Qual o melhor tênis para quem tem unha encravada?

Sofro com uma unha encravada há muito tempo e, às vezes, o sapato me incomoda bastante. Alguém sabe me indicar o melhor tênis para quem tem unha encravada?

7 curtidas

Oi, nesse vídeo aqui ela dá algumas dicas bem interessantes pra quem tem unha encravada:

7 curtidas

Eu já passei exatamente por isso, sofri um bom tempo com uma unha encravada no dedão e o sapato virava uma tortura. Testei vários tipos de tênis e posso resumir assim:

Marca / Modelo Pontos Positivos Pontos Negativos Minha Impressão Pessoal
Nike Revolution 7 Leve, tecido respirável, ponta mais larga que ajuda a aliviar a pressão no dedão Amortecimento não tão macio Muito confortável para o dia a dia, mesmo caminhando bastante.
Asics Gel Contend 9 Solado firme, ótimo apoio, formato anatômico que não aperta o antepé Esquenta um pouco em dias muito quentes Excelente custo-benefício, ideal para quem precisa de estabilidade.
Skechers Go Walk 6 Palmilha ultra macia, estrutura flexível, fácil de calçar Pouco suporte lateral para corrida Para quem tem unha encravada é uma maravilha, dá uma sensação de “andar nas nuvens”.
Olympikus Marte Preço acessível, bom amortecimento e ponta generosa Pode ceder com o tempo Uso há meses e recomendo pra quem quer conforto sem gastar tanto.

Se o problema for sensibilidade no dedão, prefira modelos com bico mais largo e tecido elástico ou knit, que não aperta. Faz muita diferença!

6 curtidas

Eu sofri com unha encravada por anos e aprendi que o tênis certo muda tudo. O segredo está em dar espaço pros dedos respirarem e evitar qualquer pressão direta na lateral da unha.
De todos os que testei, o que mais me ajudou foi o Skechers Go Walk, justamente porque ele tem a frente larga e o tecido se adapta ao formato do pé.

Mas não é só a marca que importa. Aqui vai um guia rápido que aprendi com a podóloga:

• Evite bico fino, pois empurra o dedão contra a lateral.

• Prefira materiais macios e flexíveis (como knit ou mesh).

• Se for correr, procure modelos de “toe box” largo, comum em tênis minimalistas.

• Use palmilhas de gel para reduzir o atrito e a pressão.

E um detalhe que pouca gente comenta: se você também tem joanete, o cuidado deve ser o mesmo, porque o atrito é semelhante. Inclusive, quando pesquisei, encontrei várias recomendações de melhor tênis para joanete que servem perfeitamente para quem sofre com unha encravada.

Hoje só uso modelos com amortecimento leve e bico arredondado. Nunca mais tive inflamação.

7 curtidas

Olá! Eu tive esse mesmo problema durante meses e só melhorei quando comecei a procurar tênis com toe box largo (aquele espaço extra na frente pros dedos ficarem soltos).
O que mais deu certo pra mim foi o Topo Athletic Magnifly 5. É um modelo difícil de achar, mas é perfeito pra quem sofre com pressão no dedão.

O Asics Gel-Excite 10 também é ótimo, principalmente pra quem quer amortecimento e não quer sentir o impacto machucando a unha.
Hoje, mesmo depois de curar a inflamação, continuo usando esses modelos porque o conforto é incomparável.
Se eu fosse resumir: prefira espaço e respirabilidade, e evite costuras rígidas na parte da frente do tênis.

7 curtidas

Quando se tem uma unha encravada, uma das coisas mais importantes é que o tênis não pressione ou irrite a região do dedão/antepé. Estudos mostram que uma “toe box” (caixa frontal do tênis) mais larga ou com altura extra reduz a força de impacto e o deslocamento interno do pé, o que ajuda a evitar pressão excessiva na unha ou no tecido ao redor.

Também é recomendado que haja um pequeno espaço livre na frente do dedo mais longo, por exemplo, cerca de meio centímetro ou o equivalente à largura do polegar entre o dedo e a ponta do tênis.

Resumindo: melhor tênis para unha encravada = tênis com ponta mais larga, materiais flexíveis no antepé, bom amortecimento e que ofereça espaço para o dedo não ficar apertado.

Altra Running FootShape (linha Altra)

Este não é um modelo único, mas a linha da marca Altra é conhecida por ter a “FootShape” (forma de pé) e caixa de dedos bem mais generosa que os tênis tradicionais.

Por que considerar: como a parte da frente é mais larga, o dedão e os outros dedos têm mais liberdade para “espalhar”, o que reduz a pressão lateral ou de cima que pode agravar uma unha encravada.

Dica de uso: Experimente também as versões “wide” se tiver pé mais largo. Observe se o tecido no antepé é flexível e sem costuras rígidas que possam apertar ou irritar a pele próxima à unha.

Reebok Nano (série)

A linha da marca Reebok “Nano”, originalmente para CrossFit, menciona explicitamente “wide toe box” (caixa de dedos larga) em suas gerações.

Por que considerar: Mesmo para uso cotidiano ou caminhada, o fato de o modelo já ter esse design mais aberto ajuda bastante quem sofre com unha encravada.

Dica de uso: Como o foco dele não é exclusivamente “running longo”, pode funcionar bem para uso diário ou caminhadas tranquilas. Se for correr muito, avalie amortecimento e suporte conforme seu perfil.

Altra Olympus 6

Outra versão da Altra, o modelo “Olympus 6”, foi elogiado por ter uma “wide toe box” que realmente alivia o aperto no antepé.

Por que considerar: Mesmo sendo pensado para trilha, a característica da frente aberta pode ser muito benéfica para quem caminha bastante ou quer conforto.

Dica de uso: Se o tênis for muito “pesado” ou robusto para o seu uso normal, pode procurar versões mais leves da marca com o mesmo conceito de caixa de dedo larga.

New Balance Fresh Foam X 1080v14

A marca New Balance tem modelos com caixa de dedos mais generosa e é mencionada em matérias como “running shoes for flat feet” que reforçam a importância da frente ampla no sapato.

Por que considerar: Se você também sofre com pé largo ou espalhado, esse tipo de tênis ajuda. Mesmo que sua principal queixa seja só a unha, o conforto adicional nunca faz mal.

Dica de uso: Verifique se existe “Wide (W)” ou “Extra Wide (XW)” na versão desejada. Use os primeiros dias para testar e caminhe com ele em casa antes de sair para longas distâncias.

Brooks Adrenaline GTS (série)

A linha Brooks Adrenaline GTS aparece em listas de “melhores tênis” para conforto com recomendação de “roomy toe box”.

Por que considerar: Um tênis bem balanceado que combina suporte, amortecimento e frente mais espaçosa. Pode funcionar bem para quem tem unha encravada e ainda quer usar para trotes/caminhadas.

Dica de uso: Mesmo que não seja “super wide”, se a frente for razoavelmente espaçosa e o material flexível, pode ajudar bastante.

Algumas notas finais e cuidados

• Mesmo escolhendo um tênis bom, afine o cuidado com a unha: manter unhas aparadas retas, evitar que se curvem nas laterais, e manter bons hábitos de higiene.

• Experimente os tênis no fim do dia, quando o pé está levemente inchado pois isso ajuda a garantir que não vá apertar à noite ou após caminhada.

• Use meias de qualidade, que absorvam suor e não criem atrito no dedão.

• Se o desconforto persistir, ou houver inflamação, pus, vermelhidão ou dor intensa, procure podólogo ou dermatologista: o tênis ajuda, mas não substitui avaliação médica.

10 curtidas

Tênis muito justo é o inimigo número um de quem tem unha encravada. Eu troquei meu Nike Air Max por um Olympikus Corre 3 e senti MUITA diferença, principalmente nas corridas.

6 curtidas

Eu tenho unha encravada crônica e o que me salvou foi o Tênis Usaflex com palmilha anatômica. Ele é mais voltado pro conforto do que pro visual esportivo, mas cumpre o que promete.

5 curtidas

Eu uso o Mizuno Wave Sky. Ele é bem espaçoso na frente e ajuda a evitar que o dedão fique pressionado. Desde que troquei, minhas unhas melhoraram muito.

5 curtidas

Tenho me dado muito bem com usaflex, além de ter um preço custo benefício, o conforto é sensacional!

6 curtidas

Eu sofro demais com unha encravada e aprendi que o segredo é escolher um tênis com bico mais largo. Uso o Asics Gel-Nimbus e nunca mais tive problema! Ele não aperta os dedos e tem ótimo amortecimento.

5 curtidas

Tenho optado pelo Usaflex ultimamente e estou simplesmente apaixonada! :smiling_face_with_three_hearts:
O conforto é incomparável, dá pra usar o dia inteiro sem sentir o pé cansado.

Além disso, a qualidade dos materiais é excelente e o design combina com tudo, desde um look mais esportivo até algo casual para o dia a dia.

O que mais gosto nesse tênis:

• O tecido é super leve e respirável.
  • A palmilha tem ótimo amortecimento, ideal para quem passa horas em pé.
  • A cor neutra combina com várias roupas.
  • Fácil de limpar e mantém o aspecto novo por bastante tempo.

Sinceramente, depois que conheci o conforto da Usaflex, ficou difícil usar outra marca! :yellow_heart:

5 curtidas