Faz muito tempo que eu venho testando ventiladores de mesa para dar conta do calor intenso que faz aqui em casa, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. Já testei modelos de diversas marcas, com tamanhos diferentes e promessas variadas de desempenho. Mas foi só recentemente que resolvi investir no Ventilador de mesa Arno 40cm VE70 X-Treme 7 — e aqui vou compartilhar a minha experiência real com ele.
Comprei esse modelo depois de muitas indicações e de ver diversos comentários sobre sua potência fora do comum. Como meu quarto é relativamente grande e pega sol direto à tarde, precisava de algo que realmente entregasse um vento forte e constante. E sim, o Arno VE70 X-Treme 7 cumpre esse papel — mas como todo produto, ele também tem seus pontos negativos.
[center]
[/center]Pontos fracos do ventilador arno VE70 X-Treme 7
Apesar de ser, no geral, um excelente ventilador, algumas questões me chamaram atenção negativamente durante o uso diário:
-
Ruído em velocidade máxima: Esse foi o primeiro ponto que me incomodou. Em velocidades mais baixas, o funcionamento é bem silencioso mesmo — melhor do que eu esperava —, mas ao aumentar para o nível 3, o ruído se torna perceptível. Não é insuportável, mas se você estiver assistindo TV ou tentando dormir, pode incomodar.
-
Preço mais elevado: Quando comparado a outros ventiladores de mesa de 40cm, o valor é um pouco acima da média. Entendo que a tecnologia Power Zone e o design mais robusto justifiquem isso, mas para quem está com o orçamento apertado, pode pesar.
-
Oscilação um pouco limitada: Notei que o movimento de oscilação lateral não tem um ângulo tão amplo quanto outros modelos que já tive. Não é algo que atrapalha muito, mas poderia cobrir um pouco mais de área.
-
Tamanho da base: A base é um pouco grande e exige certo espaço na mesa. Para quem tem mesa pequena ou usa o ventilador em locais mais estreitos, pode ser um ponto a considerar.
Pontos fortes que me conquistaram
Agora, falando sobre o que realmente me fez gostar muito do Arno VE70 X-Treme 7, posso listar vários destaques que o colocam entre os melhores ventiladores que já tive:
-
Potência impressionante: A promessa do vento forte não é exagero. O ventilador realmente entrega um fluxo de ar poderoso. Eu consigo sentir o vento forte a uma distância de 9 a 11 metros, o que é excelente para ambientes maiores. Ele consegue refrescar todo o quarto — mesmo com a porta aberta — de forma uniforme.
-
7 pás que fazem diferença: Essa foi uma das características que me chamaram a atenção. A maioria dos ventiladores tem 3 ou 6 pás, mas o Arno X-Treme 7 tem sete. Isso aumenta significativamente a distribuição do vento, criando um fluxo mais amplo e estável.
-
Tecnologia Power Zone: Um diferencial importante. Ela direciona o ar de forma mais concentrada, o que é ótimo quando quero que o vento fique direcionado direto pra mim enquanto trabalho no computador ou assisto TV no sofá. E o mais interessante: consigo sentir uma brisa contínua e constante, sem interrupções ou oscilações no fluxo.
-
Grade com Chevron Zone: A Arno realmente acertou aqui. Essa grade foi projetada para reduzir o ruído do vento ao passar pelas hastes, e funciona. Em velocidades 1 e 2, o ventilador é bem silencioso, ótimo para quem estuda, trabalha em home office ou dorme com o ventilador ligado a noite toda.
-
Design moderno e robusto: O ventilador tem uma aparência bem mais atual do que a maioria dos modelos do mercado. A base é firme, o acabamento é bonito e o visual passa confiança. Além disso, é fácil de montar — levei menos de 10 minutos e não precisei de ferramentas.
-
Limpeza facilitada: Esse é um ponto essencial pra mim. Detesto produtos que exigem uma engenharia reversa só pra limpar. Com o Arno X-Treme 7, basta soltar a grade frontal e as pás podem ser limpas com pano úmido facilmente. O plástico não mancha com facilidade e não acumula poeira tão rápido quanto outros ventiladores que já tive.
-
Estabilidade e segurança: Ele não treme, não “anda” sobre a mesa quando está ligado no máximo, e transmite muita segurança até pra deixar perto de crianças (desde que fora do alcance das mãos, claro).
[center]
[/center]Avaliação por critérios
Além da experiência geral, acho importante trazer uma visão mais objetiva sobre o desempenho do ventilador de mesa Arno 40cm VE70 X-Treme 7, avaliando separadamente alguns critérios que considero essenciais na escolha de um bom ventilador. Abaixo, compartilho minha pontuação pessoal para cada um deles, com base no uso contínuo do produto:
| Critério | Nota (0 a 10) | Comentário breve |
|---|---|---|
| Potência do vento | 9.5 | Excelente desempenho, com vento forte e alcance acima da média. |
| Nível de ruído | 7.5 | Silencioso nas velocidades baixas, mas barulhento na máxima. |
| Qualidade dos materiais | 9.0 | Acabamento bem feito e estrutura robusta. |
| Facilidade de montagem | 10.0 | Extremamente fácil de montar, sem necessidade de ferramentas. |
| Facilidade de limpeza | 9.0 | Desmontagem rápida e componentes fáceis de limpar. |
| Design e aparência | 8.5 | Visual moderno e discreto, combina com diferentes ambientes. |
| Estabilidade | 9.0 | Firme, não treme nem desliza mesmo em velocidade alta. |
| Alcance do vento | 9.5 | Excelente — refresca mesmo a longas distâncias. |
| Ajuste de velocidades | 8.0 | Tem três níveis, mas senti falta de mais um intermediário entre 2 e 3. |
| Relação custo-benefício | 8.0 | Um pouco mais caro que concorrentes, mas entrega mais também. |
| Ângulo de oscilação | 7.0 | Poderia ser mais amplo, especialmente em ambientes maiores. |
No geral, o ventilador Arno VE70 X-Treme 7 me surpreendeu positivamente e atendeu bem às minhas necessidades. Ele não é o mais barato da categoria, nem o mais silencioso em todos os níveis, mas compensa com potência, estabilidade e durabilidade. É, sem dúvida, uma escolha segura para quem quer desempenho acima da média e um produto bem construído.
Se fosse para dar uma nota geral, considerando todos os critérios acima e a minha experiência pessoal, eu daria um 8.7 de 10. É um ventilador que recomendo — especialmente se você valoriza força e eficiência no fluxo de ar.
[center]
Especificações técnicas do Arno VE70 X-Treme 7
| Característica | Detalhes |
|---|---|
| Marca | Arno |
| Modelo | VE70 X-Treme 7 |
| Diâmetro | 40 cm |
| Número de pás | 7 pás |
| Potência | 126W |
| Níveis de velocidade | 3 níveis |
| Tecnologias | Power Zone (fluxo concentrado) e Chevron Zone (redução de ruído) |
| Alcance do vento | Até 11 metros (segundo uso real) |
| Grau de oscilação lateral | Moderado (não muito amplo) |
| Nível de ruído | Silencioso nas velocidades 1 e 2; alto na 3 |
| Fácil montagem | Sim (sem ferramentas) |
| Facilidade de limpeza | Alta |
| Design | Moderno e robusto |
| Preço médio | R$ 200 a R$ 300 (varia por região e loja) |
Potência do vento – nota 9.5
Se tem algo que me impressionou desde o primeiro uso foi a força do vento que esse ventilador entrega. Não é exagero quando dizem que o Arno VE70 X-Treme 7 consegue refrescar até 11 metros de distância — aqui em casa, mesmo de um cômodo para outro, o vento chega com intensidade. As 7 pás realmente fazem diferença e criam um fluxo contínuo e bem distribuído. Só não dei 10 porque acho que ainda existe um leve espaço para melhorias em comparação com modelos industriais mais potentes, mas para uso doméstico, ele entrega quase o máximo que se pode esperar.
[center]
[/center]Nível de ruído – nota 7.5
Esse foi um ponto de atenção para mim. Apesar do bom isolamento de ruído proporcionado pela grade com tecnologia Chevron Zone, o ventilador começa a incomodar um pouco em velocidade 3. Não chega a ser ensurdecedor, mas o barulho é perceptível, especialmente à noite ou se o ambiente estiver silencioso. Em velocidades 1 e 2, ele é realmente silencioso, excelente até para quem precisa de concentração ou quer dormir com ele ligado. A nota 7.5 reflete esse contraste: ótimo em baixa rotação, mas com margem de incômodo no nível mais alto.
Qualidade dos materiais – nota 9.0
A construção do Arno VE70 X-Treme 7 passa confiança desde o momento da montagem. O plástico é firme, o acabamento é bonito e todos os encaixes se mostram resistentes. Não notei nenhum tipo de rebarba, peças mal cortadas ou folgas nas junções. Depois de semanas de uso, não surgiu nenhum sinal de desgaste prematuro. A única razão para não ter dado 10 foi porque algumas peças (como a base) podiam ser um pouco mais compactas ou emborrachadas para agregar ainda mais valor ao produto.
Facilidade de montagem – nota 10.0
Esse foi, talvez, o ventilador mais simples e rápido de montar que já tive. Em menos de 10 minutos eu já estava com ele funcionando. Não precisei de ferramentas, tudo foi encaixado de forma intuitiva e segura. É um diferencial importante, especialmente para quem não tem muita paciência ou habilidade com montagem de equipamentos domésticos. Por isso, a nota máxima aqui é mais do que merecida.
Facilidade de limpeza – nota 9.0
O processo de limpeza é bem prático. A grade frontal solta facilmente, permitindo acesso direto às pás, que podem ser limpas com um pano úmido ou até mesmo lavadas com cuidado. O ventilador não acumula poeira com facilidade, o que me surpreendeu positivamente. Só não dei nota 10 porque ainda é necessário desmontar a grade para limpar — o que é padrão em praticamente todos os ventiladores, mas deixaria de ser um critério se algum dia surgisse um modelo com limpeza externa mais prática ainda.
Design e aparência – nota 8.5
O design do Arno X-Treme 7 é um dos mais modernos que já vi em ventiladores de mesa. Ele tem um visual robusto, com linhas bem definidas e um acabamento que chama atenção, sem ser chamativo demais. Funciona bem tanto em ambientes mais simples quanto em espaços com decoração mais cuidadosa. A nota 8.5 ficou assim porque, embora o design seja bonito, a base é um pouco grande e ocupa mais espaço do que gostaria — especialmente em mesas pequenas.
Estabilidade – nota 9.0
Esse é um dos pontos em que ele se destaca: mesmo em velocidade máxima, ele não se move, não trepida, nem gera instabilidade sobre a superfície onde está apoiado. Isso transmite bastante segurança. Já tive ventiladores que literalmente “andavam” pela mesa de tanto vibrar. Com o Arno VE70 X-Treme 7, isso nunca aconteceu. A base segura bem, mas se ela fosse um pouco menor ou tivesse um acabamento antiderrapante, daria tranquilamente nota 10.
Alcance do vento – nota 9.5
O ventilador realmente consegue refrescar ambientes inteiros com facilidade. A tecnologia Power Zone ajuda muito a concentrar o fluxo de ar, mas o que mais colabora é o conjunto das 7 pás, que cria um vento intenso e com ótimo alcance. Coloquei o ventilador do lado oposto do meu quarto e senti perfeitamente o ar chegando até mim, mesmo a mais de 9 metros de distância. Como mencionei antes, só não dei nota 10 porque alguns modelos maiores (e mais caros) conseguem entregar ainda mais — mas dentro da categoria, ele é excelente.
[center]
[/center]Ajuste de velocidades – nota 8.0
O ventilador oferece 3 velocidades, o que é o padrão da maioria dos modelos. Funciona bem, mas senti falta de um ajuste intermediário entre as velocidades 2 e 3. Isso porque a diferença entre elas é um pouco brusca: a velocidade 2 é agradável, e a 3 já é bem forte (e barulhenta). Com um quarto nível de intensidade, ele poderia oferecer ainda mais conforto. Por isso, a nota foi 8.0 — satisfatório, mas com potencial para melhorar com um controle mais refinado.
Relação custo-benefício – nota 8.0
O preço do Arno VE70 X-Treme 7 é mais alto do que a média dos ventiladores de mesa de 40cm, especialmente se compararmos com modelos simples de marcas genéricas. No entanto, ele entrega bem mais em retorno: mais vento, mais estabilidade, mais durabilidade. Então, o investimento se justifica, sim. Mas sei que para muitas pessoas, pagar R$ 250 em um ventilador pode ser um obstáculo. Assim, dei nota 8.0 porque o valor compensa — mas não é acessível para todos.
Ângulo de oscilação – nota 7.0
Esse foi o critério que menos me agradou. A oscilação lateral existe e funciona bem, mas o ângulo de giro é um pouco limitado. Em ambientes maiores, isso pode fazer com que partes do cômodo fiquem sem receber vento diretamente. Em comparação com outros modelos que já usei, a amplitude de movimentação lateral poderia ser mais ampla. Se a Arno melhorasse esse aspecto, o alcance seria ainda mais eficiente e confortável.
Aonde comprar o Ventilador de mesa arno 40cm VE70 x-treme 7?
-
Ventilador de Mesa Arno 40cm VE70 X-Treme 7: Disponível na Amazon, com preço a partir de R$276,67. Possui 7 pás, potência de 150W e alcance de até 11 metros, ideal para ambientes maiores. A avaliação média é de 4,9/5 com 102 avaliações.(Amazon Brasil)
-
Ventilador de Mesa Arno X-Treme 7 40cm 7 Pás 3 Velocidades Cinza e Cobre: Disponível na KaBuM! por R$303,99. Apresenta um design premium em cinza e cobre, além das funcionalidades padrão do modelo.(Magazine Luiza)
-
Ventilador de Mesa 40cm Arno X-TREME 7 - 7 PÁS, 150W VE70: Disponível no Mercado Livre por R$259,00. Oferece boa relação custo-benefício com as mesmas especificações técnicas.
-
OUTLET Ventilador de Mesa Arno 40cm 127V (110V) Preto e Azul: Disponível na Shopee por R$219,00. Versão outlet com preço promocional, ideal para quem busca economia.
-
Ventilador De Mesa X-treme 7 Pás 150w 40cm 220v - Arno - 220: Disponível nas Casas Bahia por R$499,90. Versão com alta potência de 150W, indicada para ambientes maiores ou para quem busca maior desempenho.(Magazine Luiza, Amazon Brasil)
-
Ventilador de Mesa 40cm Arno X-Treme 7P VE70: Disponível na Extrabom por R$379,90. Modelo padrão com as características tradicionais da linha X-Treme 7.
-
Se você busca o melhor preço, a versão outlet da Shopee é a mais econômica.
-
Para quem valoriza um design diferenciado, o modelo em cinza e cobre da KaBuM! é uma excelente escolha.
-
Se a prioridade é alta potência para ambientes maiores, a versão 220V das Casas Bahia atende bem.(Zoom)
-
Para um equilíbrio entre preço e desempenho, a Amazon e o Mercado Livre oferecem boas opções.
Lembre-se de verificar a voltagem (110V ou 220V) compatível com sua região antes de realizar a compra.
[center]
[/center]Vale o investimento?
Depois de usar intensamente o Ventilador de mesa Arno 40cm VE70 X-Treme 7 por várias semanas, posso afirmar com confiança que ele entrega exatamente aquilo que promete — e em alguns aspectos, até supera as expectativas. A potência do vento é impressionante, o alcance é ótimo, e a experiência de uso no dia a dia é confortável e segura. Ele me trouxe alívio em dias de calor forte, e não me deixou na mão nenhuma vez.
Claro que existem pontos a melhorar, como o ruído em velocidade máxima e a amplitude da oscilação lateral, mas são aspectos que não comprometem a eficiência geral do produto. E mesmo custando um pouco mais que outros modelos de mesa, o custo se justifica pela qualidade dos materiais, durabilidade e desempenho acima da média.
Se você está buscando um ventilador de mesa robusto, confiável e com excelente entrega de vento para ambientes médios ou grandes, o Arno VE70 X-Treme 7 é uma escolha segura e eficiente. Eu não só compraria de novo, como também recomendaria para qualquer pessoa que, assim como eu, precise de um ventilador potente que realmente faça a diferença nos dias mais quentes.