Vou imprimir bastante em casa e tô em dúvida entre comprar uma impressora com tanque de tinta ou com cartucho. Qual compensa mais?
Olha, eu era do time que só comprava impressora a cartucho porque achava mais simples, mais barata na hora da compra e fácil de achar cartucho em qualquer canto. Mas com o tempo, fui percebendo o prejuízo que isso dava.
Eu trabalho com apostilas e preciso imprimir muito em casa. Cheguei num ponto em que todo mês tinha que comprar cartucho novo. E não era barato!
Fiz as contas e, pasme: em um ano, eu gastava praticamente o valor de duas impressoras novas só com cartuchos.
Foi aí que resolvi investir numa tanque de tinta. A diferença é gritante. Os frascos de tinta rendem MUITO mais, e mesmo sendo um pouco mais cara no início, o custo por página é muito mais baixo.
Já tô no segundo ano com a minha Epson tanque de tinta e só agora precisei repor tinta pela primeira vez. No meu caso, tanque de tinta é muito mais barato a longo prazo, sem dúvida.
Minha experiência foi meio agridoce. Comecei com uma impressora a cartucho, super baratinha, paguei menos de 300 reais. Parecia um bom negócio.
Mas os cartuchos duravam pouco, secavam rápido se eu ficasse um tempo sem imprimir, e cada troca custava caro. Quando vi, em seis meses já tinha gasto mais de 500 reais só com cartucho.
Aí resolvi testar uma tanque de tinta, mesmo com medo porque o investimento inicial era quase o triplo. Mas que diferença! Os frascos duram tanto que eu até esqueço de comprar tinta.
O único ponto negativo é que ela exige um certo cuidado: tem que usar com certa frequência, senão a tinta pode entupir. Mas no geral, sai muito mais em conta a longo prazo. Se você imprime bastante, nem pense duas vezes.
Eu uso impressora mais esporadicamente, tipo pra imprimir boleto, receita, documento do cartório… coisa simples. Nesse ritmo, a de cartucho ainda me serve bem, porque eu compro uma vez e fico meses sem precisar repor.
No meu caso, tanque de tinta sairia mais caro no curto e até no médio prazo, porque o investimento inicial não compensa pra pouca demanda.
Agora, se eu imprimisse muita coisa, como estudo ou trabalho com papelada, aí sim acho que valeria mais a pena ter uma tanque de tinta.
Tudo depende da frequência, sabe? Não existe resposta universal. É preciso avaliar o perfil de uso.
Gente quais as melhores marcas de impressora?
Fui fazer um curso de design e, logo nas primeiras aulas, vi que teria que imprimir MUITA coisa colorida. Comprei uma impressora tanque de tinta da Canon por recomendação de um amigo, e foi uma das melhores decisões.
Eu já estava traumatizado com cartucho vivia recarregando e perdendo qualidade de impressão, ou comprando cartucho novo e gastando uma fortuna.
A diferença de custo é visível, principalmente em impressão colorida. Já se passaram 9 meses e os frascos de tinta ainda estão rendendo.
Fiz uma planilha pra comparar e, só em tinta, economizei quase 400 reais comparado ao que gastaria com cartuchos. Quem imprime bastante, principalmente colorido, tanque de tinta é o caminho mais barato no longo prazo.
Olha, eu já tive impressora de várias marcas: HP, Canon, Samsung… mas a Epson foi a que mais me surpreendeu, especialmente a linha Ecotank. Comprei uma L3250 ano passado porque estava cansado de gastar rios de dinheiro com cartucho, e essa coisa de tanque de tinta é uma revolução!
A economia é real. Eu imprimo bastante coisa em casa trabalho remoto, impressões da faculdade, até documentos da minha mãe e o tanque dura muito.
Eu enchi os reservatórios no começo do ano e ainda nem precisei repor. A qualidade de impressão também é ótima, tanto em preto e branco quanto em cores.
Não é uma impressora super rápida, mas é constante e não dá dor de cabeça. Sinceramente, nunca mais volto pra cartucho tradicional.
Eu sei que muita gente reclama da HP, especialmente por conta dos cartuchos e da questão do reconhecimento do chip, mas eu gosto da marca pela confiabilidade e pela facilidade de uso. Tenho uma HP DeskJet há uns 3 anos, comprei numa promoção, e ela nunca me deixou na mão.
O aplicativo da HP é bem intuitivo, consigo mandar documentos direto do celular e escanear coisas pra PDF rapidinho.
Eu uso a impressora mais pra imprimir contratos e documentos pro meu pequeno negócio, então a qualidade da impressão é algo que pesa.
E nesse ponto, a HP me atende muito bem. Só acho que eles poderiam facilitar mais na hora de recarregar os cartuchos aí sim seria perfeita. Mas no geral, recomendo sim.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
Sempre tive aquela impressão (sem trocadilho ) de que impressoras Canon eram mais voltadas pra foto, mas acabei comprando uma Pixma G3111 por indicação de um amigo, e foi uma excelente surpresa.
A qualidade das imagens impressas é sensacional. Imprimi algumas fotos em papel fotográfico e o resultado foi praticamente profissional.
Ela também é tanque de tinta, então estou economizando bastante. A instalação foi um pouco mais complicada do que eu gostaria, confesso, mas depois que tudo ficou pronto, funciona perfeitamente.
Pra quem imprime imagens e precisa de cores fiéis, acho que a Canon entrega mais que Epson nesse ponto. Recomendo pra quem é mais exigente com cores.