Durante muitos anos, essa pergunta ficou martelando na minha cabeça: afinal, qual marca é melhor? Electrolux ou Brastemp? Como eu já tive produtos das duas em casa — inclusive geladeira, fogão e máquina de lavar — resolvi compartilhar aqui no fórum a minha opinião sincera, com base no que vivi na prática.
- Que geladeira oferece o melhor custo benefício atualmente?
- Quais marcas de geladeira são mais recomendadas?
- Haier ou Whynter são marcas boas de geladeira para vinho?
- Qual é a melhor marca de frigobar?
- Quais são as melhores marcas de geladeiras importadas?
Minhas primeiras impressões: Brastemp ou Electrolux?
Quando me mudei para o meu primeiro apartamento, ganhei uma geladeira Brastemp frost free. Era branca, simples, mas muito eficiente. Durou mais de 10 anos sem apresentar problemas graves. Depois de um tempo, comprei um fogão Electrolux por indicação de amigos. Confesso que me surpreendi com a modernidade e os detalhes do acabamento.
A partir daí, comecei a prestar mais atenção em detalhes que antes passavam despercebidos, como:
- Design
- Consumo de energia
- Facilidade de uso
- Assistência técnica
- Preço
Comparando as duas marcas nos eletrodomésticos que mais usei
1. Geladeira
Brastemp
A geladeira que tive era silenciosa e mantinha os alimentos sempre bem conservados. Mesmo depois de muitos anos, a vedação da porta continuava firme.
Electrolux
Quando comprei minha segunda geladeira, optei por uma Electrolux. O design era mais moderno, com painel digital e funções extras. Só que, em menos de 3 anos, precisei trocar a placa eletrônica.
Resumo pessoal: Brastemp foi mais durável. Electrolux foi mais moderna, mas menos resistente.
Aliás, vale dizer que a geladeira LG é boa, especialmente se você busca modelos com inverter e baixo consumo de energia.
2. Fogão
Electrolux
Tive um fogão de 5 bocas da Electrolux. O acendimento era automático, os botões eram firmes e o forno assava por igual. Porém, o vidro do forno lascou com pouco tempo de uso.
Brastemp
Usei por um tempo o fogão da minha mãe, que é Brastemp. É um modelo mais simples, mas muito resistente e fácil de limpar.
Resumo pessoal: Electrolux leva vantagem no visual e nas funções extras, mas Brastemp é mais robusta.
3. Máquina de lavar
Brastemp
Comprei uma Brastemp 11kg há uns anos. Foi a máquina que mais gostei até hoje: lavagem potente, silenciosa e nunca deu dor de cabeça.
Electrolux
Também testei uma Electrolux 13kg. Ela era mais tecnológica e tinha ciclo de lavagem para tênis, edredom e roupas delicadas. Mas, após dois anos, apresentou problemas no agitador.
Resumo pessoal: Brastemp se saiu melhor em eficiência e durabilidade. Electrolux se destaca pela variedade de funções.
Tabela comparativa: minha visão geral das duas marcas
| Critério | Brastemp | Electrolux |
|---|---|---|
| Durabilidade | Excelente | Boa |
| Design | Mais tradicional | Mais moderno |
| Tecnologia | Funcional | Inovadora |
| Preço | Um pouco mais alto | Um pouco mais acessível |
| Assistência técnica | Bem estruturada | Também eficiente |
| Facilidade de uso | Muito intuitiva | Pode exigir mais atenção |
Então… Electrolux é melhor que Brastemp?
Na minha experiência, não dá pra dizer que uma é sempre melhor que a outra. Tudo depende do que você valoriza mais:
- Quer resistência e durabilidade? Vai de Brastemp.
- Prefere design e funções modernas? Electrolux pode ser mais interessante.
Hoje, aqui em casa, tenho uma mistura dos dois mundos: minha geladeira é Electrolux, meu fogão é Brastemp, e a máquina de lavar voltou a ser Brastemp — porque ela me deu menos dor de cabeça ao longo do tempo.
- Quais são as 3 melhores marcas de geladeira?
- Qual a melhor geladeira inverse Brastemp ou Electrolux?
- A geladeira Consul é boa mesmo ou dá problema com o tempo?
- Qual a melhor geladeira inverter?
- A geladeira Electrolux é boa?
- Qual a marca de geladeira mais confiável?
- Geladeira com freezer embaixo é melhor que em cima?
- Qual geladeira Frost Free é melhor, Electrolux ou Brastemp?
- Qual geladeira é melhor, Consul ou Electrolux?
Conclusão: minha dica final
Se você está em dúvida entre Electrolux e Brastemp, faça uma lista do que é mais importante pra você: durabilidade, tecnologia, design, preço? Não se deixe levar apenas pela aparência ou pela moda do momento.
E claro: acompanhe avaliações, comentários de quem já comprou e veja se há assistência técnica perto da sua casa. Isso faz toda diferença no longo prazo.
Se alguém aqui do fórum já teve experiências diferentes, comenta aí também! Vai ser ótimo saber o que funcionou (ou não) pra vocês.