Estou procurando uma bateria adequada para meu filho começar a aprender a tocar. Qual tipo de bateria é mais indicado para crianças pequenas?
Quando meu filho começou a aprender a tocar bateria, a primeira coisa que eu procurei foi uma bateria que fosse adequada para o tamanho dele. O que funcionou melhor foi uma bateria infantil com tambores menores e ajustáveis.
Optei por uma bateria com caixa, bumbo e tom. As baquetas também eram mais leves, o que ajudou bastante nas primeiras tentativas, já que ele ainda estava desenvolvendo a coordenação motora.
Outra coisa que me fez escolher esse tipo de bateria foi o material, que era mais leve e durável. Acho que esse tipo de kit é ideal para quem está começando, pois além de ser mais fácil de tocar, não pesa tanto e não ocupa muito espaço. Meu filho adorou!
Eu também já passei por essa dúvida quando meu filho quis começar a tocar bateria. Decidi comprar uma bateria eletrônica, e foi a melhor escolha. As baterias eletrônicas têm o benefício de serem mais silenciosas, o que é ótimo para não incomodar os vizinhos ou o restante da família, principalmente nas horas em que ele ainda estava praticando os primeiros ritmos. Além disso, elas permitem ajustar o volume e até mesmo usar fones de ouvido, o que facilita muito em casa. Acredito que esse tipo de bateria, com pads macios e sensíveis ao toque, é uma ótima maneira de começar a aprender sem sobrecarregar a criança, e os sons de bateria eletrônica são bem realistas.
Quando meu filho decidiu começar a aprender a tocar bateria, eu estava em dúvida entre uma
bateria acústica e uma eletrônica.
Acabei optando por uma bateria acústica de modelo compacto, com tambores menores e um som mais suave, pois eu queria algo mais próximo do real, para ele realmente sentir a experiência do instrumento.
Procurei por modelos feitos especialmente para crianças, com ajustes de altura nos tambores e nos pedais. Esse tipo de bateria acaba sendo uma excelente opção para quem quer começar com algo mais tradicional, mas sem ser tão pesado ou difícil de manusear.
Eu sempre fui fã de baterias acústicas, mas para crianças pequenas, eu diria que o mais indicado é uma bateria infantil, com tambores menores e ajustáveis. Eu comprei para meu filho um modelo de madeira, pois era leve e resistente, e ele conseguiu se adaptar rapidamente. Tinha também um sistema de pedal que ele conseguia usar sem muito esforço. Se você procurar bem, vai achar modelos feitos para iniciantes, com todos os componentes ajustáveis para o tamanho da criança, o que facilita bastante o aprendizado. Para quem quer um som mais natural, acho uma ótima escolha, e ele adora.
Com meu filho, eu fui em busca de uma bateria que fosse mais amigável para iniciantes e que também fosse silenciosa, porque ele ainda estava começando e a ideia era não incomodar os vizinhos. Eu optei por uma bateria eletrônica com pads sensíveis ao toque. A vantagem é que ela vem com sons variados, e ele pode explorar diferentes estilos musicais. Além disso, a bateria eletrônica tem um módulo que permite conectar fones de ouvido, o que foi uma mão na roda! Eu senti que ele aprendeu mais rápido com a bateria silenciosa, pois ele se concentrava mais nas baquetas e nos ritmos do que no barulho.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual é o melhor tipo de bateria para praticar em casa sem perturbar os vizinhos?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que buscam durabilidade e resistência?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que desejam uma resposta tátil mais natural?
- Qual é o melhor tipo de bateria para músicos que viajam frequentemente?
- Qual é o melhor tipo de bateria para gravações em estúdio profissionais?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de bateria para crianças pequenas começarem a aprender?
Gente como escolher uma boa bateria?
Quando fui escolher minha bateria, levei em consideração a qualidade do som e o material dos tambores. Testei várias opções e percebi que as baterias feitas de maple (bordo) têm um som mais quente e equilibrado. Além disso, o tipo de pele também faz toda a diferença. Eu recomendo pegar uma bateria que tenha uma boa ressonância e que você consiga ajustar de acordo com o seu estilo de tocada. Ah, e se puder, teste ao vivo antes de comprar, porque cada bateria tem uma vibração diferente!
Escolher uma bateria de qualidade não é fácil, mas o que me ajudou foi pensar no meu estilo musical. Se você toca mais rock ou metal, vale a pena investir em uma bateria com tom profundo e grave, então procure por tambores de birch ou até de oak. Eu, por exemplo, toco mais jazz, então optei por uma bateria de maple, que oferece um som mais suave. Além disso, sempre procure por marcas confiáveis e, se possível, leve alguém mais experiente para testar junto com você.
Na minha experiência, o mais importante ao escolher uma bateria é o conjunto todo, não apenas o preço. Fui atrás de uma bateria que tivesse bom custo-benefício, então acabei escolhendo uma marca que oferecia boa qualidade e durabilidade sem pesar tanto no bolso. Meus critérios foram a madeira (pode ser uma combinação de madeiras, como maple e birch) e o acabamento. Quando estiver escolhendo, preste atenção também nas ferragens, como os suportes de pratos e os pedais eles fazem toda a diferença na tocabilidade.
Quando fui procurar minha bateria, a dica que recebi de vários bateristas experientes foi testar a sensação de toque dos tambores. É importante que os tambores e peles estejam bem ajustados, e que o som seja agradável para o seu ouvido. Além disso, não ignore a importância dos pratos – eles devem ser de boa qualidade para complementar o som da bateria. Eu pessoalmente escolhi uma bateria que atendia às minhas necessidades, mas que também me permitiu futuras expansões, como adicionar mais tambores ou pratos se eu quiser melhorar o som mais para frente.