Quando decidi trocar de air fryer, confesso que estava buscando algo simples, eficiente e que oferecesse um bom custo-benefício.
Foi assim que cheguei até a Philips Walita Série 1000 XL NA130. Já conhecia a reputação da marca, inclusive já tive modelos da linha Viva, então resolvi dar uma chance para essa versão mais enxuta, de 6,2 litros.
Agora, depois de várias semanas de uso intenso, compartilho aqui minha experiência real com a Fritadeira Airfryer Série 1000 XL Philips Walita. Ficou interessado? Então é só continuar!
Pontos Fortes
- Baixo consumo de energia
- Silenciosa em comparação com concorrentes
- Boa entrega de alimentos
- Design resistente e bem construído
- Fácil de limpar
- Boa ergonomia da alça
- Volume interno útil acima de 5L
- Garantia de 2 anos
Pontos Fracos
- Cabo de alimentação muito curto (83 cm)
- Tempo de preparo maior que outros modelos da marca
- Algumas regiões externas esquentam demais
- Não possui separação entre cesto e coletor
- Sem painel digital ou modos pré-programados
Para facilitar a visualização dos principais pontos positivos e negativos da Philips Walita Série 1000 XL NA130, criei uma imagem simples com esse resumo, dá só uma olhada:
Assim, você pode entender rapidamente os destaques e limitações do produto antes de tomar sua decisão.
Nota geral: 8.9
Além de listar os pontos fortes e fracos, eu também fiz uma avaliação geral da Philips Walita Série 1000 XL NA130 com base na minha experiência de uso.
Abaixo, compartilho as notas que dei para cada critério analisado, para ajudar quem estiver em dúvida a ter uma visão mais clara sobre o desempenho desse modelo:
| Critério | Nota (0 a 10) | Comentário |
|---|---|---|
| Desempenho | 8.5 | Entrega boa qualidade nos alimentos, embora demore mais que outros modelos. |
| Design e Acabamento | 9.0 | Simples, bem construído, sem marcas de dedo e com boa ergonomia. |
| Praticidade no Dia a Dia | 9.1 | Muito fácil de usar, limpar e transportar. Boa capacidade interna. |
| Facilidade de Limpeza | 9.2 | Antiaderente eficiente e poucas peças soltas tornam a limpeza prática. |
| Segurança Térmica | 8.0 | Algumas áreas externas esquentam mais que o ideal, mas ainda dentro do aceitável. |
| Consumo de Energia | 9.5 | Excelente eficiência energética para uma air fryer de 6L. |
| Conforto Sonoro | 9.3 | Extremamente silenciosa, ideal para cozinhar sem ruído incômodo. |
| Mobilidade e Ergonomia | 8.7 | Leve, com alça prática, mas peca no cabo de alimentação curto. |
| Recursos Extras | 7.0 | Não possui painel digital, nem modos automáticos — bem básica nesse aspecto. |
Essas notas refletem exatamente o que percebi durante o uso da Philips Walita Série 1000 XL NA130. Apesar de ter alguns pontos a melhorar, ela entrega um ótimo equilíbrio entre desempenho, consumo e praticidade, ainda mais para quem busca uma air fryer espaçosa, econômica e silenciosa para o dia a dia.
Primeiras impressões: design simples, mas bem pensado
A primeira coisa que me chamou atenção foi o visual. A Philips Walita Série 1000 XL NA130 não é uma air fryer chamativa, mas tem um design bem resolvido. O corpo todo em preto fosco com uma faixa central mais brilhante dá um ar discreto e elegante ao aparelho.
Gostei bastante da textura do plástico, que não deixa marcas de dedo, um detalhe que faz diferença com o uso constante.
A alça da porta é bem firme, ergonômica, e a transição entre as partes do corpo é suave, sem folgas aparentes. Visualmente, ela passa uma boa sensação de qualidade, mesmo sendo uma air fryer mais acessível da linha.
Quer saber o porquê de eu ter dado nota 8.9 para a Fritadeira Airfryer Série 1000 XL Philips Walita? Então é só continuar abaixo que vou te explicar a razão por trás de cada critério.
Desempenho – 8.5
O desempenho da NA130 é sólido, ainda mais considerando seu projeto sem cesto e coletor separados. Ao longo dos testes, ela se saiu bem com os alimentos mais comuns, como batatas fritas, carnes e pães de queijo.
O calor interno é distribuído de forma relativamente uniforme, mesmo com a limitação da circulação de ar quando o compartimento está muito cheio.
No entanto, em comparação com outros modelos da própria Philips Walita, como a Série 5000, ela levou mais tempo para atingir o ponto ideal de preparo.
O gráfico acima mostra claramente como a NA130 leva mais tempo para preparar batatas, pães de queijo e carnes em comparação com outros modelos da Philips, apesar de entregar boa qualidade no resultado final.
Esse tempo extra, em alguns casos, resultou em alimentos levemente crus no centro ou exigiu uma pausa para virar o conteúdo.
A distribuição de calor no interior da cavidade é boa, mas alimentos empilhados demais podem comprometer o preparo homogêneo. O gráfico mostra a leve variação na eficiência térmica entre o centro e as bordas.
Não é um problema grave, mas é algo que pesa na comparação direta com modelos mais rápidos da marca.
Design e Acabamento – 9.0
A estética dessa air fryer me agradou bastante. O acabamento fosco em preto passa um visual mais moderno e ajuda a esconder marcas de dedos e gordura, algo que outras air fryers brilhantes não conseguem. A faixa lustrosa na parte central quebra o visual monótono e dá um toque elegante ao aparelho.
Além disso, a construção é firme, sem peças soltas ou mal encaixadas. A alça é ergonômica e resistente, e a porta desliza com facilidade. Mesmo sendo um modelo mais econômico, a construção da NA130 transmite confiança no manuseio e durabilidade.
O único detalhe visual que poderia melhorar são pequenas marcas na parte inferior, mas nada que comprometa a usabilidade.
Praticidade no Dia a Dia – 9.1
Esse é um dos pontos fortes da NA130. A usabilidade é extremamente simples: dois botões giratórios (um para tempo, outro para temperatura) e só. Mesmo quem nunca usou uma air fryer vai conseguir operá-la em poucos minutos.
Além disso, o fato de ela não ter cesto removível acaba agilizando a limpeza e o manuseio dos alimentos.
Outro fator que contribui para essa nota é o tamanho interno. Com mais de 5 litros de capacidade útil, consigo preparar refeições completas em uma única rodada. Isso reduz o tempo na cozinha e evita acúmulo de louça.
A ausência de funções digitais pode ser uma limitação para alguns, mas se a ideia for simplicidade, ela cumpre muito bem.
Facilidade de Limpeza – 9.2
Se tem uma coisa que eu valorizo numa air fryer é a facilidade de limpeza, e nesse ponto a NA130 foi uma grata surpresa. O antiaderente tanto do coletor quanto da grade se mostrou muito eficiente.
Mesmo depois de preparar carnes gordurosas ou queijos, não tive dificuldades para limpar as superfícies com uma esponja azul apropriada.
O fato de o coletor e a grade estarem integrados torna o processo mais direto, sem aquela desmontagem de peças. Também gostei bastante dos quatro pezinhos de borracha que evitam riscos internos e são fáceis de remover (mas é bom evitar tirar com frequência).
Além disso, dá para deixar a grade de molho no próprio coletor sem o risco de ferrugem nos parafusos, diferente da Air Fryer Mallory Turbo Cook que testamos aqui. E isso agilizou bastante minha rotina.
Segurança Térmica – 8.0
A segurança da NA130 é boa, mas com algumas ressalvas. Em geral, ela mantém uma temperatura externa dentro do aceitável, mas em uso prolongado percebi que a lateral da porta e a parte traseira da alça chegam a esquentar acima dos 60°C. Isso pode ser perigoso, ainda mais se houver crianças pequenas por perto.
As áreas marcadas no gráfico acima demonstram onde o calor externo é mais intenso, com destaque para a lateral da porta que ultrapassou os 77°C durante os testes.
Por outro lado, a distância entre a alça e o corpo do aparelho ajuda a minimizar o risco de queimaduras.
Outro ponto positivo é que, por ter menos peças móveis, o conjunto se torna mais estável e fácil de manusear. Ainda assim, por esses pontos de aquecimento excessivo, achei justo reduzir um pouco a nota aqui.
Consumo de Energia – 9.5
Aqui, a Philips Walita acertou em cheio. Mesmo com uma potência nominal de 1700W (menor do que outros modelos da marca), o desempenho energético é excelente.
Durante os testes, a NA130 manteve o consumo abaixo de 0,6 kWh, o que é um resultado muito bom para uma air fryer de grande capacidade.
Em comparação com outros modelos da Philips, a Série 1000 XL NA130 se destaca por consumir significativamente menos energia, sem comprometer a entrega.
Essa eficiência se deve provavelmente ao tempo de aquecimento controlado e à menor velocidade do ventilador, que ajuda a economizar energia sem prejudicar a qualidade dos alimentos.
Se você está preocupado com a conta de luz e ainda quer uma air fryer que aguente receitas maiores, esse modelo é uma ótima escolha.
Conforto Sonoro – 9.3
Essa foi, sem dúvida, uma das maiores surpresas positivas. A NA130 é extremamente silenciosa. Durante o funcionamento, o ruído emitido é suave e contínuo, sem aqueles estalos ou zumbidos incômodos que muitos modelos costumam fazer.
Eu costumo usar a air fryer à noite, e poder preparar uma refeição sem acordar quem está dormindo é um diferencial real.
É uma daquelas coisas que a gente só valoriza quando testa e, nesse caso, fez muita diferença na minha rotina.
Mobilidade e Ergonomia – 8.7
O aparelho pesa pouco mais de 4 kg, o que facilita bastante para movimentar, guardar ou levar para outro ambiente.
A alça é firme e bem posicionada, e o espaço traseiro que permite enrolar o cabo ajuda a manter a cozinha mais organizada.
No entanto, a nota caiu um pouco por causa do cabo de alimentação extremamente curto; são apenas 83 cm.
Dependendo da posição da tomada na sua cozinha, você vai precisar usar uma extensão, o que não é o ideal. Uma extensão de pelo menos 20 cm resolveria o problema.
Recursos Extras – 7.0
Esse é o critério onde a NA130 mais perde pontos. Por ser um modelo mais básico, ela não tem painel digital, modos automáticos, receitas pré-programadas ou janela transparente para visualização interna.
Tudo é feito de forma manual, o que pode incomodar quem gosta de tecnologia ou praticidade adicional.
Por outro lado, essa simplicidade também a torna mais robusta e menos propensa a falhas. Mas ainda assim, em comparação com concorrentes que oferecem mais recursos por preços próximos, é um ponto que vale considerar.
Cesto e coletor: tudo junto e funcional
Esse foi um dos pontos que mais me causou curiosidade. Diferente dos modelos que eu já tinha usado da marca, a NA130 não possui cesto e coletor separados. Aqui, tudo é integrado o que, a princípio, me preocupou um pouco quanto à praticidade.
Mas para minha surpresa, o conjunto funciona bem. O cesto é basicamente a base do coletor com uma grade metálica com pezinhos de borracha que a separam. A qualidade do antiaderente é boa e resiste bem ao uso com esponja própria para esse tipo de material.
O encaixe da grade também é firme, e os furos centrais (estilo “bola de boliche”) facilitam bastante a retirada da peça.
Capacidade real: nem tudo são os tais 6,2L
Oficialmente, ela tem 6,2 litros de capacidade, mas na prática, o espaço útil é de cerca de 5,1 litros, considerando só o volume acima da grade.
Ainda assim, foi mais que suficiente para o meu uso diário: preparo refeições para duas pessoas sem problema nenhum, desde frango em pedaços até legumes grelhados e até bolo de caneca.
Desempenho na cozinha: ela cumpre o que promete?
Usei a Philips Walita Série 1000 XL NA130 para preparar de tudo um pouco: batata frita congelada, pão de queijo, carne, nuggets, legumes e até cookies. Em geral, o desempenho foi satisfatório, mas com algumas observações importantes.
Batatas fritas congeladas
Ela dá conta do recado, mas exige atenção na quantidade. Quando ultrapassei a marcação indicada no cesto, percebi que o ar quente não circula tão bem, e algumas batatas ficaram mal cozidas no centro.
Respeitando a quantidade, o resultado foi bom, principalmente na temperatura de 180°C. Leva um pouco mais de tempo que outros modelos da marca, mas entrega bem.
Pão de queijo
Aqui ela me surpreendeu. Aos 13 minutos em 160°C, os pães de queijo saíram macios por dentro e levemente crocantes por fora, com um dourado uniforme. Melhor do que esperava para uma air fryer sem cesto removível.
Carnes
No teste com carne e frango congelado, ela levou uns 3 minutos a mais do que o previsto, mas entregou um resultado suculento, sem queimar as bordas. A distribuição do calor me pareceu bem balanceada.
Nível de ruído: silenciosa de verdade
Esse foi um ponto que realmente me conquistou. Já tive modelos barulhentos que faziam quase tanto ruído quanto uma coifa no máximo.
Mas com a NA130, o nível de ruído é baixo, bem abaixo da média. É possível conversar normalmente ao lado dela durante o uso. Acho que a Philips Walita acertou ao reduzir a força do ventilador, o que ajudou também na homogeneidade dos alimentos.
A air fryer registrou um consumo abaixo de 0,6 kWh, o que achei excelente considerando o tamanho da cavidade útil. Com 1700W de potência, ela é mais econômica do que os modelos da Série 5000, que chegam a 2000W.
A compensação foi bem feita: leva um pouco mais de tempo para preparar, mas gasta menos energia e entrega boa qualidade.
Limpeza: fácil e prática
Um dos meus medos era a limpeza do coletor sem cesto separado, mas fiquei satisfeito. O antiaderente é robusto e realmente funciona, nada ficou grudado até agora.
As peças internas têm bom acesso e a parte metálica galvanizada interna, apesar de exigir cuidado, pode ser limpa com pano úmido sem grandes dificuldades.
Só um detalhe: os parafusos internos ficam bem acima da grade, o que me permitiu deixar a grade de molho dentro do coletor sem riscos de ferrugem. Achei isso bem prático.
A air fryer é leve, com pouco mais de 4 kg, o que ajuda bastante na hora de movimentar. Há até uma área na traseira que permite enrolar o cabo, servindo também como uma alça de transporte improvisada.
Só achei o cabo de alimentação muito curto (83 cm). Dependendo de onde está sua tomada, vai precisar de uma extensão.
Sobre segurança térmica: no uso prolongado, percebi que a lateral esquerda da porta e o fundo da alça esquentam bastante, acima dos 60°C. Nada absurdo, mas exige atenção, especialmente se tiver crianças em casa. A distância da alça para o corpo ajuda a amenizar o problema.
Algo que pesou na minha decisão foi a garantia de dois anos da Philips Walita. No mercado de air fryers, isso é um diferencial, principalmente para um modelo mais acessível.
Juntando isso com o bom desempenho, consumo eficiente e design funcional, considero a NA130 uma excelente opção para quem busca volume e economia sem abrir mão da qualidade básica.
Veredito final: Vale a pena comprar a Air Fryer Philips Walita Série 1000 XL NA130
A Philips Walita Série 1000 XL NA130 me provou que é possível ter uma air fryer eficiente, econômica e silenciosa sem gastar muito. Não é o modelo mais rápido, nem o mais tecnológico, mas compensa com sua praticidade, economia e bom desempenho geral.
Ideal para quem precisa de capacidade, mas não quer abrir mão de simplicidade e boa construção.
Se estiver buscando uma air fryer que entrega mais do que promete, essa aqui merece sua atenção.
Especificações técnicas da Air Fryer Philips Walita Série 1000 XL NA130
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Capacidade anunciada | 6,2 litros |
| Capacidade útil real | Aproximadamente 5,1 litros |
| Potência | 1700W |
| Consumo médio | < 0,6 kWh |
| Tipo de painel | Analógico (botões giratórios) |
| Nível de ruído | Baixo |
| Revestimento interno | Aço galvanizado |
| Antiaderente | Sim (boa resistência) |
| Peso aproximado | 4,1 kg |
| Cabo de alimentação | 83 cm |
| Garantia | 2 anos |
Onde comprar a Philips Walita Série 1000 XL NA130
Abaixo estão algumas das melhores opções para adquirir a Philips Walita Série 1000 XL NA130, com preços, condições e confiança na loja:
- Mercado Livre – Vende o produto por cerca de R$ 386, com ótima avaliação (4.9/5) e muitos vendedores confiáveis
- Amazon Brasil – Disponível por aproximadamente R$ 463,92, com frete grátis em muitas regiões e garantia de entrega rápid
- Magazine Luiza (Magalu) – Preço promocional em torno de R$ 399, com opção de parcelamento sem juros e 4.9/5 de nota média
https://www.magazineluiza.com.br/busca/air%2Bfryer%2Bphilips%2Bwalita%2Bna%2B130/
- FastShop – Por volta de R$ 363,84 no Pix, valor bastante competitivo e confiável
- Ponto Frio – Oferece por cerca de R$ 389 (à vista) com opções de retirada rápida nas lojas
- Le Biscuit/Casas Bahia – Disponível por R$ 389 à vista no Pix, com opções de parcelamento
Dicas rápidas de compra
- Verifique a voltagem (127 V ou 220 V) antes de comprar, pois cada modelo segue uma configuração específica.
- Confirme as condições de frete e devolução, especialmente em marketplaces onde há múltiplos vendedores.
- Considere o pagamento via Pix: em várias dessas lojas há desconto imediato, reduzindo o preço em até 5%.
Com essas opções, você pode escolher a melhor oferta com base no preço, frete, prazo de entrega e preferência de loja.
Se quiser que eu te ajude a montar um comparativo de custo-benefício detalhado entre essas lojas, é só avisar!