Estou buscando um ukulelê leve e confortável para longas sessões de prática. Qual tipo de ukulelê oferece essa leveza e conforto?
Quando eu estava procurando um ukulelê para longas sessões de prática, eu realmente queria algo que fosse super leve, pois toco por horas seguidas.
Acabei optando por um soprano, já que eles são conhecidos por serem menores e mais leves.
A madeira também foi uma consideração importante escolhi um modelo de madeira de koa, que além de ser linda, tem um som bem quente e agradável, sem ser cansativo para o braço.
Eu já experimentei vários tipos de ukulelê antes de encontrar o ideal para longas práticas.
O modelo que mais me surpreendeu foi o de tamanho concerto. Embora um pouco maior que o soprano, ele ainda é bem leve e tem um som muito mais cheio, o que me dá mais conforto nas sessões mais longas.
Eu escolhi um modelo de madeira de mogno, que é leve e dá um timbre mais suave, o que também ajuda muito a não cansar o ouvido durante a prática.
Para mim, o ukulelê mais confortável e leve para sessões de prática prolongada foi o de tamanho soprano, especialmente os feitos com madeira de pinho. Eles têm um corpo mais compacto e uma construção bem leve. Para ser sincero, eu até tentei modelos maiores, mas o soprano sempre me pareceu mais natural para segurar e tocar por horas, sem pesar na mão. A leveza é simplesmente perfeita!
Quando comecei a procurar um ukulelê mais leve, optei pelo modelo tenor. Apesar de ser um pouco maior, o conforto que ele oferece foi essencial para mim.
O braço mais longo permite que eu toque de forma mais relaxada e sem tensão nas mãos.
Além disso, ele tem um som mais cheio e não sinto que a madeira fica “pesada” nas mãos, principalmente quando é de acácia, que é leve e tem um timbre lindo.
Galera é difícil aprender a tocar ukulele?
Se você procura leveza e conforto, eu definitivamente recomendo os ukulelês soprano feitos de madeiras mais leves, como o abeto.
Esses ukulelês têm um tamanho pequeno e são fáceis de segurar, o que significa que você vai passar horas praticando sem se preocupar com o peso.
Eu tenho um modelo soprano de abeto e o som é incrível, sem contar que é muito fácil de transportar, o que é ótimo para quem pratica bastante.
Eu achei que aprender a tocar ukulele seria bem mais difícil do que realmente é. As cordas são bem mais finas e a pressão nos dedos é mais leve do que no violão, o que torna o instrumento mais confortável para quem está começando.
No início, aprendi alguns acordes simples e logo já consegui tocar músicas fáceis. Claro, como qualquer instrumento, tem a parte de praticar para pegar o ritmo e a coordenação das mãos, mas é super gratificante ver a evolução acontecer rápido.
Eu demorei um pouco para me acostumar com o ukulele, mas achei o processo de aprendizado bem tranquilo.
O tamanho do instrumento ajuda, e a posição das mãos também é mais relaxada comparado a outros instrumentos de corda.
O mais difícil, para mim, foi aprender a transição entre os acordes, mas com prática, isso foi se tornando mais natural.
Se você começar com músicas simples e for praticando com frequência, logo se sente tocando suas músicas favoritas.
Tocar ukulele foi uma das minhas experiências mais divertidas, principalmente porque eu nunca tive muita prática com instrumentos de corda antes.
A boa notícia é que, mesmo sendo iniciante, eu consegui aprender rapidamente algumas músicas, porque os acordes são mais fáceis de memorizar e o som é muito agradável.
Não é que seja “fácil” no sentido de não precisar de esforço, mas em comparação com outros instrumentos, o ukulele tem uma curva de aprendizado bem mais suave. Então, sim, eu diria que é relativamente fácil para quem está começando!
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Zildjian são bons?
- Qual é o melhor tipo de ukulelê para músicos que desejam uma opção compacta para viagens?
- Instrumentos da marca Epiphone são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Vic Firth são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Takamine são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Instrumentos da marca Mapex são bons?
- Instrumentos da marca Squier (subsidiária da Fender) são bons?
- Instrumentos da marca Sabian são bons?
- Instrumentos da marca Jackson (subsidiária da Fender) são bons?