Comprar um fogão 4 bocas pode parecer simples, mas se você já passou pela dúvida na hora de escolher a marca, sabe que a tarefa exige atenção. Eu mesma já troquei de fogão duas vezes em menos de cinco anos por não ter pesquisado direito. Agora, com mais experiência (e algumas panelas queimadas no caminho), resolvi compartilhar aqui o que aprendi sobre as marcas que entregam mais desempenho nesse eletrodoméstico tão essencial.
O que é um bom desempenho em fogão 4 bocas?
Antes de falarmos de marcas, precisamos entender o que define um bom desempenho. Para mim, os seguintes pontos são essenciais:
- Potência das bocas (especialmente do queimador rápido)
- Distribuição uniforme do calor
- Facilidade de limpeza
- Acendimento automático eficiente
- Durabilidade dos botões e grades
- Forno com bom isolamento e controle de temperatura
Se o seu fogão entrega bem nessas áreas, pode ter certeza de que ele é um bom aliado na cozinha.
Marcas que testei ou pesquisei a fundo
Montei uma tabela comparando as principais marcas que encontrei no mercado e algumas que já usei na prática. Dá uma olhada:
| Marca | Pontos Fortes | Pontos Fracos | Nota Pessoal (0 a 10) |
|---|---|---|---|
| Brastemp | Design moderno, boa distribuição de calor | Preço um pouco elevado | 9,0 |
| Consul | Ótimo custo-benefício, forno aquece rápido | Grades um pouco frágeis | 8,5 |
| Electrolux | Muito confiável, fácil de limpar | Acendimento automático às vezes falha | 8,0 |
| Dako | Preço acessível, ideal para uso básico | Forno não aquece tão uniformemente | 7,5 |
| Atlas | Compacto e funcional para espaços pequenos | Design simples e menos robusto | 7,0 |
| Esmaltec | Fogão resistente, ótimo para quem cozinha muito | Design mais tradicional, pouco moderno | 8,0 |
Minha experiência com cada um deles
Brastemp: Foi meu atual. O acendimento é super rápido, as bocas são potentes e o forno assa muito bem, até bolo fica uniforme! Achei caro no começo, mas valeu o investimento.
Consul: Usei na casa da minha mãe por um tempo. Super funcional, especialmente o forno que é excelente. Só troquei porque as grades laterais eram mais frágeis e começaram a entortar.
Electrolux: Tive um durante dois anos. É um fogão lindo e eficiente, mas às vezes o acendimento demorava um pouco, o que me incomodava.
Dako e Atlas: Testei na casa de amigos e parentes. São boas opções pra quem quer algo simples e funcional, mas não recomendo pra quem cozinha todos os dias refeições mais elaboradas.
- Qual a melhor marca de fogão a gás: GE ou Frigidaire?
- Quais as melhores opções de cooktop 5 bocas?
- Qual a melhor marca de fogão a lenha?
- Fogão a lenha Gênova é bom?
- Qual a melhor marca de fogão do momento?
- Qual a melhor marca de fogão: Atlas ou Dako?
- Qual marca é melhor, Itatiaia ou Atlas?
Dicas práticas para escolher o seu
Se você está na dúvida sobre qual levar, anota aí minhas dicas:
- Veja se a boca rápida tem boa potência – ideal para ferver água ou cozinhar alimentos mais densos.
- Teste o acendimento automático na loja (se possível) – já vi fogões novos com acendimento falhando.
- Escolha grades individuais e firmes – facilita muito a limpeza e evita panelas bambas.
- Verifique se o forno tem visor com iluminação e termostato – ajuda muito no preparo de bolos e assados.
- Considere o espaço da sua cozinha – modelos com tampo de vidro são lindos, mas às vezes maiores do que os tradicionais.
Para mim, Brastemp leva o título de melhor desempenho. Mas se o seu foco for custo-benefício, Consul é excelente. E se o orçamento for bem apertado, dá para se virar com um Dako ou Atlas, sabendo das limitações.
Lembre-se: o melhor fogão não é o mais caro, mas sim aquele que atende ao seu dia a dia com eficiência, segurança e facilidade de uso.