Vale a pena comprar carro de locadora?

Os preços são tentadores, mas fico com receio do histórico. Alguém já comprou e teve boa experiência?

5 curtidas

Cara, não faz isso, melhor pegar um com baixa km e boa procedência.

Sei que a manutenção desses carros é feita da pior forma possível.

Além disso, o preço não é tao competitivo para compensar a péssima revenda desse tipo de carro. Ninguém cuida de um carro alugado, imagina os problemas que vêm nesse carro!!

5 curtidas

Não confio muito não. Mas se você quer seguir nessa ideia, recomendo ler alguns tópicos que tem aqui na comunidade, podem te ajudar a decidir.

5 curtidas

Olha, posso ser meio paranoica, mas eu duvido muito que uma locadora faz alguma manutenção séria e usam os produtos mais baratos.

Mas também depende muito do carro: é um Honda? É um veículo melindroso, que precisa ter manutenção em dia para não fundir?

Tem carro bom e carro ruim em todo lugar, tem cara que se dá bem comprando até carro de leilão.

Recomendo procurar um mecânico da sua confiança, discutir um veículo de acordo com o seu orçamento e pagar uma comissão para ele achar um ou para avaliar algum que você se interesse.

5 curtidas

Eu já peguei um de locadora e não tive muitos problemas, além dos normais de carro, manutenção e tudo mais. Não é todo mundo que vai ter essa sorte, mas se você achar uma oportunidade muito boa, vai em frente.

5 curtidas

Eu já comprei um carro que veio de locadora e, sendo bem sincera, a experiência foi melhor do que eu imaginava. Muita gente tem receio porque acha que todo carro de locadora foi “maltratado”, mas na prática não é sempre assim.

A maioria das locadoras grandes faz manutenção preventiva regular, justamente porque o carro não pode ficar parado. Então troca de óleo, revisões e itens básicos normalmente são feitos dentro do prazo.

Por outro lado, também tem alguns pontos que vale analisar com calma. Carro de locadora costuma ter quilometragem mais alta para a idade, porque roda bastante em pouco tempo. Além disso, como passa por vários motoristas diferentes, pode ter sofrido uso mais intenso.

Uma coisa que me ajudou foi verificar bem o histórico do carro, olhar o laudo cautelar e levar um mecânico de confiança para dar uma olhada antes de fechar negócio. Também reparei bastante no estado do interior, suspensão e alinhamento.

A vantagem maior realmente é o preço, que costuma ser mais baixo do que um carro equivalente vendido por particular ou concessionária. Se o carro estiver bem cuidado e com manutenção registrada, pode sim ser um bom negócio.

Então, na minha opinião, não é algo para descartar automaticamente, mas exige um pouco mais de atenção na hora de avaliar o veículo. Conheço gente que teve ótimas experiências e outros que preferem evitar justamente pelo histórico de uso mais intenso.

Se precisar mais ainda de ajuda, recomendo esse vídeo:

6 curtidas

Eu, particularmente, evito carro de locadora. Não é que seja sempre ruim, mas tem alguns pontos que me fazem pensar duas vezes:

• Uso muito intenso: geralmente são carros dirigidos por várias pessoas diferentes, com estilos bem variados, então você não sabe os tipos de ambientes e situações que o carro passou (pode até ter prejudicado a mecânica);

• Falta de cuidado: podem me prometer o mundo ao vender o carro, mas eu custo a acreditar que alguém dirige carro alugado com o mesmo cuidado que teria com o próprio;

• Histórico difícil de rastrear: você não sabe como o carro foi usado no dia a dia e não sabe os problemas que isso trouxe; se for comprar um carro de locadora, recomendo fazer um laudo antes;

• Desgaste de embreagem, freio e suspensão costuma ser maior

Claro que nem todos são assim, mas eu acho melhor ir pela regra geral do que pela exceção.

5 curtidas