Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com cordas de alta qualidade para melhorar o tom e a projeção?

Quando comecei a tocar cavaquinho, confesso que não dava muita atenção ao tipo do instrumento — achava que qualquer um servia. Mas com o tempo, percebi que o tipo de cavaquinho e, principalmente, a qualidade das cordas, fazem uma diferença absurda no tom, na projeção sonora e até na facilidade de tocar.

Neste post, quero compartilhar tudo que aprendi ao longo da minha jornada musical sobre como escolher o melhor tipo de cavaquinho para quem busca uma opção com cordas de qualidade, ideal para elevar o nível da performance.

Entendendo os tipos de cavaquinho

Existem basicamente três tipos principais de cavaquinho usados no Brasil, e cada um deles tem suas particularidades:

Tipo de Cavaquinho Características Indicação
Cavaquinho de aço Cordas de aço, som mais brilhante e agressivo Ideal para o samba, pagode e chorinho
Cavaquinho de nylon Cordas mais suaves, som mais aveludado Indicado para quem está começando e para música popular brasileira
Cavaquinho elétrico Possui captador, ideal para apresentações ao vivo Ótimo para músicos de palco

No meu caso, depois de testar todos eles, me adaptei melhor ao cavaquinho de aço, especialmente quando busco uma projeção maior e um som que “corte” bem nos ensaios e apresentações.

O segredo está nas cordas: alta qualidade é essencial

Se tem algo que eu aprendi na prática é que não adianta ter um bom cavaquinho se as cordas nãoacompanham a qualidade. As cordas fazem TODA a diferença no timbre e na projeção.

As minhas preferidas atualmente são as da marca Giannini (linha Cobra Tensão Média) e D’Addario (J93). Ambas oferecem:

• Ótima durabilidade
  • Afinação estável
  • Timbre encorpado e limpo
  • Projeção sonora excelente

Dica pessoal: já usei cordas de marcas mais baratas e, sinceramente, o som parecia “abafado”, sem brilho. Vale investir um pouco mais em boas cordas — é um custo-benefício real.

Madeira: um detalhe que não pode ser ignorado

Além das cordas, outro fator que influencia muito o som é a madeira do cavaquinho. As madeiras mais comuns e recomendadas são:

Madeira Vantagens
Jacarandá Timbre mais grave e encorpado
Mogno Som quente e com ótima ressonância
Cedro Leve e com timbre equilibrado

No meu cavaquinho principal, o tampo é de cedro canadense e as laterais de mogno. O som ficou incrível: nítido, com volume e muito equilíbrio entre agudos e graves.

Meu modelo favorito (e recomendação pessoal)

Depois de muitos testes, acabei encontrando um modelo que me atende perfeitamente e que eu sempre recomendo:

Cavaquinho Rozini RC09 AÇO ELÉTRICO
Corpo em mogno, tampo em cedro, cordas Giannini de aço, e captação ativa.

Esse modelo é um verdadeiro guerreiro de palco. Uso tanto em estúdio quanto em rodas de samba e ele sempre se comporta muito bem. A captação ajuda na hora de tocar com banda e as cordas de aço da Giannini dão aquele brilho que eu gosto.

Considerações finais: o que levar em conta antes de comprar

Se você está buscando melhorar seu som com cordas de alta qualidade e um instrumento com boa projeção, pense nos seguintes pontos:

:check_mark: Tipo de corda: Aço oferece mais projeção e brilho, nylon é mais suave e quente.
:check_mark: Madeira do instrumento: Afeta diretamente o timbre e a ressonância.
:check_mark: Marcas confiáveis: Rozini, Del Vecchio, Giannini, e Weril são boas referências.
:check_mark: Finalidade: Vai tocar em casa, estúdio ou palco? Isso muda tudo na escolha.

Conclusão

No fim das contas, o melhor tipo de cavaquinho para quem quer cordas de alta qualidade e boa projeção depende do estilo musical, da forma como você toca e do som que deseja alcançar. Mas, com base nas minhas experiências, recomendo fortemente:

• Cavaquinho de aço
  • Cordas de marcas reconhecidas como Giannini ou D’Addario
  • Instrumentos com tampo sólido em madeira nobre

Espero que esse conteúdo te ajude tanto quanto essas descobertas me ajudaram no meu caminho musical. Se quiser trocar ideias, estou por aqui no fórum! Vamos juntos melhorar o som, afinar o ouvido e curtir cada acorde.

7 curtidas

Cara, que post maravilhoso! Eu toco em roda de samba aqui no RJ e sempre fiquei em dúvida sobre corda de aço ou nylon. Já testei as duas, mas nunca consegui acertar o som que eu queria. Você acha que o problema pode estar na madeira também? Meu cavaquinho é todo em pau-ferro.

5 curtidas

Pau-ferro é uma madeira densa, com som mais brilhante. Se o teu cavaquinho tem tampo laminado, isso pode influenciar negativamente na projeção. Já testou algum com tampo sólido de cedro ou abeto? Eu mudei e senti muita diferença!

4 curtidas

Esse debate tá massa demais! Eu também usava corda de nylon porque achava mais confortável, mas quando troquei pelas D’Addario J93 senti que o som saltou mesmo! Não dói tanto quanto dizem não, é só adaptar a pegada.

4 curtidas

Mano, eu tava justamente querendo trocar de corda! As Giannini que uso desafinam muito rápido… Você achou que as D’Addario seguram melhor a afinação?

5 curtidas

Seguram sim! Principalmente depois de uns dois dias de uso. No começo elas dão uma leve cedida, normal de qualquer corda, mas depois estabilizam bem. E o som fica redondinho!

5 curtidas