Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com trastes bem ajustados para facilitar a afinação?

Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos tocando cavaquinho (e também fuçando, testando, trocando e afinando!), é que traste mal ajustado é pesadelo de músico. Pode ser o cavaquinho mais bonito do mundo… se o braço estiver mal regulado ou os trastes mal nivelados, a afinação vai sempre ser um desafio — e o som, uma decepção.

Por isso, se você — assim como eu — busca um cavaquinho com trastes bem ajustados pra facilitar a vida na hora da afinação, vem comigo que eu vou te contar tudo que aprendi na prática!

Por que trastes bem ajustados são tão importantes?

Os trastes são aquelas barrinhas de metal no braço do cavaquinho, que definem a afinação de cada nota quando a gente pressiona as cordas. Quando eles estão desnivelados ou mal colocados, alguns problemas começam a aparecer:

• Cordas que trastejam (aquele som metálico irritante);
  • Notas desafinadas, mesmo com a afinação certa nas tarraxas;
  • Dificuldade para tocar limpo;
  • Ajustes constantes e frustrantes.

Já tive um cavaquinho lindão de loja famosa, mas os trastes estavam tão mal feitos que eu desistia de tocar de raiva. Depois que troquei por outro com bom acabamento de fábrica, minha evolução foi absurda!

Tipos de cavaquinho: qual entrega trastes ajustados de fábrica?

Depois de testar e conversar com luthiers e outros músicos, cheguei à conclusão de que alguns tipos e marcas se destacam quando o assunto é acabamento e precisão nos trastes. Vamos dar uma olhada nos mais recomendados:

Tipo de Cavaquinho Características Prós Contras
Cavaquinho de Luthier Feito sob medida por profissionais especializados Trastes ajustados com precisão, som incrível Preço mais alto e tempo de espera
Cavaquinho Profissional (linha top) Modelos de marcas como Rozini, Giannini, Del Vecchio (topo de linha) Boas chances de vir com trastes nivelados e braço confortável Custo pode ser alto
Cavaquinho Estudante Premium Linhas intermediárias pensadas para quem está evoluindo Alguns modelos vêm com ótimo ajuste de fábrica É importante testar antes de comprar
Cavaquinho Barato (linha básica) Modelos simples, mais acessíveis Preço atrativo Alta chance de trastes mal colocados e madeira mal acabada

Minha experiência com modelos que facilitam a afinação

Vou ser bem sincero: meu primeiro cavaquinho era de entrada e me fez sofrer com afinação. Só consegui resolver quando peguei um Rozini RC06 (linha intermediária), com trastes já bem ajustadinhos. A diferença foi gritante!

Depois, testei um cavaquinho de luthier com braço feito sob medida pro meu tipo de pegada. A afinação ficou mais estável do que nunca. O som? Um espetáculo! Claro que o investimento foi maior, mas se você está levando a música a sério, vale cada centavo.

Dicas pra escolher um cavaquinho com trastes ajustados

Se você está em dúvida na hora da compra, se liga nessas dicas de ouro que eu uso sempre:

Leve sempre essas 5 coisas em consideração:

1. Teste cada nota nos trastes – pressione as cordas em diferentes casas e ouça se tem trastejamento.
  2. Verifique o braço do cavaquinho – ele deve estar reto ou levemente curvado. Braço torto = dor de cabeça.
  3. Toque acordes abertos e mais agudos – preste atenção na afinação nas regiões mais altas.
  4. Veja se a corda encosta em mais de um traste ao mesmo tempo – isso indica trastes mal nivelados.
  5. Pergunte se o instrumento já passou por regulagem – em lojas boas ou com luthiers, isso já vem incluso.

Minha recomendação pessoal

Se você quer um bom custo-benefício, vá de Rozini RC06 ou Giannini Elétrico série PRO. São instrumentos com ótimo acabamento, e os trastes costumam vir bem nivelados de fábrica. Se puder investir mais, encomendar um cavaquinho com um luthier de confiança é a melhor escolha possível!

Ah, e não esquece de levar seu afinador sempre com você. Mesmo com trastes ajustados, afinação é um ritual sagrado!

Não tem segredo: um cavaquinho com trastes bem ajustados vai mudar sua relação com o instrumento. Vai te fazer tocar com mais confiança, afinar com mais precisão e evoluir muito mais rápido.

Se tiver dúvidas sobre modelos específicos ou quiser compartilhar sua experiência, me chama aqui no fórum! Eu adoro trocar ideia com outros apaixonados pelo cavaquinho!

7 curtidas

Cara, que baita post! Eu tenho um Giannini de linha mais simples e sempre achei que o problema era eu, mas depois de ler isso, tô achando que os trastes estão meio mal regulados mesmo :sweat_smile: Tem como eu mandar regular ou já era?

5 curtidas

Dá sim! Eu levei o meu num luthier aqui em SP e ele fez uma retífica de trastes que mudou totalmente o som do meu cavaquinho. Se você gosta do instrumento, vale muito a pena investir nessa regulagem! Saiu por uns R$ 120 na época.

4 curtidas

Gente, sou novato aqui e tô aprendendo ainda. Como eu sei se o traste tá mal ajustado? Tem algum teste fácil que eu possa fazer em casa?

4 curtidas

Tem sim! Uma dica simples: toca cada nota em cada casa da corda (por exemplo, corda sol da casa 1 até a 12). Se alguma soar “chocha” ou com um zzzz metálico, pode ser traste mal nivelado. E outra: se você afina as cordas e algumas notas soam desafinadas quando toca, desconfia do traste.

5 curtidas