Vi que tem versões específicas por raça, idade e condição de saúde. Mas será que realmente faz diferença no dia a dia?
Eu uso a ração úmida da Royal Canin para minha gata filhote e posso dizer que fez uma diferença enorme na rotina dela. Ela estava comendo pouco da ração seca, meio desanimada, e eu ficava preocupada.
O cheirinho atrai, a textura é macia e parece ser mais fácil pra ela mastigar. Eu gosto de misturar um pouco com a ração seca, pra não perder os benefícios de ambas.
Não é baratinha, mas vale o investimento pra ver minha velhinha feliz e com energia de novo.
Aqui em casa, a Royal Canin úmida salvou a alimentação do meu cãozinho depois de uma cirurgia dentária.
Ele é um shih-tzu já com 10 anos e teve que extrair vários dentinhos. A veterinária indicou essa ração por ser balanceada e de fácil ingestão.
O que eu mais gostei é que, diferente de outras rações úmidas, ela não tem aquele cheiro exagerado e nojento.
Ele aceita super bem, e eu percebi que até as fezes ficaram mais consistentes, o que me surpreendeu. Agora virou rotina: ele come metade da porção com a ração úmida e o resto com a seca. Tá sempre feliz na hora da comida!
Comprei a ração úmida da Royal Canin meio desconfiada, achando que seria só mais uma gourmetização dos alimentos pra pets… mas mordi a língua!
Minha cachorrinha tem problemas renais, e a linha específica para isso realmente trouxe mais qualidade de vida pra ela.
Antes, ela rejeitava a maioria dos alimentos, até os mais caros. Mas com essa, ela começou a comer sem precisar forçar.
Além disso, os exames dela estabilizaram. É uma ração que eu passo a recomendar pra todo mundo que tenha um pet com alguma condição de saúde. Não é só um agrado: é tratamento.
Como escolher a ração certa para os pets?
Tenho um gato super exigente. Ele literalmente ignora a maioria das rações úmidas já testei várias marcas.
Um amigo me indicou a Royal Canin, e de primeira ele já cheirou e foi comendo devagar, mas comeu tudo!
Depois, passou a ficar miando na hora certa, como se pedisse mais. Achei a consistência boa, não vem com aquele caldão estranho, sabe?
É mais pastosa, e isso parece que agrada ele mais. Uso uma porção por dia só pra complementar, e a pelagem dele está mais bonita também. Não sei se é coincidência, mas acho que ajudou bastante.
Tenho dois filhotes de golden retriever aqui em casa e comecei a introduzir a ração úmida da Royal Canin quando eles tinham uns 2 meses.
Usei como complemento da seca pra facilitar a transição do leite. Foi uma maravilha! Eles se adaptaram super bem, a digestão foi tranquila e nenhum sinal de diarreia ou alergia, o que me preocupava bastante.
A textura facilita muito na fase que eles ainda tão aprendendo a mastigar. Só não continuo dando todos os dias porque o preço é bem salgado, mas uso em ocasiões especiais ou quando quero dar uma variada.
Pra mim, escolher ração virou quase um ritual depois que adotei meu primeiro cachorro. No início, eu comprava qualquer uma que estivesse em promoção, mas ele começou a ter diarreia e o pelo ficou opaco.
Aí aprendi na marra que a composição da ração faz toda a diferença. Hoje, a primeira coisa que olho é o ingrediente principal: se for farinha de carne ou subproduto, eu já pulo.
Prefiro aquelas com proteína de verdade, tipo frango ou cordeiro como primeiro item da lista. Também evito corantes e conservantes artificiais.
E como ele é alérgico a frango, só uso rações com proteína alternativa, como salmão. Não é só preço, é saúde mesmo.
Tenho dois gatos em casa, e escolher a ração certa pra eles foi um processo de tentativa e erro. Eles são exigentes, então não adianta a ração ser excelente se eles torcem o nariz.
Eu conversei com a veterinária deles e ela indicou uma ração super premium com controle urinário, já que gatos têm tendência a problemas renais.
Além disso, comecei a observar se o cocô deles estava com o cheiro forte demais (isso às vezes indica má digestão).
E uma dica que me ajudou muito: ler avaliações de outros tutores na internet. Já descobri boas marcas só assim. Ah, e quando mudo a ração, sempre misturo aos poucos com a anterior pra evitar qualquer reação.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Qual a melhor marca de ração para gatos?
- Qual a melhor marca de shampoo para animais?
- Areia para gatos com melhor custo-benefício
- Ração natural (como Nats ou Guabi) vale o investimento?
- Como escolher uma boa cama para pets?
- A ração GranPlus é boa para cães castrados?
- Ração Premier é boa mesmo ou tem melhor pelo mesmo preço?
- Ração Golden para cães é boa ou existe melhor pelo mesmo preço?
Eu me preocupo muito com o peso da minha cadelinha porque ela é castrada e ganhou bastante peso depois da cirurgia.
Então, quando fui escolher uma ração, busquei uma específica para cães castrados e com controle de calorias.
Além disso, fiquei atenta ao tamanho dos grãos, porque ela é pequena e algumas rações têm pedaços grandes demais pra ela mastigar.
Li bastante rótulo e aprendi que a ordem dos ingredientes faz diferença se o primeiro for milho, provavelmente a ração é mais barata e menos nutritiva. Não é que precise ser a mais cara, mas tem que ter qualidade.
Pra mim, a melhor forma de escolher a ração certa pro meu cachorro foi observando como ele reagia a ela.
Já testei três marcas diferentes até achar uma que deixasse ele disposto, com o pelo bonito e sem coceira.
A gente acha que ração é tudo igual, mas não é. Descobri que algumas rações mais comuns têm muito sal e gordura, o que pode prejudicar a saúde a longo prazo.
Hoje eu prefiro investir em uma ração um pouco mais cara, mas que eu sei que vai evitar problemas no futuro. E sempre olho se ela tem suplementação com ômega 3 e 6, que ajuda demais na pele e no pelo.