Nos dias frios, fico preocupado com meu cachorro no quintal. Essas casinhas térmicas funcionam mesmo ou são só isoladas com espuma?
Eu também fico super preocupado com meu cachorro nos dias frios, principalmente porque ele dorme no quintal.
No ano passado comprei uma daquelas casinhas térmicas, confesso que fui bem cético no começo, achei que era só espuma e marketing. Mas olha… me surpreendi!
A casinha tem um isolamento com uma camada mais grossa, tipo EPS (parece isopor, mas mais resistente), e isso ajuda muito a manter o calor lá dentro.
Eu coloquei uma cobertinha e um tapetinho térmico também, e quando vou olhar de manhã, ele tá bem quentinho e não quer nem sair.
Vale a pena investir, principalmente se o seu cachorro já é mais velhinho ou sente muito frio. Só precisa ficar de olho se a casinha tá numa área protegida da chuva e do vento, aí funciona melhor ainda.
Olha, eu passei por isso no inverno retrasado. Meu cachorro, o Bolota, tremeu tanto uma noite que eu quase coloquei ele dentro de casa.
No outro dia fui procurar essas casinhas térmicas e encontrei algumas bem caras e outras mais simples. Optei por uma de valor intermediário, com isolamento térmico nas paredes e base elevada.
Ela tem sim uma espuma interna, mas o diferencial é que o material externo não deixa a umidade entrar e o calor se conserva muito bem ali dentro.
Claro que não é um milagre se estiver 5°C lá fora, não vai estar 25°C dentro da casinha mas segura o suficiente pra ele dormir confortável e sem tremer. Então posso dizer por experiência: não é só espuma, tem tecnologia aí, e dependendo da marca, faz diferença real.
Sou bem cuidadoso com meus bichinhos e, sinceramente, casinha térmica foi uma das melhores decisões que tomei pro inverno.
Aqui em casa o vento bate forte e a temperatura despenca à noite, e eu sempre ficava com o coração apertado pensando na minha cadela, a Luma.
As casinhas térmicas que testei têm mais do que espuma: algumas têm camadas de isolamento parecidas com o que se usa em barraca de acampamento, tipo aluminizado ou manta térmica.
Isso reflete o calor do corpo dela de volta, ajudando a manter o interior da casinha mais aquecido. É importante também usar um cobertor dentro, se o cão não for de destruir tudo. A Luma, por exemplo, adora. Não deixo mais ela desprotegida no frio, e agora durmo tranquilo.
Gente como escolher shampoo para os pets?
Eu trabalho com construção civil e entendo um pouco de isolamento térmico, então quando comecei a pesquisar essas casinhas pro meu cachorro, já fui com um olhar mais técnico. Vi que tem muita opção “meia-boca” por aí, mas também tem casinhas muito boas, com materiais de qualidade.
As melhores que encontrei tinham paredes duplas com ar entre elas, tipo sanduíche, o que ajuda muito na manutenção da temperatura.
A espuma é só uma parte, mas o design como um todo é o que faz funcionar: se tiver uma boa vedação, base elevada do chão e entrada não muito aberta, a casinha vira quase um abrigo de verdade.
Eu testei colocando minha mão dentro de manhã cedo e dava pra sentir que lá dentro estava menos gelado que o ambiente externo. Vale o investimento, com certeza.
Sempre tive receio dessas casinhas “térmicas” porque achava que era só propaganda e espuma barata. Mas no último inverno resolvi dar uma chance, porque meu cachorro idoso começou a sentir muito o frio e eu me senti culpado.
Comprei uma casinha de uma marca bem avaliada e, pra minha surpresa, o resultado foi ótimo. O interior dela realmente mantém uma temperatura mais amena.
Claro, não substitui um aquecedor ou ficar dentro de casa, mas dá um alívio muito grande. O que ajudou também foi eu posicionar a casinha encostada numa parede da casa, longe do vento direto.
E coloco um cobertor grosso por cima nos dias mais frios. Então sim, algumas funcionam, mas tem que escolher bem e usar com inteligência.
Aqui onde eu moro faz um friozinho pesado à noite, e eu também ficava angustiado com meu cachorro no quintal.
No início improvisei cobertor, lona, tudo… mas ele sempre ficava encolhido. Aí comprei uma casinha térmica, daquelas que dizem ter isolamento mesmo.
Acho que a espuma ajuda, mas o conjunto da casinha é o que garante mesmo posição, material externo, altura do chão, etc.
Quando eu fui escolher o shampoo pro meu cachorro pela primeira vez, fiquei super perdida. Aí uma veterinária me deu uma dica que levo até hoje: olha primeiro o tipo de pele e pelo do seu pet.
O meu tem a pele sensível e o pelo curto, então não posso usar qualquer um. Testei um genérico e ele ficou todo coçando.
Depois disso, só uso os hipoalergênicos e sem perfume forte. Prefiro os que têm aveia ou aloe vera, que são bem suaves.
Ah, e evito shampoo de gente, porque o pH da pele é totalmente diferente. Hoje em dia eu até dou uma lida no rótulo com mais atenção, tipo composição, e fico de olho se tem autorização do MAPA.
Tenho dois gatos e foi difícil encontrar um shampoo que funcionasse pros dois. O maior problema era o cheiro forte eles odiavam.
Comecei a buscar por produtos específicos pra felinos (porque tem muita coisa que serve pra cães, mas não pra gatos) e descobri um shampoo seco maravilhoso que facilitou demais.
Como eles se estressam muito com banho tradicional, o shampoo a seco virou meu melhor amigo. Também aprendi a fugir de parabenos e corantes artificiais. Gasto um pouco mais, mas compensa porque eles não ficam estressados e o pelo fica ótimo.
Eu fui na empolgação e comprei um shampoo ‘premium’ só porque estava na promoção. Resultado: meu shih-tzu ficou com casquinhas e uma coceira que me deixou preocupada. Depois disso, fui atrás de entender melhor.
Conversei com o veterinário e ele me explicou que, como o meu cachorro tem pelo longo e pele oleosa, o ideal era um shampoo que limpasse bem, mas que não fosse agressivo.
Hoje eu uso um específico pra raça dele, que tem ingredientes hidratantes e não irrita. Também comecei a evitar os com perfume artificial os naturais, tipo lavanda ou camomila, funcionam muito melhor.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Depois de um episódio bem chato em que minha cadela teve uma reação alérgica ao shampoo, decidi ser mais criteriosa.
A primeira coisa que faço agora é verificar se o produto é aprovado por órgãos reguladores parece bobo, mas tem muita marca por aí sem certificação.
Outra coisa: ingredientes. Se tiver muito nome esquisito e álcool, eu já descarto. Dou preferência pra fórmulas mais naturais e, se puder, com ação hidratante.
Minha cachorra tem pelo mais ressecado, então isso ajuda bastante. E olha, shampoo de cachorro com cheiro suave é uma bênção. Nada daquele perfume que gruda por dias e incomoda o bicho.
Eu uso shampoo diferente pros meus dois cachorros porque eles têm peles completamente diferentes.
Um tem dermatite e precisa de um shampoo terapêutico, que eu só compro com recomendação veterinária.
O outro é mais tranquilo, então uso um shampoo neutro, com pH balanceado e sem corantes. Descobri também que o modo de aplicar faz diferença: diluir um pouco do shampoo na água antes de passar facilita a distribuição e evita acúmulo que possa irritar.
E sim, aprendi na marra depois de usar produto demais e o coitado ficar todo incomodado. Agora tenho um caderninho onde anoto as marcas que funcionam parece exagero, mas ajuda muito.