Ventilador Mondial esquenta depois de muito tempo ligado?

Estou de olho em um ventilador da Mondial por causa do preço, mas tenho medo de ele esquentar demais ou travar se ficar ligado direto. Alguém aí já teve esse problema?

7 curtidas

Então, eu tenho um ventilador Mondial há uns 3 anos, e posso dizer que ele esquenta sim depois de algumas horas ligado direto, principalmente nos dias mais quentes.

Mas assim, nada absurdo. O motor fica morno, às vezes quente, mas nunca senti cheiro de queimado ou algo que me preocupasse de verdade.

Já deixei ele ligado a noite inteira várias vezes e nunca deu problema. Acho que é meio normal mesmo esse aquecimento com o tempo. Ventilador não foi feito pra funcionar 12 horas sem parar, né?

7 curtidas

Comigo aconteceu o seguinte: comprei um Mondial e no começo tudo tranquilo.

Só que depois de um tempo, percebi que ele começava a esquentar muito no motor, tipo a carcaça de trás ficava bem quente.

Em alguns momentos, ele até dava uma travadinha na oscilação. Aí levei na assistência e o técnico falou que é um comportamento “esperado” se ele ficar ligado por muitas horas sem pausa.

Desde então, comecei a dar uns intervalos e ajudou. Mas confesso que fiquei meio decepcionado. Achei que aguentaria mais tempo direto.

5 curtidas

O meu Mondial é dos mais simples, comprei pra usar no quarto. Já deixei ligado a noite toda várias vezes e nunca percebi aquecer a ponto de me preocupar.

Só que eu moro numa região mais fria, então pode ser que isso influencie. Já ouvi amigos que moram no Norte falando que o ventilador lá esquenta muito rápido, talvez por causa do calor intenso.

Então acho que depende do ambiente também, além do modelo.

5 curtidas

Como escolher um bom ventilador?

4 curtidas

Gente, comigo o negócio foi sério. Eu comprei um ventilador Mondial turbo, bem potente, e deixei ele ligado o dia inteiro no quarto.

Quando fui desligar à noite, o motor tava fervendo! A parte traseira dava até medo de tocar. Chegou um dia que ele começou a fazer um cheiro estranho, tipo plástico quente, sabe?

Aí corri e desliguei. Levei no conserto e me disseram que provavelmente é por uso excessivo e poeira acumulada no motor. Hoje em dia eu sempre limpo direitinho e tento não deixar mais de 6 horas direto.

5 curtidas

Olha, eu sempre presto atenção em três coisas antes de comprar um ventilador: potência, nível de ruído e a marca. A potência me diz se ele vai realmente ventilar bem ou se vai só empurrar o ar pra perto.

Já o ruído é algo que muita gente ignora, mas pra mim é essencial, porque eu uso no quarto à noite. Ventilador barulhento me tira o sono.

Por fim, a marca pode dizer muito sobre a durabilidade. Eu tive um Mallory que durou quase 8 anos, então hoje eu confio bastante neles. Um bom ventilador tem que ser potente e silencioso ao mesmo tempo, senão não vale a pena.

4 curtidas

Eu aprendi do jeito difícil! Comprei um ventilador só porque era bonito e tava em promoção. Resultado: era barulhento, a hélice era fraca, e em menos de 1 ano parou de girar direito.

Hoje, eu leio os comentários e avaliações online antes de qualquer coisa. Gosto de olhar se a base é firme, se ele tem ajuste de inclinação e principalmente se o vento alcança bem longe.

Outra coisa que me ajuda muito é o número de pás: quanto mais pás e melhor o design delas, mais vento de verdade. Não adianta ser bonitinho e girar rápido se o ar não sai com força.

5 curtidas

Recomendo dar uma olhada nesses tópicos aqui!

4 curtidas

Eu sou bem técnico com essas coisas. Quando vou avaliar um ventilador, eu olho a vazão de ar em m³/min, que alguns fabricantes divulgam.

Se não tiver essa info, já fico desconfiado. Além disso, vejo se ele tem grades mais abertas, porque isso influencia no fluxo de ar.

Gosto também de modelos com motor com rolamento, que geralmente são mais duráveis e fazem menos barulho que os de bucha.

Tem gente que acha exagero, mas pra quem vai usar todo dia, esses detalhes fazem diferença.

5 curtidas

O que eu sempre observo é se ele tem opções de velocidade e se o vento é agradável. Já testei ventilador que era tão forte que secava meu nariz em minutos, rs.

Então gosto de aparelhos com controle de intensidade mais variado. Também dou muita atenção à facilidade de limpar.

Ventilador com grade difícil de tirar vira um pesadelo com o tempo, porque acumula poeira e atrapalha na saúde também. Um bom ventilador tem que ser funcional, fácil de limpar e não parecer um helicóptero dentro de casa.

5 curtidas