Antigamente a Santista era top, mas ouvi dizer que caiu bastante. Alguém que comprou recentemente pode dizer como tá?
Eu comprei dois jogos de cama da Santista recentemente — um da linha Total Mix Clean e outro da Royal, então acho que posso te dar um panorama bem atualizado.
Qualidade do tecido
Os produtos continuam sendo 100% algodão, mas o tecido ficou mais leve e fino que os de antigamente. O toque ainda é agradável, especialmente nas versões com 180 ou 200 fios. Já os modelos com 150 fios, sinceramente, são bem simples e lembram jogos populares vendidos em supermercados.
O acabamento das costuras continua bom, e o elástico do lençol ajusta bem, mesmo depois de várias lavagens.
Lavagem e durabilidade
Lavei os dois jogos mais de 10 vezes em máquina e não notei desbotamento. O segredo é usar sabão neutro e evitar amaciante, que com o tempo pode deixar o tecido rígido. A Santista indica secar à sombra, o que realmente ajuda a manter a cor viva.
Estampas e design
As estampas continuam lindas e bem variadas. A marca aposta em tons neutros e florais discretos, o que deixa o quarto com cara de “cama de hotel”.
Resumo: se você comprar as linhas intermediárias (Royal, Prata, Total Mix Clean), vai ter um bom custo-benefício. Agora, se pegar os modelos muito básicos, pode achar que a qualidade caiu.
Eu tinha um jogo da Santista que durou quase oito anos — sério! — e quando ele finalmente começou a desbotar, fui atrás de outro igual. Confesso que senti diferença, sim. O tecido é mais fino e menos encorpado, mas a sensação de conforto ainda é a mesma.
O que me faz continuar comprando é a estética e a consistência da marca. Tenho alergia e nunca tive problema com o algodão da Santista, o que pra mim pesa mais do que a espessura do tecido.
Ah, e uma dica: sempre olho as parcerias com lojas como Americanas e Magazine Luiza, porque lá os preços costumam cair pela metade em promoções.
Como escolher o jogo de cama da Santista ideal
A Santista hoje tem diversas linhas, e a diferença de qualidade entre elas é bem perceptível.
Pra não errar, segue um comparativo que pode ajudar:
| Linha | Fios | Tecido | Indicação | Preço médio |
|---|---|---|---|---|
| Royal | 180 | 100% algodão | Uso diário com conforto | R$ 150–250 |
| Total Mix Clean | 150 | Algodão misto | Uso prático, secagem rápida | R$ 100–150 |
| Prata | 200 | Algodão percal | Toque mais macio e fresco | R$ 200–300 |
| Unique | 300 | Percal premium | Quem busca luxo e durabilidade | R$ 300+ |
Dica bônus: os jogos “Santista Unique” e “Toque de Seda” são os que mais se aproximam da qualidade antiga da marca.
Eu também achava que a Santista tinha “piorado”, mas acho que é mais questão de expectativa. Antigamente tudo era mais durável porque os tecidos eram mais grossos — hoje, o foco é conforto e leveza.
O jogo que comprei é ótimo pro calor (sou do Nordeste), porque é fresco, fácil de lavar e seca rápido.
Se você quer aquele tecido encorpado de antigamente, talvez prefira marcas tipo Buddemeyer ou Altenburg. Mas pro dia a dia, Santista ainda dá um banho em muitas outras.
Eu sou meio obcecada por roupa de cama (rs) e já testei Santista, Karsten e Artex.
No geral, a Santista continua com um ótimo custo-benefício — especialmente as linhas Royal e Prata.
Pontos positivos:
-
Toque macio, mesmo nos modelos 180 fios
-
Boa fixação de elástico
-
Estampas modernas
-
Não desbota fácil
Pontos a melhorar:
-
Tecido mais fino
-
Não tem mais aquele brilho e peso dos antigos
Pra quem quiser ver comparativos, deixo esse vídeo super útil:
Comprei o Santista Royal e fiquei muito satisfeita. Ele é macio, não esquenta e o toque é bem suave, ideal pra quem busca um visual limpo.
O tecido não é luxuoso como o de antigamente, mas o acabamento é caprichado e o caimento na cama é bonito.
Eu costumo misturar fronhas de outras marcas pra compor e fica lindo. Acho que o segredo é não esperar luxo, mas conforto e praticidade.
Pessoal, obrigado pelas respostas de vocês! ![]()
Acabei comprando o jogo Santista Royal 180 fios depois de ler os comentários e realmente: é mais leve que os antigos, mas super confortável e o elástico é ótimo.
Aproveitando, encontrei outros fóruns que também me ajudaram: