Estou em dúvida entre o Nike Air Force 1 e o Adidas Superstar. Qual tem melhor qualidade e conforto no dia a dia?
Olha, eu já usei tanto tênis da Nike quanto da Adidas pra correr e também no dia a dia, e o que eu mais percebi foi que a Nike tem uma durabilidade um pouco maior, principalmente nos modelos de corrida como o Pegasus.
O meu durou mais de 2 anos usando direto, e o solado ainda estava bem decente. Já o Adidas (era um Ultraboost), apesar de super confortável, começou a dar sinais de desgaste no calcanhar em menos de 1 ano.
Então, na minha experiência, se for pensar em resistência e tempo de vida útil, fico com a Nike.
Na minha rotina, uso muito tênis pra caminhar e ir trabalhar, então não pego leve com eles. Já tive dois modelos da Adidas (um Galaxy e um Runfalcon) e três da Nike (um Revolution, um Downshifter e um Air Max).
O que percebi é que os da Adidas são mais confortáveis por mais tempo, mesmo quando estão velhos. Já os da Nike acabavam ficando “duros” depois de um tempo, o amortecimento perdia a eficiência.
Em relação à sola, os dois desgastaram quase no mesmo ritmo. Então acho que em durabilidade bruta os dois empatam, mas o conforto da Adidas dura mais.
Comigo foi assim: comprei um Adidas Duramo e achei ele super leve e gostoso de usar, só que em seis meses o tecido na parte dos dedos rasgou. E olha que eu não uso pra esporte, só pra sair mesmo.
Depois peguei um Nike Flex Experience, que tenho até hoje faz quase 3 anos. Ele tá bem gasto, mas não rasgou e o solado ainda aguenta bem.
Então no meu caso, a Nike teve uma performance muito melhor nesse sentido. A malha do Adidas é mais frágil, mesmo sendo mais bonita e ventilada.
Como saber se o tênis é confortavel?
Pra mim, a questão de durabilidade também depende muito do modelo. O Ultraboost da Adidas que eu tive aguentou super bem, mesmo com treinos intensos, e olha que sou corredor de rua.
Já testei o Nike Zoom Winflo, que achei excelente em desempenho, mas a sola começou a abrir com menos de 1 ano de uso.
Em contrapartida, o cabedal resistiu bem. Acho que a Adidas acerta muito na qualidade do material, e os tênis demoram mais a apresentar defeitos. Se fosse pra apostar em durabilidade em uso esportivo, eu iria de Adidas.
Pra mim, o conforto do tênis começa no primeiro contato. Quando eu coloco no pé, já sinto se ele “abraça” bem ou se tem algum ponto apertando.
Gosto de caminhar um pouco pela loja, dar uns passos mais rápidos, sentir o calcanhar. Um tênis desconfortável, geralmente, mostra isso na hora: ele espreme os dedos, bate no calcanhar ou escorrega quando ando.
Também presto atenção na palmilha se é muito fina, já sei que vai me cansar depois de algumas horas. Tenho o pé chato, então pra mim amortecimento e um bom suporte fazem toda a diferença.
Sempre que vou experimentar um tênis, levo em consideração três coisas: o peso, o acolchoamento e a flexibilidade.
Já comprei tênis que eram lindos, mas depois de meia hora no pé eu só pensava em tirar. Hoje em dia, eu dobro o tênis com a mão pra ver se ele é maleável, aperto a parte do calcanhar e do peito do pé pra sentir se tem espuma, e também fico de pé em um pé só pra testar o equilíbrio e ver se ele acomoda bem a pisada.
Quando ele parece que “suma” no pé, sei que é confortável.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de tênis para corrida: Nike ou Adidas?
- Qual a melhor marca de tênis esportivo: Puma ou Reebok?
- Qual a melhor marca de tênis de caminhada: Merrell ou Columbia?
- Qual a melhor marca de tênis de basquete: Under Armour ou Nike?
- Os sapatos da Nike são bons para treinamento de alta intensidade?
- Quais tênis de corrida vocês recomendam para maratonistas?
- Quais são os melhores aplicativos de fitness do momento?
- Tênis Olympikus é bom pra caminhada diária?
- Tênis Fila Racer For All é bom mesmo ou só tem nome?
- Qual a diferença prática entre o Asics Gel-Nagoya e o Gel-Excite?
- O Olympikus Corre 3 é bom pra quem tá começando a correr?
- Alguém já testou o Adidas Galaxy 6 para caminhadas longas?
- Qual tênis da Nike tem o melhor custo-benefício atualmente?
Eu aprendi da pior forma que um tênis desconfortável pode estragar até passeio. Então agora, toda vez que vou experimentar, faço questão de colocar os dois pés e andar bastante, até agachar e subir escada da loja se tiver.
Tênis confortável pra mim é aquele que não cria pressão em nenhum ponto específico do pé. Sinto como se estivesse descalça, de tão natural que ele fica.
Também analiso a costura interna e se tem alguma parte dura por dentro já tive bolha por causa disso.
No meu caso, o conforto vem muito da respirabilidade também. Moro numa cidade quente, então se o tênis não deixa o pé “respirar”, acaba sendo desconfortável com o tempo.
Sempre passo a mão dentro dele antes de calçar, procuro por costuras internas mal feitas, etiquetas mal colocadas, qualquer coisa que possa incomodar no atrito.
E mais: gosto de usar com a meia que costumo usar no dia a dia. Já fiz o erro de experimentar com uma meia fininha e depois em casa, com uma mais grossa, o tênis ficou justo demais.