Fogão a lenha Gênova é bom?

Quero saber se o fogão a lenha Gênova é bom?

7 curtidas

Sempre tive vontade de ter um fogão a lenha em casa, e depois de muita pesquisa, escolhi o Gênova. O acabamento é bonito e resistente, e a chapa esquenta rápido.

O forno também assa super bem, já fiz pão caseiro e ficou perfeito! Mas uma coisa que percebi é que a instalação precisa ser bem planejada.

Se a chaminé não for bem feita, a fumaça pode voltar. No meu caso, tive que reajustar algumas vezes até encontrar a melhor posição.

Fora isso, estou completamente satisfeito, dá um charme rústico à cozinha e realmente cozinha com aquele sabor especial que só a lenha proporciona.

5 curtidas

Desde pequena, sempre admirei a comida feita no fogão a lenha da minha avó. Quando comprei o Gênova, foi como trazer um pedaço daquela nostalgia para minha casa.

Uso principalmente nos finais de semana para cozinhar com calma e aproveitar o processo. Aquece bem rápido e distribui o calor de forma uniforme.

Já assei carne no forno e ficou sensacional! A única coisa que acho que poderia melhorar é a gaveta de cinzas, que poderia ser um pouco mais espaçosa para facilitar a limpeza. Mas no geral, é um fogão excelente e que realmente faz a diferença no sabor dos alimentos.

5 curtidas

Se você nunca usou um fogão a lenha antes, pode levar um tempo para se acostumar com o ritmo dele.

O Gênova é muito bom, a chapa é resistente e o forno tem um bom tamanho. Mas diferente de um fogão a gás, não dá para simplesmente ligar e cozinhar na hora.

É preciso paciência para acender, controlar a lenha e manter a temperatura certa. No início tive dificuldades, mas depois de algumas semanas pegando o jeito, agora cozinho de tudo nele. O sabor da comida realmente compensa qualquer esforço extra.

4 curtidas

Moro em uma região fria, e um dos motivos de ter comprado o Gênova foi porque ele também ajuda a aquecer a cozinha no inverno.

Acredite, faz muita diferença! Além disso, como tenho bastante lenha disponível, acabo economizando no gás.

Ele mantém o calor por muito tempo, então mesmo depois de apagar o fogo, a chapa ainda está quente e dá para cozinhar mais um pouco.

É um investimento que vale muito a pena, principalmente para quem gosta de um estilo de vida mais tradicional e sustentável é a melhor marca de fogão a lenha!

7 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Gente que dicas vocês podem dar pra cuidar bem do fogão de lenha?

4 curtidas

Eu sempre cuidei do meu fogão a lenha com muita atenção, porque sei que a durabilidade dele depende disso.

Todo dia, depois de usar, eu retiro o excesso de cinzas, mas sem tirar tudo, porque uma camada fina ajuda a proteger o fundo.

Também procuro usar lenha bem seca, porque a úmida faz muita fumaça e pode entupir a chaminé. Além disso, limpo a chapa com óleo para evitar ferrugem. Pequenos cuidados fazem toda a diferença!

5 curtidas

No começo, eu não sabia que a chaminé precisava de manutenção regular, até que começou a sair mais fumaça dentro de casa do que para fora. Aprendi que é essencial limpá-la pelo menos uma vez por mês, removendo a fuligem acumulada. Uma dica que me deram e que funciona bem é queimar cascas secas de batata de vez em quando isso ajuda a soltar o excesso de fuligem e facilita a limpeza depois. Desde que comecei a fazer isso, meu fogão funciona muito melhor!

4 curtidas

A chapa do meu fogão começou a enferrujar com o tempo, e minha avó me ensinou um truque infalível: esquentar um pouco a chapa e passar um pano com óleo de cozinha.

Isso cria uma camada protetora e impede a ferrugem. Faço isso toda semana e, quando aparece alguma sujeira grudada, uso uma palha de aço bem de leve para não arranhar o ferro.

Hoje, minha chapa está sempre lisinha e pronta para cozinhar!

5 curtidas

Aqui em casa, usamos muito o forno do fogão a lenha para assar pães e bolos, então cuido bem dele para manter o calor uniforme.

Sempre removo as cinzas acumuladas na parte de baixo e uso um tijolo refratário dentro para ajudar a manter a temperatura estável.

Além disso, evito bater a porta com força, porque o alinhamento dela é essencial para o forno funcionar bem. Com esses cuidados, consigo assar qualquer coisa sem medo!

5 curtidas