Quando comecei a tocar cavaquinho, confesso que não dava muita atenção ao tipo do instrumento — achava que qualquer um servia. Mas com o tempo, percebi que o tipo de cavaquinho e, principalmente, a qualidade das cordas, fazem uma diferença absurda no tom, na projeção sonora e até na facilidade de tocar.
Neste post, quero compartilhar tudo que aprendi ao longo da minha jornada musical sobre como escolher o melhor tipo de cavaquinho para quem busca uma opção com cordas de qualidade, ideal para elevar o nível da performance.
Entendendo os tipos de cavaquinho
Existem basicamente três tipos principais de cavaquinho usados no Brasil, e cada um deles tem suas particularidades:
| Tipo de Cavaquinho | Características | Indicação |
|---|---|---|
| Cavaquinho de aço | Cordas de aço, som mais brilhante e agressivo | Ideal para o samba, pagode e chorinho |
| Cavaquinho de nylon | Cordas mais suaves, som mais aveludado | Indicado para quem está começando e para música popular brasileira |
| Cavaquinho elétrico | Possui captador, ideal para apresentações ao vivo | Ótimo para músicos de palco |
No meu caso, depois de testar todos eles, me adaptei melhor ao cavaquinho de aço, especialmente quando busco uma projeção maior e um som que “corte” bem nos ensaios e apresentações.
O segredo está nas cordas: alta qualidade é essencial
Se tem algo que eu aprendi na prática é que não adianta ter um bom cavaquinho se as cordas nãoacompanham a qualidade. As cordas fazem TODA a diferença no timbre e na projeção.
As minhas preferidas atualmente são as da marca Giannini (linha Cobra Tensão Média) e D’Addario (J93). Ambas oferecem:
- Ótima durabilidade
- Afinação estável
- Timbre encorpado e limpo
- Projeção sonora excelente
Dica pessoal: já usei cordas de marcas mais baratas e, sinceramente, o som parecia “abafado”, sem brilho. Vale investir um pouco mais em boas cordas — é um custo-benefício real.
Madeira: um detalhe que não pode ser ignorado
Além das cordas, outro fator que influencia muito o som é a madeira do cavaquinho. As madeiras mais comuns e recomendadas são:
| Madeira | Vantagens |
|---|---|
| Jacarandá | Timbre mais grave e encorpado |
| Mogno | Som quente e com ótima ressonância |
| Cedro | Leve e com timbre equilibrado |
No meu cavaquinho principal, o tampo é de cedro canadense e as laterais de mogno. O som ficou incrível: nítido, com volume e muito equilíbrio entre agudos e graves.
Meu modelo favorito (e recomendação pessoal)
Depois de muitos testes, acabei encontrando um modelo que me atende perfeitamente e que eu sempre recomendo:
Cavaquinho Rozini RC09 AÇO ELÉTRICO
Corpo em mogno, tampo em cedro, cordas Giannini de aço, e captação ativa.
Esse modelo é um verdadeiro guerreiro de palco. Uso tanto em estúdio quanto em rodas de samba e ele sempre se comporta muito bem. A captação ajuda na hora de tocar com banda e as cordas de aço da Giannini dão aquele brilho que eu gosto.
Considerações finais: o que levar em conta antes de comprar
Se você está buscando melhorar seu som com cordas de alta qualidade e um instrumento com boa projeção, pense nos seguintes pontos:
Tipo de corda: Aço oferece mais projeção e brilho, nylon é mais suave e quente.
Madeira do instrumento: Afeta diretamente o timbre e a ressonância.
Marcas confiáveis: Rozini, Del Vecchio, Giannini, e Weril são boas referências.
Finalidade: Vai tocar em casa, estúdio ou palco? Isso muda tudo na escolha.
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
Conclusão
No fim das contas, o melhor tipo de cavaquinho para quem quer cordas de alta qualidade e boa projeção depende do estilo musical, da forma como você toca e do som que deseja alcançar. Mas, com base nas minhas experiências, recomendo fortemente:
- Cavaquinho de aço
- Cordas de marcas reconhecidas como Giannini ou D’Addario
- Instrumentos com tampo sólido em madeira nobre
Espero que esse conteúdo te ajude tanto quanto essas descobertas me ajudaram no meu caminho musical. Se quiser trocar ideias, estou por aqui no fórum! Vamos juntos melhorar o som, afinar o ouvido e curtir cada acorde.