Preciso de um software de edição de vídeo que seja fácil de usar para amadores, mas que ofereça recursos suficientes para criar vídeos de boa qualidade.
Eu uso o Filmora e acho ele perfeito para quem está começando na edição de vídeos. A interface é super intuitiva, então você não vai ficar perdido tentando encontrar as ferramentas.
Uma coisa que eu gosto bastante é a quantidade de templates e efeitos prontos que ele oferece, facilita muito na hora de criar algo legal sem precisar de muito esforço.
Além disso, ele tem uma biblioteca de música livre de direitos autorais que ajuda bastante. Já editei vários vídeos com ele e sempre fico satisfeito com o resultado final.
Se você quer um software fácil de usar, mas que ofereça recursos mais avançados, recomendo o Adobe Premiere Elements.
Eu uso ele e é ótimo porque combina simplicidade com ferramentas poderosas. Tem vários tutoriais integrados que te ensinam a fazer edições mais complexas de forma simples.
Outra coisa bacana é o modo de edição rápida, que te permite fazer ajustes rápidos sem complicações. Sem contar que é da Adobe, então a qualidade é garantida.
Pra quem tem Mac, eu recomendo fortemente o iMovie. Ele vem gratuito nos dispositivos da Apple e é super fácil de usar. Eu uso ele pra editar meus vídeos de viagem e curto muito.
A interface é bem limpa e as transições e efeitos são bem profissionais. Também gosto do recurso de arrastar e soltar, que facilita muito na hora de adicionar clipes e efeitos. Se você quer algo simples, mas com qualidade, o iMovie é uma excelente escolha.
@JessicaBritto, já vi muita gente indicando o Final Cut. Inclusive, já tem um tópico aqui no Fórum Produtos Reviews falando sobre isso.
Porém, eu sei que para uma boa edição, é necessário ter outros equipamentos adequados. Portanto, a leitura dessas discussões também pode ser de seu interesse:
Se você quer um software gratuito que não deixa nada a desejar, experimenta o DaVinci Resolve.
Eu uso ele e, apesar de ter uma curva de aprendizado um pouco mais alta, ele é muito poderoso.
Tem muitos recursos avançados de correção de cor e edição de áudio, que são raros de encontrar em programas gratuitos.
Além disso, ele tem uma versão paga, mas a gratuita já oferece muita coisa boa. Vale a pena investir um tempinho aprendendo a usar, o resultado final dos vídeos fica muito profissional.