Se você acabou de comprar um notebook, parabéns! Comprar um novo dispositivo é sempre uma experiência empolgante, mas também pode trazer algumas incertezas, não é mesmo?
Então, como saber se você fez uma boa escolha? Aqui, vou compartilhar algumas dicas práticas, baseadas em experiências que tive, para te ajudar a avaliar se o seu novo notebook é realmente top.
Desempenho: como ele lida com suas tarefas diárias?
O primeiro ponto que sempre observo em um notebook é o desempenho. Afinal, o objetivo é que ele rode bem as suas tarefas, seja para trabalho, estudos ou lazer.
Para testar isso, eu normalmente abro vários programas ao mesmo tempo: navegador com várias abas, um editor de texto, talvez um software de edição de imagem e um vídeo rodando no fundo. Se o notebook segura bem a onda, sem travar ou ficar lento, é um ótimo sinal!
Dica: Se você sente que ele fica “engasgando” em tarefas simples, isso pode ser um problema. Notebooks com pelo menos 8 GB de RAM e um processador Intel i5 ou superior, ou equivalentes da AMD, costumam dar conta de atividades cotidianas sem suar.
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
Tabela de comparação: processador e memória recomendados
| Tipo de Usuário | Processador Ideal | Memória RAM |
|---|---|---|
| Usuário Básico (navegação, editores de texto) | Intel i3 ou AMD Ryzen 3 | 4 GB - 8 GB |
| Usuário Intermediário (trabalho, edição leve) | Intel i5 ou AMD Ryzen 5 | 8 GB - 16 GB |
| Usuário Avançado (edição de vídeo, games, programação) | Intel i7 ou AMD Ryzen 7 | 16 GB - 32 GB |
A bateria está segurando a carga?
Eu uso muito o notebook longe da tomada, seja para escrever em um café ou ver séries no sofá.
Então, autonomia da bateria é algo que sempre observo. Uma boa dica para saber se a bateria do seu notebook está dentro do esperado é ver quantas horas ele aguenta longe do carregador.
Experiência pessoal: No meu caso, eu gosto de anotar quanto tempo consigo usar o notebook com uma única carga. Para mim, se ele durar entre 6 a 8 horas de uso moderado (navegação, vídeos, textos), considero um bom desempenho. Se a bateria dura menos de 4 horas, já começo a ficar de olho!
Dica extra: otimize o uso da bateria
Se você sente que a bateria não está durando tanto quanto deveria, tente *ajustar o brilho da tela, *desligar Wi-Fi ou Bluetooth quando não estiver usando e fechar programas que não são necessários no momento.
Qualidade da tela: ela te satisfaz?
A tela é outro ponto crucial. Sempre verifico se a resolução da tela é adequada para o que preciso. Se você, assim como eu, usa o notebook para trabalhar com textos ou assistir vídeos, uma tela Full HD (1920x1080) é o mínimo para garantir uma boa experiência visual.
Dica pessoal: Quando comprei meu último notebook, fiquei de olho no brilho e na fidelidade das cores. Se você trabalha com edição de imagens ou vídeos, por exemplo, a qualidade de reprodução das cores é essencial.
Teclado e touchpad: são confortáveis?
Um dos detalhes que muita gente esquece de avaliar é o conforto do teclado e do touchpad. Eu escrevo bastante, então, se o teclado for desconfortável ou o touchpad não responder bem, o uso diário vira um pesadelo.
Teste simples: Digite alguns parágrafos de texto e veja se sente alguma dificuldade. O toque é suave? As teclas são bem espaçadas? Para mim, esses pequenos detalhes fazem muita diferença no dia a dia.
Conectividade: ele tem as portas necessárias?
Outro ponto que sempre avalio é se o notebook tem portas suficientes para conectar todos os dispositivos que uso. USB-C, USB-A, HDMI, entrada para fone de ouvido… são várias opções!
Experiência pessoal: Recentemente, precisei de uma saída HDMI para conectar meu notebook a uma TV e me dei conta de que o modelo que comprei não tinha essa entrada. Foi um belo susto, mas aprendi a sempre verificar a conectividade antes de fechar a compra.
Lista de verificação: portas importantes
- USB-A (tradicional) para conectar pendrives ou acessórios.
- USB-C para transferência rápida de dados e carregamento.
- HDMI para conectar o notebook à TV ou projetores.
- Entrada para fones de ouvido para chamadas ou música.
O armazenamento é suficiente para você?
O armazenamento é outra peça-chave. Hoje em dia, ter um SSD é quase obrigatório, pois a diferença na velocidade do sistema é gritante.
Um SSD de 256 GB é suficiente para a maioria das pessoas, mas se você gosta de guardar muitos arquivos pesados (como vídeos), considere algo com mais espaço.
Dica de ouro: Se o seu notebook veio com um HDD, vale a pena considerar trocar por um SSD ou, ao menos, usá-lo como armazenamento externo.
Conclusão: o notebook vale a pena?
Se depois de avaliar todos esses pontos, você percebe que o notebook atende bem às suas necessidades, então, *sim, você fez uma ótima compra!
Lembre-se de que a escolha de um notebook ideal varia de acordo com o uso que você faz. Para mim, um bom notebook é aquele que consegue equilibrar **desempenho, *portabilidade e conforto no uso diário.
E você? Já testou todos esses pontos no seu novo notebook? Se precisar de mais dicas ou tiver alguma dúvida, deixe um comentário! ![]()