Quem tem um pet em casa sabe: brinquedo que dura é raridade. Já perdi a conta de quantas bolinhas, cordas e ossinhos destruídos encontrei espalhados pela casa minutos depois de entregá-los ao meu cachorro. Mas com o tempo e algumas experiências boas (e muitas frustrantes), consegui encontrar marcas que realmente entregam qualidade e fazem valer cada centavo. Se você está na mesma luta que eu, fica aqui comigo que vou te contar o que aprendi.
- Qual a melhor marca de shampoo para animais?
- Areia para gatos com melhor custo-benefício
- Como escolher uma boa cama para pets?
Por que a maioria dos brinquedos quebra tão fácil?
Antes de falar das marcas boas, vale entender por que tanto brinquedo pet quebra com facilidade. Já conversei com veterinários e vendedores de pet shops e a explicação é simples:
- Muitos brinquedos são feitos com materiais de baixa qualidade, como plásticos finos e tecidos frágeis.
- Algumas marcas não testam os brinquedos com cães de diferentes portes ou níveis de agressividade na mordida.
- E, claro, alguns cães são verdadeiros trituradores profissionais — meu pastor alemão que o diga.
Se o seu pet é destruidor, a escolha da marca e do material é essencial.
Quais marcas de brinquedos pet são mais resistentes?
Com base na minha experiência pessoal e conversas com outros tutores, aqui estão as marcas que mais se destacaram pela durabilidade e segurança:
1. Kong
Ah, a Kong… quem nunca ouviu falar dessa marca ainda vai se apaixonar. Foi uma das primeiras que comprei depois de muitas decepções.
Pontos fortes:
- Feita de borracha natural super resistente.
- Ideal para rechear com petiscos e manter o pet ocupado.
- Linha específica para cães com mordida forte (Kong Extreme).
Eu uso o Kong com meu cão de médio porte há mais de 1 ano — e continua intacto!
2. Nylabone
Essa marca é mais voltada para cães que gostam de roer. Descobri ela em um grupo de tutores e resolvi testar.
Vantagens:
- Brinquedos de nylon super resistente.
- Ajuda na higiene bucal.
- Tem versões para diferentes fases da vida do pet (filhote, adulto, sênior).
Só tive que trocar depois de meses de uso intenso.
3. Busy Buddy (PetSafe)
Outra ótima descoberta! Comprei o primeiro brinquedo da Busy Buddy quando precisei de algo que distraísse e desafiasse mentalmente meu pet.
Destaques:
- Estimula a mastigação saudável.
- Permite inserir petiscos, incentivando o uso prolongado.
- Borracha durável e estrutura reforçada.
4. West Paw
Mais difícil de encontrar no Brasil, mas vale cada esforço. É uma das mais recomendadas no exterior.
Motivos pra amar:
- Produção sustentável.
- Material próprio chamado Zogoflex — extremamente resistente.
- Pode ir na máquina de lavar e até no congelador.
Usei o modelo Zogoflex Tux e nunca vi um brinquedo durar tanto tempo com meu cachorro.
Comparativo entre as marcas
| Marca | Material Principal | Duração Média* | Indicado Para | Recheável | Preço Médio** |
|---|---|---|---|---|---|
| Kong | Borracha natural | 6 a 12 meses | Todos os portes | Sim | R$ 90,00 |
| Nylabone | Nylon | 4 a 8 meses | Cães que roem muito | Não | R$ 70,00 |
| Busy Buddy | Borracha e plástico | 6 meses | Estímulo mental | Sim | R$ 80,00 |
| West Paw | Zogoflex (borracha eco) | 8 a 14 meses | Cães ativos | Sim | R$ 110,00 |
*Depende da intensidade da mordida do cão
**Preços estimados com base em lojas online em 2025
- Qual a melhor marca de ração para gatos?
- Melhor tipo de areia para gatos: qual escolher?
- Casinha para gatos: fechada ou tipo toca, qual eles preferem?
- Caminha ortopédica para cães: realmente ajuda em dores articulares?
- Tapete higiênico descartável ou lavável: qual é mais prático?
Outras dicas que aprendi na marra
Além da marca, existem algumas regrinhas de ouro que eu sigo hoje pra não perder mais dinheiro com brinquedos destruídos em segundos:
- Sempre observe o porte e força do seu pet antes de comprar.
- Prefira brinquedos sem peças pequenas que possam se soltar.
- Evite brinquedos de pelúcia para cães muito destrutivos.
- Varie os brinquedos para evitar o tédio e prolongar a vida útil de cada um.
- Supervisione no início do uso, especialmente com brinquedos novos.
Sim, mil vezes sim! Pode até parecer caro à primeira vista, mas um brinquedo de boa marca que dura meses compensa muito mais do que comprar cinco brinquedos baratos que vão pro lixo no primeiro dia.
Hoje, eu só compro de marcas confiáveis, e meu cachorro está mais feliz (e eu também, por não gastar à toa). Se você está nessa mesma jornada, espero que essa matéria te ajude a fazer escolhas melhores e mais conscientes.