modelo Elgin Air100 por 2 meses na sala, e ele cumpriu bem o papel.
Destaques:
- Filtro HEPA e carvão ativado
- Luz UV para esterilização
- Silencioso
- Preço acessível
Ponto de atenção:
Não possui controle remoto ou conectividade smart.
4. Britânia
A Britânia me chamou atenção pelo valor mais em conta e porque encontrei com facilidade em lojas de eletrodomésticos perto de casa.
Apesar de não ser o mais potente, atendeu bem em um ambiente pequeno. Indico para quem quer algo funcional e barato.
Destaques:
- Preço muito competitivo
- Filtro HEPA
- Compacto e leve
Ponto de atenção:
Falta recursos extras como medidor de qualidade do ar ou conectividade.
Tabela comparativa: marcas que testei
Abaixo, deixo uma tabela comparativa com as principais características dos modelos que testei, para te ajudar a visualizar melhor:
| Marca | Modelo | Tipo de Filtro | Conectividade | Ruído Baixo | Preço Médio (R$) |
|---|---|---|---|---|---|
| Philips | Series 800 | HEPA + Carvão Ativado | Não | Sim | 1.000 - 1.300 |
| Xiaomi | Mi Air Purifier 3C | HEPA Triplo | Sim (App) | Sim | 800 - 1.100 |
| Elgin | Air100 | HEPA + Carvão + UV | Não | Sim | 500 - 700 |
| Britânia | Air Clean BAP01 | HEPA | Não | Médio | 300 - 500 |
- Qual é o melhor filtro de água para residências?
- Qual a melhor marca de filtro de água para torneiras?
- Opiniões sobre as melhores marcas de filtro de barro
- Qual a melhor marca de purificador de água do momento?
- Que purificador de água é bom para área rural?
Qual é a melhor marca, afinal?
Se eu tivesse que escolher apenas uma, com base na minha experiência, seria a Philips. O desempenho, a durabilidade dos filtros e a confiança na marca me conquistaram. No entanto, se a conectividade e o custo-benefício forem prioridade pra você, a Xiaomi pode ser uma excelente escolha.
Agora, se você quer algo mais básico e acessível, recomendo a Elgin ou a Britânia, dependendo do ambiente e da sua expectativa de uso.
Considerações finais
Escolher um filtro de ar portátil foi uma das decisões mais acertadas que fiz para melhorar minha saúde respiratória. E olha que eu nem imaginava que faria tanta diferença!
Se você sofre com alergias, mora em cidade poluída ou simplesmente quer respirar melhor dentro de casa, vale muito a pena investir em um bom aparelho. Só não se esqueça de verificar:
- A metragem do ambiente
- A frequência de troca do filtro
- A voltagem correta