Areia de sílica para gato faz mal com uso prolongado?

Vi alguns comentários dizendo que a sílica pode causar problema respiratório em gatos. Alguém já teve algum caso ou problema com isso?

7 curtidas

Olha, eu usei areia de sílica por quase dois anos com minha gata, a Nina, e vou te dizer: foi uma mão na roda em vários aspectos, mas comecei a perceber umas coisinhas que me fizeram repensar.

A praticidade é indiscutível ela absorve bem o cheiro e dura bastante mas notei que a Nina espirrava muito mais do que antes, principalmente quando estava cavando na caixa.

Fiquei de olho e conversei com a veterinária, e ela me explicou que a poeira da sílica, embora mínima, pode irritar o trato respiratório de alguns gatos mais sensíveis.

Além disso, percebi que as patinhas dela estavam ficando meio ressecadas, como se a areia estivesse retirando um pouco da umidade natural.

Nada muito grave, mas quando troquei pra uma areia de argila natural, essas coisinhas sumiram. Então, pra mim, a sílica é boa por um tempo, mas a longo prazo talvez não seja o ideal pra todos os bichanos.

5 curtidas

Tenho dois gatos, o Bento e a Lola, e sempre usei areia de sílica porque achava mais econômica e mais fácil de limpar. No começo foi ótimo, especialmente com dois animais em casa.

Mas depois de uns meses comecei a perceber que o Bento evitava usar a caixa. Ele entrava, cheirava, e às vezes fazia as necessidades fora. Achei que era comportamento, mas a veterinária sugeriu que podia ser a areia.

Pesquisando, vi que a sílica pode ressecar as vias respiratórias e incomodar o olfato dos gatos, que é super apurado. Além disso, como ela não forma torrão, fica difícil perceber quando está realmente suja, e isso pode causar problemas urinários se o gato evitar usar a caixa.

Troquei por uma biodegradável e o comportamento dele mudou na hora. Então eu acho que com o tempo, sim, a sílica pode causar incômodos, principalmente se não for trocada com frequência.

5 curtidas

Eu nunca tive problema com a areia de sílica em relação à saúde do meu gato, o Tico, mas vou ser sincera: eu usava porque achava bonita e moderna, sabe?

Aqueles cristais transparentes davam uma sensação de limpeza. Só que com o passar do tempo, fui percebendo que isso era mais aparência do que realidade. Mesmo quando a areia ainda parecia “seca”, às vezes o cheiro de urina ficava impregnado no ambiente.

Além disso, comecei a prestar mais atenção nas patas do Tico. Vi que ele ficava lambendo muito as patas depois de sair da caixa. A veterinária disse que poderia ser uma reação à sílica, já que ela pode grudar microcristais nas almofadinhas.

Não era nada grave, mas achei melhor mudar. Hoje uso uma areia vegetal, que também controla bem o cheiro e é mais suave. Não digo que a sílica faz mal pra todos, mas acho que com o tempo, o uso contínuo pode gerar pequenas reações, sim.

5 curtidas

Na minha experiência, a areia de sílica começou super bem aqui em casa. O cheiro ficou bem controlado, a limpeza era prática, e como moro em apartamento, isso fazia muita diferença.

Mas com o passar dos meses, percebi que meu gato, o Fred, começou a ter uma tossezinha seca. A princípio, achei que era alguma alergia ou resfriado, mas o veterinário sugeriu observar se isso tinha relação com a areia.

Foi só quando viajei e, na casa da minha mãe, usei outro tipo de areia que a tosse dele sumiu completamente. Voltei pra sílica e a tosse reapareceu. Aí ficou claro: a poeira fina, quase imperceptível, estava prejudicando a respiração dele.

Depois disso, mudei de vez. Então, na minha opinião, o uso prolongado pode sim trazer efeitos colaterais, mesmo que sutis. Nem sempre é algo imediato, mas vai acumulando.

4 curtidas

Queria saber como escolher boa ração para os pets?

5 curtidas

Sempre fui super preocupada com a higiene da caixa de areia do meu gato, o Simba, e optei pela sílica justamente porque me prometeram menos cheiro e mais durabilidade.

De fato, no começo foi maravilhoso. Mas depois de um ano usando só esse tipo, o Simba teve uma infecção urinária. Coincidência ou não, a veterinária perguntou se ele estava evitando a caixa e estava.

Comecei a observar e notei que ele ficava incomodado depois de usar a areia, às vezes até dava uns pulinhos como se algo tivesse irritando as patinhas.

Troquei por uma areia de madeira e foi outra história. Então, acho que o uso prolongado da sílica pode acabar sendo prejudicial, sim, especialmente se o gato for mais sensível.

O ideal é sempre ficar atento ao comportamento deles, porque eles sentem antes da gente notar qualquer coisa.

4 curtidas

Pra mim, o problema da areia de sílica com uso prolongado não é nem só o gato é o humano também. Eu uso com o meu gato, o Max, e ele nunca demonstrou nenhum desconforto.

Mas eu comecei a ter crises de rinite muito mais frequentes depois que comecei a manipular essa areia diariamente. Mesmo a versão “sem poeira” solta partículas finíssimas que ficam no ar.

E se isso me incomoda, fico pensando que pro Max, que está com o focinho colado na areia toda vez que vai usar, deve ser ainda mais agressivo.

Ainda não tive coragem de trocar, porque confesso que a limpeza é bem mais fácil, mas estou seriamente considerando mudar.

Acho que a longo prazo, tanto pra gente quanto pros gatos, pode sim ser prejudicial e a gente acaba só percebendo quando o problema aparece.

7 curtidas

Pra mim, escolher ração boa virou quase um ritual. Tenho três gatos e cada um é um caso diferente. Um é mais guloso, o outro tem intestino sensível e o terceiro tem intolerância a frango.

Então o que eu faço é procurar rações com fórmula mais natural possível, com poucos ingredientes e de boa qualidade. Evito aquelas que têm muito cereal no topo da lista, porque sei que isso não faz bem pra eles.

Também já percebi que o barato sai caro. Quando tentei economizar com uma marca mais em conta, os três começaram a ter queda de pelo e o cheiro da caixa de areia ficou insuportável.

Voltei pra super premium e tudo se resolveu. É tipo a gente com comida: quanto melhor a qualidade, melhor o corpo responde.

5 curtidas

Eu comecei a prestar atenção mesmo na ração quando minha cachorrinha ficou com sobrepeso. Ela é uma poodle já idosinha e não brinca tanto como antes.

Levei no veterinário, e ele explicou que eu precisava de uma ração com menos calorias e mais fibras, pra ajudar na saciedade.

Aí descobri que existem rações específicas pra controle de peso e foi um divisor de águas. Hoje ela come uma ração light e ainda faço caminhadas leves com ela.

Melhorou tudo: disposição, respiração e até o humor dela. E percebi também que essas rações de linha veterinária costumam ter um controle mais rigoroso na fórmula. Valeu cada centavo.

4 curtidas

Tenho um bulldog francês que é super sensível a tudo: pele, intestino, até o humor muda se a comida não cai bem.

Por isso, quando fui escolher a ração, procurei uma que tivesse proteína de qualidade, sem glúten e com ácidos graxos bons, tipo ômega 3 e 6. Isso ajudou demais com a dermatite que ele vivia tendo.

Uma coisa que faço também é observar a textura das fezes. Pode parecer estranho, mas diz muito sobre como o corpo dele tá reagindo à ração.

Quando a ração não era adequada, era um festival de cocô mole, gases e coceira. Hoje, com uma ração mais adequada, ele tá com pelo brilhando e cheirando bem.

5 curtidas

Uma dica que eu sempre dou pra quem me pergunta é: não se prenda só à marca. Às vezes tem uma marca super conhecida, mas que usa ingredientes que não são tão bons assim.

Eu comecei a comprar ração depois de fazer curso de nutrição animal (por curiosidade mesmo), e isso abriu meus olhos.

Agora escolho com base no perfil nutricional, se a ração é balanceada, se tem vitaminas, minerais e se a proteína é realmente de origem animal e não só subproduto.

E gosto de variar de tempos em tempos, com muito cuidado na transição, pra não sobrecarregar o organismo dos meus pets. É tipo a gente variando a salada, sabe?

4 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

5 curtidas

A ração aqui de casa é quase escolhida como se fosse para mim. Eu levo a sério. Leio reviews de tutores reais, consulto grupos no Facebook, vejo o que os veterinários estão indicando e fico atenta a recalls ou escândalos de fabricação já vi marca famosa ser recolhida do mercado por problema na fórmula, acredita?

Também gosto de marcas que investem em pesquisa e mostram isso nos sites, sabe? Que têm controle de qualidade, testes nutricionais, e não jogam qualquer coisa no saco.

E se o pet gosta e tá saudável, pra mim é o maior sinal de que a escolha tá certa. Não tem erro.

5 curtidas