Como os jogos da Nintendo e PlayStation influenciam o desenvolvimento das crianças e adolescentes

Desde que me entendo por gente, videogame sempre esteve presente na minha vida. E hoje, como adulto — e tio de crianças curiosas e espertas —, percebo o quanto os jogos eletrônicos evoluíram e passaram de mero entretenimento para algo muito maior: uma ferramenta de aprendizado, desenvolvimento cognitivo, criatividade e até socialização.

[center]

[/center]

Sempre ouço aquela pergunta:
“Mas videogame faz bem ou mal para as crianças?”

E a minha resposta, baseada tanto em vivência quanto em estudos: depende de como, o que e por quanto tempo se joga.

[center]

[/center]

O impacto dos jogos no desenvolvimento infantil e adolescente

Na minha experiência (e observando sobrinhos e afilhados jogando), vejo como os jogos da Nintendo e PlayStation podem ser incrivelmente positivos se forem bem escolhidos. Eles impactam diferentes áreas do desenvolvimento:

Áreas Desenvolvidas Como os jogos ajudam?
Coordenação motora Jogos que exigem controle preciso (como Mario Kart ou Ratchet & Clank)
Raciocínio lógico Puzzles, resolução de problemas (ex: The Legend of Zelda, Portal)
Criatividade Mundos abertos, customizações e criações (como Super Mario Maker e Minecraft)
Aprendizado social Jogos cooperativos e online (como Minecraft, Splatoon e Sackboy: A Big Adventure)
Resiliência e foco Superar fases difíceis, persistir (olá, Donkey Kong!)

O segredo está em equilibrar tempo de jogo, qualidade dos títulos e conversar com as crianças sobre o que elas estão vivenciando ali.

[center]

[/center]

Por que Nintendo e PlayStation se destacam para esse público?

Nintendo: inovação com coração

A Nintendo é, sem dúvida, a queridinha das famílias. Os jogos são coloridos, amigáveis e quase sempre livres de violência gráfica. Além disso, as franquias incentivam o trabalho em equipe, o raciocínio e a persistência. Super Mario, Animal Crossing, Zelda, Pokémon… são nomes que carregam mais do que nostalgia — trazem valores e desafios bem estruturados para todas as idades.

PlayStation: histórias envolventes e experiências únicas

Já a PlayStation, embora seja conhecida por jogos mais adultos, também tem um excelente acervo para os pequenos e os jovens. Jogos como Astro’s Playroom, Sackboy e Ratchet & Clank são fantásticos para desenvolver coordenação, criatividade e cooperação. E ainda há opções educativas que estimulam o pensamento crítico e a empatia.

Meus jogos favoritos (e mais recomendados) para cada faixa etária

Aqui vai uma listinha baseada em experiências com meus sobrinhos e alunos (sim, dou oficinas de tecnologia para adolescentes!):

Crianças de 4 a 7 anos

• Nintendo Switch

• Super Mario Odyssey — aventura leve e divertida, com puzzles simples.
    • Yoshi’s Crafted World — fofo, calmo e ótimo para desenvolver lógica e coordenação.
    • Animal Crossing: New Horizons — ajuda com organização, criatividade e até noções básicas de economia!
  • PlayStation

• Astro’s Playroom — gratuito no PS5 e perfeito pra introduzir mecânicas de jogo.
    • Tearaway Unfolded — exploração e muita criatividade!

Crianças de 8 a 12 anos

• Nintendo

• The Legend of Zelda: Breath of the Wild — além de ser lindo, ensina estratégia, lógica e incentiva a curiosidade.
    • Super Mario Maker 2 — as crianças constroem suas próprias fases!
    • Luigi’s Mansion 3 — raciocínio, coragem e resolução de problemas.
  • PlayStation

• Sackboy: A Big Adventure — plataforma cooperativa, ideal para jogar com irmãos ou amigos.
    • Minecraft (versão PS) — educativo e viciante. Já vi crianças aprenderem sobre circuitos elétricos com o Redstone!

Adolescentes de 13 a 17 anos

• Nintendo

• Pokémon Scarlet/Violet — pensamento estratégico, leitura e até noções básicas de biologia (acredite!).
    • Splatoon 3 — multiplayer competitivo com foco em trabalho em equipe.
  • PlayStation

• Ratchet & Clank: Rift Apart — visual deslumbrante, história divertida e ação equilibrada.
    • Little Big Planet 3 — ótimo para estimular a criatividade com construção de fases.
    • Concrete Genie — lida com temas como bullying e autoestima, e ainda é visualmente incrível.

[center]

[/center]

E sobre o tempo de jogo? Equilíbrio é tudo!

Aqui em casa, a regra é clara: tempo de tela limitado e conteúdo de qualidade. Não adianta deixar a criança jogando 5 horas seguidas, mesmo que seja um jogo educativo.

Uma dica que sempre dou é:

• Até 6 anos: no máximo 1h por dia, com supervisão.
  • De 7 a 12 anos: 1h30 a 2h/dia, dependendo da rotina escolar.
  • A partir dos 13: pode chegar até 2h30, desde que não comprometa o sono, estudos e atividades físicas.

Videogames como aliados, não vilões

Sempre gosto de lembrar: o videogame não é o problema. O problema é o uso descontrolado e sem propósito.

Quando bem escolhidos, os jogos da Nintendo e da PlayStation podem sim ser ferramentas maravilhosas para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças e adolescentes. Aqui em casa e nas oficinas que ministro, já vi crianças tímidas ganharem confiança, jovens ansiosos aprenderem a respirar fundo pra passar uma fase, e irmãos briguentos se unirem numa campanha cooperativa.

Então, que tal aproveitar o melhor que o mundo dos games tem a oferecer?

7 curtidas

Gente, que post maravilhoso! Tenho dois filhos, um de 6 e outro de 9, e confesso que sempre fiquei em dúvida sobre quanto tempo deixá-los jogar. Agora fiquei mais tranquila sabendo que títulos como Animal Crossing e Super Mario Odyssey podem, sim, ajudar no desenvolvimento deles. Inclusive, meu mais velho aprendeu a organizar o próprio dinheirinho no jogo e passou a valorizar mais as economias reais. Nintendo, eu te venero!

5 curtidas

Eu sempre fui mais fã da PlayStation (sou da época do PS1 ), e confesso que fiquei surpreso com a menção de jogos como Sackboy e Astro’s Playroom como educativos. Meu filho tem 11 anos e nunca dei muita moral pra esses títulos. Alguém aqui já teve uma experiência positiva com esses jogos? Vale a pena investir?

5 curtidas

Vale MUITO! Aqui em casa o Sackboy virou jogo de família. Jogamos juntos, damos risada, e ainda ajuda na coordenação dos menores. O legal é que tem níveis que realmente exigem cooperação — ideal pra ensinar paciência e trabalho em equipe (coisa que nem sempre eles aprendem na escola, rs).

4 curtidas

Eu sou professora do fundamental II e uso jogos como Minecraft Education Edition e Super Mario Maker em oficinas com meus alunos. É impressionante como eles se envolvem e desenvolvem habilidades de resolução de problemas, lógica e até matemática.
A matéria está super completa — vou até salvar pra mandar no grupo das mães da escola!

5 curtidas

Sinceramente, eu tinha um certo preconceito com jogos na infância. Achava que deixavam as crianças preguiçosas.
Depois que meu filho começou a jogar Zelda: Breath of the Wild, vi ele se interessar por mapas, rotas e até ler melhor em inglês (porque o jogo é legendado).
Hoje vejo que o videogame, com supervisão e conteúdo certo, é um baita aliado. A gente só precisa acompanhar de perto.

5 curtidas

Alguém aqui já testou o Concrete Genie com adolescentes? Vi na matéria que ele aborda bullying e autoestima, e queria algo nessa pegada pro meu filho de 13 anos, que é bem introspectivo. Se tiverem outras sugestões nessa linha, aceito dicas também!

4 curtidas

@natanaelsouza Eu dei Concrete Genie de presente pro meu sobrinho de 14, que também é bem quieto, e ele simplesmente AMOU. O jogo é visualmente lindo, tem uma narrativa sensível e, de quebra, estimula a criatividade com o uso do controle de movimento. Outra dica legal é o Gris — que, apesar de ser mais curto, tem um impacto emocional bem forte e pode gerar conversas incríveis com os adolescentes.

5 curtidas

Vou anotar essas dicas! E sobre o Gris, realmente é emocionante. Eu chorei jogando, e olha que já passei dos 30 faz tempo, rs. Acho lindo como os jogos hoje conseguem nos tocar de forma tão profunda. Quando jogava Mario na infância, nunca imaginei que um dia videogame também seria arte e ferramenta de reflexão.

5 curtidas