Qual guitarra elétrica tem o melhor timbre para metal?

Quero saber qual guitarra elétrica tem o melhor timbre para metal?

7 curtidas

Eu sou apaixonado por metal e toco guitarra há mais de 10 anos. Na minha experiência, a ESP LTD EC-1000 tem um dos melhores timbres para esse estilo.

Os captadores EMG ativos (81 e 60) são perfeitos para riffs pesados e solos agressivos. Além disso, o sustain dessa guitarra é incrível, principalmente quando você está usando afinações mais baixas.

Usei ela em vários shows e gravações, e ela sempre entrega um som limpo, com aquele punch que o metal exige.

Para mim, é uma escolha certeira, é uma das melhores guitarra marcas de qualidade!

7 curtidas

Olha, eu já toquei com várias guitarras, mas a Jackson Pro Series Soloist SL2Q MAH é imbatível quando se trata de timbre para metal.

Ela tem um braço fino, que facilita muito os solos rápidos, e os captadores Seymour Duncan Distortion dão aquele som poderoso que corta a mix sem esforço.

Outra coisa que eu adoro é o Floyd Rose, que permite fazer bends extremos sem desafinar. É a guitarra que eu mais uso quando quero aquele som brutal, seja para thrash, death ou até progressive metal.

5 curtidas

Minha escolha pessoal é a Ibanez RG550, e eu vou explicar por quê. Primeiro, ela é super versátil, mas se destaca mesmo nos timbres para metal. Os captadores DiMarzio dão um som encorpado e definido, perfeito para tocar desde Metallica até Meshuggah. Além disso, o braço Wizard é tão confortável que parece que foi feito sob medida para shredding. Se você curte técnica e quer uma guitarra que te acompanhe em qualquer estilo de metal, essa é a pedida.

4 curtidas

Eu comecei no metal com uma Schecter Hellraiser C-1, e até hoje acho difícil superar o timbre dela. Os captadores EMG 81TW/89 são monstruosos, com uma saída altíssima que faz qualquer riff soar pesado e definido.

Além disso, o corpo em mogno dá aquele grave encorpado que fica perfeito em afinações mais graves, tipo drop B.

Eu gosto muito de tocar death metal e metalcore, e ela sempre me entregou um som incrível. Recomendo para qualquer um que procure peso e clareza ao mesmo tempo.

5 curtidas

Para mim, a Gibson Les Paul Standard tem o melhor timbre para metal clássico. Sei que muita gente pensa nela para rock, mas quando você coloca um pedal de alta distorção e afina para D ou C, ela ganha uma presença única.

Os captadores Burstbucker dão um som cheio, com médios incríveis, o que é perfeito para estilos como doom ou heavy metal tradicional. Não é a guitarra mais barata, mas é uma escolha que nunca me decepcionou em timbre e qualidade.

5 curtidas

Se você procura uma guitarra para afinações baixas e riffs super pesados, recomendo a Solar A2.6.

Eu comprei a minha porque vi muitas bandas de metal moderno usando, e ela não me decepcionou.

O timbre é absurdamente definido, mesmo com distorções extremas. Os captadores Duncan Solar têm uma saída impressionante, e o braço rápido é ideal para solos técnicos. Além disso, a construção é sólida, então ela aguenta qualquer pancada, seja em shows ou ensaios.

4 curtidas

Galera como escolher uma boa guitarra profissional?

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Quando decidi comprar uma guitarra profissional, o principal pra mim foi a qualidade de construção. Toco em muitas apresentações ao vivo, e precisava de algo que aguentasse o tranco transporte, mudanças de temperatura e, claro, muito uso.

Minha escolha foi uma Music Man John Petrucci Majesty, porque além de ter um som incrível, ela é absurdamente bem construída.

Outro ponto foi a confiabilidade da afinação. Testei modelos com ponte fixa e tremolo, mas percebi que uma guitarra com sistema de travas no nut (tipo Floyd Rose) era a melhor opção pra mim, já que uso a alavanca com frequência.

Além disso, a ergonomia dela foi um grande diferencial eu consigo tocar por horas sem sentir desconforto. Recomendo muito que você leve em conta o quanto a guitarra facilita sua performance, tanto em palco quanto no estúdio.

5 curtidas

Na minha busca por uma guitarra profissional, um fator decisivo foram os captadores. Toco blues e rock clássico, então sabia que precisava de single-coils pra obter aquele timbre limpo e cristalino.

Testei várias Fender Stratocaster, e os captadores Custom Shop '69 me conquistaram. Eles têm uma clareza absurda, e a dinâmica ao tocar é impressionante.

Também testei modelos com humbuckers, mas percebi que eles não atendiam exatamente ao som que eu buscava.

Meu conselho: sempre teste a guitarra no estilo de música que você toca. Além disso, leve em conta a combinação dos captadores com o amplificador fiz questão de testar minhas opções conectadas ao meu amp pra ter certeza de que o som era o que eu queria.

4 curtidas

Uma coisa que aprendi no processo de escolha da minha guitarra foi que o peso e o conforto são tão importantes quanto o som.

Eu me apaixonei pelo som das Gibson Les Paul, mas, depois de algumas horas testando em pé, percebi que o peso dela era um problema pra mim, especialmente em shows longos.

Acabei optando por uma PRS SE Custom 22, que oferece um equilíbrio perfeito entre som encorpado e leveza.

Outra coisa que levei em conta foi a largura do braço e o espaçamento das cordas. Minhas mãos não são grandes, então precisei de algo com um braço mais fino e confortável pra tocar solos rápidos.

Meu conselho é simples: não se apaixone só pelo timbre ou pela aparência; leve em conta como você se sente tocando o instrumento.

5 curtidas

Pra mim, escolher uma guitarra profissional foi questão de prestar atenção nos detalhes técnicos.

Eu queria algo que fosse bom tanto pra gravar no estúdio quanto pra tocar ao vivo. Por isso, optei por uma Ibanez Prestige, que tem uma construção impecável, trastes bem polidos e um braço extremamente rápido ideal pra quem gosta de shred.

Outro ponto que me chamou atenção foi o acabamento. Escolhi um modelo com um top em maple flamed, porque além de bonito, ele influencia no timbre, deixando o som mais brilhante.

Também verifiquei as ferragens; madeiras e componentes de alta qualidade fazem muita diferença na durabilidade da guitarra. Meu conselho é que você sempre inspecione cada detalhe antes de comprar desde os trastes até a eletrônica pra garantir que está investindo no melhor instrumento possível.

5 curtidas