Os preços são tentadores, mas fico com receio do histórico. Alguém já comprou e teve boa experiência?
Cara, não faz isso, melhor pegar um com baixa km e boa procedência.
Sei que a manutenção desses carros é feita da pior forma possível.
Além disso, o preço não é tao competitivo para compensar a péssima revenda desse tipo de carro. Ninguém cuida de um carro alugado, imagina os problemas que vêm nesse carro!!
Não confio muito não. Mas se você quer seguir nessa ideia, recomendo ler alguns tópicos que tem aqui na comunidade, podem te ajudar a decidir.
Olha, posso ser meio paranoica, mas eu duvido muito que uma locadora faz alguma manutenção séria e usam os produtos mais baratos.
Mas também depende muito do carro: é um Honda? É um veículo melindroso, que precisa ter manutenção em dia para não fundir?
Tem carro bom e carro ruim em todo lugar, tem cara que se dá bem comprando até carro de leilão.
Recomendo procurar um mecânico da sua confiança, discutir um veículo de acordo com o seu orçamento e pagar uma comissão para ele achar um ou para avaliar algum que você se interesse.
Eu já peguei um de locadora e não tive muitos problemas, além dos normais de carro, manutenção e tudo mais. Não é todo mundo que vai ter essa sorte, mas se você achar uma oportunidade muito boa, vai em frente.
Eu já comprei um carro que veio de locadora e, sendo bem sincera, a experiência foi melhor do que eu imaginava. Muita gente tem receio porque acha que todo carro de locadora foi “maltratado”, mas na prática não é sempre assim.
A maioria das locadoras grandes faz manutenção preventiva regular, justamente porque o carro não pode ficar parado. Então troca de óleo, revisões e itens básicos normalmente são feitos dentro do prazo.
Por outro lado, também tem alguns pontos que vale analisar com calma. Carro de locadora costuma ter quilometragem mais alta para a idade, porque roda bastante em pouco tempo. Além disso, como passa por vários motoristas diferentes, pode ter sofrido uso mais intenso.
Uma coisa que me ajudou foi verificar bem o histórico do carro, olhar o laudo cautelar e levar um mecânico de confiança para dar uma olhada antes de fechar negócio. Também reparei bastante no estado do interior, suspensão e alinhamento.
A vantagem maior realmente é o preço, que costuma ser mais baixo do que um carro equivalente vendido por particular ou concessionária. Se o carro estiver bem cuidado e com manutenção registrada, pode sim ser um bom negócio.
Então, na minha opinião, não é algo para descartar automaticamente, mas exige um pouco mais de atenção na hora de avaliar o veículo. Conheço gente que teve ótimas experiências e outros que preferem evitar justamente pelo histórico de uso mais intenso.
Se precisar mais ainda de ajuda, recomendo esse vídeo:
Eu, particularmente, evito carro de locadora. Não é que seja sempre ruim, mas tem alguns pontos que me fazem pensar duas vezes:
-
Uso muito intenso: geralmente são carros dirigidos por várias pessoas diferentes, com estilos bem variados, então você não sabe os tipos de ambientes e situações que o carro passou (pode até ter prejudicado a mecânica);
-
Falta de cuidado: podem me prometer o mundo ao vender o carro, mas eu custo a acreditar que alguém dirige carro alugado com o mesmo cuidado que teria com o próprio;
-
Histórico difícil de rastrear: você não sabe como o carro foi usado no dia a dia e não sabe os problemas que isso trouxe; se for comprar um carro de locadora, recomendo fazer um laudo antes;
-
Desgaste de embreagem, freio e suspensão costuma ser maior
Claro que nem todos são assim, mas eu acho melhor ir pela regra geral do que pela exceção.