Como posso me cuidar nesses dias mais quentes?

Oi, pessoal! :sweat_smile: Com a chegada dos dias mais quentes, cuidar da saúde e do bem-estar se torna ainda mais importante, né?

Eu sou daquelas pessoas que adoram o calor, mas também sei como ele pode nos deixar esgotados se não tomarmos alguns cuidados.

Hoje, vou compartilhar com vocês algumas dicas que eu mesma sigo para me manter refrescada, saudável e cheia de energia, mesmo quando as temperaturas estão lá em cima. Vamos lá?

Hidratação é essencial! :droplet:

Em dias quentes, a hidratação é a nossa melhor amiga. Sério, eu sempre carrego uma garrafinha de água comigo, seja para trabalhar, caminhar ou até mesmo ficar em casa.

Quando o calor aperta, nosso corpo perde muito líquido, e é fundamental repor essa água para evitar a desidratação.

• Dica: Tente beber pelo menos *2 litros de água por dia. Se você tem dificuldade em lembrar, coloque alarmes no celular ou use aplicativos que ajudam a monitorar a quantidade de água que você está bebendo.

Alternativas refrescantes :face_savoring_food::watermelon:

Se você é como eu e às vezes enjoa de tomar só água, pode variar com *água de coco, *sucos naturais e até mesmo chás gelados. Além de hidratar, eles trazem um gostinho extra.

Ah, e nada como frutas ricas em água, como melancia e melão, que também ajudam a manter o corpo fresquinho.

Roupas leves e frescas :dress::t_shirt:

Outra dica que eu não abro mão é o uso de roupas leves. Eu adoro tecidos como algodão e linho nesses dias mais quentes, pois deixam a pele respirar e evitam aquele desconforto do suor. Quanto mais fresquinha você se sentir, melhor vai ser o seu dia!

Tabela de tecidos recomendados para o calor:

Tecido Ventilação Conforto
Algodão Excelente Muito confortável
Linho Muito bom Leve e fresco
Seda Boa Elegante e confortável
Poliéster Ruim Pode reter calor

Cuidado com o sol :sun::lotion_bottle:

Aqui está uma dica que eu aprendi da maneira mais difícil: *nunca subestime o poder do protetor solar!

Um belo dia, achei que ficaria apenas alguns minutinhos no sol e acabei com uma queimadura horrível nos ombros. Desde então, o *protetor solar é meu aliado de todos os dias.

• Dica: Use um protetor com fator de proteção solar (FPS) de *pelo menos 30 e não esqueça de reaplicar a cada 2 horas, principalmente se estiver suando ou se molhando.

Além disso, chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV são excelentes para quem passa muito tempo ao ar livre. :closed_umbrella::sunglasses:

Outra mudança que faço no calor é optar por *refeições mais leves. Nada como uma boa *salada fresca ou uma refeição com ingredientes mais fáceis de digerir.

Evitar pratos muito pesados pode fazer com que você se sinta menos cansado e mais disposto durante o dia.

• Minha refeição favorita no calor: Eu adoro preparar uma salada colorida com folhas verdes, frutas e grãos, acompanhada de um suco natural. É saborosa e me deixa super leve!

Faça pausas e descanse :couch_and_lamp:

Por fim, lembre-se de escutar seu corpo. Em dias de muito calor, é normal se sentir mais cansado.

Quando isso acontece, eu tento fazer pequenas pausas ao longo do dia, fico em ambientes frescos e evito forçar demais o corpo.

• Dica: Se possível, tire alguns minutos para descansar em locais com ar-condicionado ou sombra. Seu corpo vai agradecer!

Alimentação leve e saudável :fork_and_knife_with_plate:

O calor pode ser um grande desafio, mas com alguns cuidados simples, conseguimos manter a saúde e o bem-estar em dia!

Beber bastante água, usar roupas leves, proteger a pele e se alimentar de forma adequada são atitudes que fazem toda a diferença. :herb:

Espero que essas dicas ajudem vocês a aproveitarem os dias mais quentes de forma mais tranquila e saudável!

11 curtidas

Amei as dicas! Eu também sou fã de água de coco nos dias quentes. Super refrescante e hidratante. :yum:

4 curtidas

Alguém tem mais sugestões de bebidas saudáveis para o verão?

5 curtidas

Eu gosto de fazer uma mistura de suco de limão com hortelã e gelo. Fica muito refrescante e é ótimo para dar energia!

6 curtidas

Eu sou a rainha do protetor solar! :sweat_smile: Uso todo santo dia. Qual fator vocês recomendam para quem tem pele muito clara?

5 curtidas

Eu também sou bem cuidadoso com isso. Para pele clara, o ideal é usar um protetor com FPS 50 ou até mais, principalmente se você passar muito tempo ao ar livre.

4 curtidas